"Quem tem algo a dizer ou a partilhar no Facebook, e quer garantir que isso não passa despercebido, tem solução à vista. A maior rede social do mundo vai oferecer um novo serviço que consiste em promover itens partilhados por utilizadores nos murais dos amigos. O serviço custa sete dólares (cerca de cinco euros) e encontra-se em fase de testes para um universo reduzido.
O Facebook procura dinheiro porque a descida na cotação das acções na bolsa não permite veleidades. É esta a solução, por agora, para transformar a interacção social em verbas. A ideia é cobrar a quem precisa de garantir que o que tem a dizer ou a mostrar não se perde no fluxo imparável das coisas que vão parar às "timelines" desta rede social.
Um dos responsáveis da empresa, Abhishek Doshi, publicou um texto nesta quarta-feira em que explica o funcionamento deste serviço, que se destina a todos os utilizadores individuais que tenham no máximo 5000 amigos e/ou subscritores.
O serviço de promoção de "posts" "começou a ser testado na Nova Zelândia em Maio e foi sendo alargado, gradualmente, a mais pessoas em 20 países", disse. "Agora esá disponível para os utilizadores dos Estados Unidos", explica Doshi. Mas não para todos os 166 milhões de utilizadores norte-americanos.
De acordo com a CNN, a empresa não revela quantas pessoas estarão abrangidas pelo serviço, limitando-se a dizer que é um "número limitado" de utilizadores.
"Quando se promove um 'post' – seja uma fotografia do casamento, um produto que se quer vender ou uma informação –, esse item partilhado fica destacado no topo do mural dos amigos de quem promove esse artigo". No fundo, não é muito diferente do serviço já disponível para marcas e empresas que pretendem promover produtos e serviços, só que, para os utilizadores individuais, os "posts" promocionados surgem no próprio mural dos amigos e não nas zonas laterais, menos visíveis."
Sílvia Martins nº26365
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