Foi no passado dia 2 de Outubro que a maior empresa de consultoria de
marcas em todo o mundo publicou o seu relatório anual (Best Global
Brands) relativamente às 100 marcas mais valiosas, nos mais diversos
sectores. A Coca-Cola, Apple e IBM lideram o 13º relatório anual de
melhores marcas à escala mundial, o Facebook entrou finalmente na lista
e em termos de marca, a Google que apresentou um aumento de 26%,
ultrapassou pela primeira vez na história a rival Microsoft.
No
desenvolvimento do relatório anual, a Interbrand avalia os três
seguintes aspectos que são fundamentais para calcular o valor da marca:
- O desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca.
- O papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha do consumidor.
- O poder que a marca possui para comandar um preço premium, ou garantir os lucros da companhia.
O relatório divulga dados interessantes que refletem o esforço, estratégias e poder levado a cabo pelas principais empresas do mundo.
Novas entradas em 2012
Este ano foram 5 as novas entradas no relatório da Interbrand: Pampers, Facebook, Prada, Kia, Ralph Lauren, MasterCard. O Facebook, que ocupa a posição 69, cresceu como marca e tornou-se uma marca de referência a nível mundial, depois da Oferta Pública Inicial (IPO) na Bolsa de Nova Iorque. Segundo o relatório, o Facebook tem apostado forte em mercados e em desenvolvimento, e esse parece ser o segredo para o sucesso.
MARCAS DE MAIOR CRESCIMENTO EM 2012: Apple, Amazon, Samsung, Nissan, Oracle
No que se refere a marcas de maior crescimento em 2012, destaca-se da área tecnológica, a Apple, Amazon e Samsung.
A Apple (posição #2) , sem surpresas, lidera o ranking das marcas de maior crescimento em 2012, com um crescimento de +129%, devido ao sucesso dos seus iDevices. Apesar do falecimento de Steve Jobs, há um ano, a ligação emocional dos consumidores com a marca Apple permanece forte, tendo-se confirmado recentemente com o lançamento do iPhone 5. Mesmo enfrentando uma concorrência crescente e muito forte dos rivais Google e Samsung, a Apple continua a demonstrar o compromisso de proteger a sua propriedade intelectual. De referir que Apple tornou público, em Julho deste ano, um relatório onde apresentava um rendimento trimestral de US$ 35 bilhões e um lucro líquido trimestral de US$ 8.8 biliões. A Apple ocupava em 2011 a oitava posição a nível geral, tendo em 2012 subido para a segunda posição.
A Amazon (posição #20) introduziu o Kindle Touch e o Kindle Fire em 175 países, estendendo o uso do Kindle além das origens do leitor eletrônico e tornando-se um sério rival do iPad. O Kindle Fire ocupa atualmente a segunda maior participação de mercado de tablets do mundo. A Amazon cresceu cerca de 46% desde 2011.
A Samsung (posição #9) tornou-se a líder global de venda de smartphones à frente da gigantes Apple e Nokia. A Samsung gerou um buzz online ao integrar seu Galaxy SIII e Note na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Apesar das batalhas legais com a Apple, a participação de mercado global da Samsung é de 32.6% e seu valor de marca cresceu 40% no último ano.
A Oracle (posição #18) continua a fazer aquisições estratégicas, aumentando assim a sua capacidade e oferta, especialmente em serviços na cloud. O aumento de 28% no valor da marca, prova que tais estratégias impressionaram os consumidores e investidores da mesma forma.
Cinco das marcas do TOP 10 são da área da tecnologia, demonstrando o impulso de crescimento deste segmento. Além disso, o estudo revela também que a Apple, Amazon, Samsung e Oracle foram as marcas com maior crescimento.
Fonte: www.pplware.sapo.pt
Vasco Lindeza, Nº 28632
Sem comentários:
Enviar um comentário