quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Apple nunca mais conseguirá usar o factor surpresa

iPad Mini foi desvendado meses antes da sua apresentação oficial!

No início do ano e porque a questão já era importante e criava problemas estruturais na Apple, o CEO da Apple – Tim Cook – disse abertamente que iria dobrar as medidas que conferiam aos projectos da marca de Cupertino, um maior secretismo. Mas não funcionou! Aquela célebre frase que assinalava o momento WOW “one more thing” já não existe – facto foram todos os pormenores do iPhone 5 que vieram a público muito antes deste ser apresentado oficialmente.

Poderá a Apple voltar a conseguir ter os seus projectos em segredo?



Provavelmente não. Um relatório recente mostra que depois de conversar com um número de funcionários da Apple sob a condição de anonimato, este refere que enquanto o “Quartel General” da Apple em Cupertino é tão secreto, como sempre, nos novos produtos, no que toca às empresas de produção asiáticas a Apple aqui nada pode pode fazer. São muitas as fugas de informação de todos e mais alguns detalhes, tanto na produção como na cadeia de abastecimento.

Segundo um funcionário da Apple:

“Apple’s security practices are targeted at making sure US employees don’t leak stuff, but everything comes out of China now,”

refere ainda que…

“I think Apple’s secrecy mode is really outdated.”

E porque está em desuso?

Enquanto as pessoas que trabalham directamente para a Apple têm orgulho em manter o segredo, até porque é uma forma de mostrar respeito pelo árduo trabalho dos seus colegas, o mesmo não se passa com os alguns trabalhadores asiáticos. Estes vêem as fugas de informação como uma rampa de promoção, e têm bastante tempo para trabalharem a fuga de informação, isto porque a Apple, dado o volume de produção, está obrigada a colocar os produtos em produção meio ano antes do seu lançamento.

Temos visto fugas de informação que vão desde a peça mais visível, ao mais ínfimo conector. Tudo vem parar à web!



E as fugas de informação vão piorar! Isto porque cada vez mais e tendo em conta as quezílias entre marcas, existem milhares de pessoas que não têm interesse nenhum em manter em segredo as novidades que a Apple prepara. Enquanto a Apple não produzir dentro de portas, nos Estados Unidos, será cada vez mais difícil manter qualquer segredo sobre qualquer novo produto, até porque muitos funcionários entendem que estas fugas os podem projectar no mundo da web e até noutros negócios em torno destas informações.

Por outras palavras, digam adeus ao factor surpresa, ao tão esperado “one more thing”. A Apple é uma vítima de si mesma, do seu crescente e massivo sucesso. Embora nenhum executivo e nem mesmo nenhum apreciador da marca esteja contente com este facto, a verdade é que até na Apple já se sente que este cenário tornou Tim Cook mais secreto e silencioso que o próprio Steve Jobs alguma vez o foi.



A Apple é grande demais para manter qualquer coisa em segredo. Existem elos fracos a mais numa corrente tão grande e tão dispersa.

Fonte: http://arstechnica.com/apple/2012/10/apples-secret-garden-the-struggle-over-leaks-and-security/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+arstechnica%2Findex+%28Ars+Technica+-+All+content%29
Vasco Lindeza, Nº 28632.

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