sábado, 30 de julho de 2011

Interessante...



Officina Caroletta cria sapatos personalizados

Estará online a partir de Setembro a Officina Caroletta, um conceito de e-shop centrado na venda de calçado exclusivo, 100% handmade e personalizado. Em resposta às necessidades dos clientes, o conceito desdobra-se em duas variantes. Na MyOwnShoes os consumidores poderão escolher modelos de sapatos já existentes e personalizar as suas solas com informações à escolha. Já com a TayloringMadeShoes será dada a cada cliente a possibilidade de escolher todos os componentes dos sapatos - como pele, cor, linhas, cor da sola, entre outros -, permitindo ainda a deslocação a pontos de venda autorizados para fazer moldes dos pés, de forma a dissipar dúvidas no que respeita ao tamanho do calçado.
O projecto, 100% português, desde a concepção do projecto à construção do site e aos fabricantes escolhidos, surgiu pela mão de Ruben Avelar e Rui Sousa, fabricantes de calçado. Para já, a Officina Caroletta tem apresentações agendadas com o plantel do Futebol Clube do Porto, com a Selecção Nacional de Futebol e com vários retalhistas de luxo em Paris.

in: Marketeer online

Victor Seco

quarta-feira, 27 de julho de 2011

 Sabias que...?

 

McDonald’s da Rússia é supermercado


Para pagar menos impostos, o McDonald’s conseguiu convencer as autoridades russas de que suas lojas são supermercados, e não restaurantes, refere o Blue Bus citando o Brandchannel. O argumento da cadeia global de fast-food é que vários dos seus produtos são pré-embalados e vendidos aos consumidores da mesma forma que nos supermercados.
E com esta argumentação, a McDonald’s vai continuar a pagar imposto de 10% sobre o seu lucro, e não de 18%, que é a taxa cobrada para os restaurantes.
A primeira loja da McDonald’s abriu na então União Soviética em 1990. Hoje conta com 276 unidades em toda a Rússia.

in: Marketeer online 
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Se a moda pega por cá...
Victor Seco

terça-feira, 26 de julho de 2011

Os sete objectos que todas as mulheres trazem na mala

Ora aqui está uma informação que todos os profissionais de marketing (sejam homens ou mulheres) devem saber.

Casaco, telemóvel, carteira ou porta-moedas, caneta, garrafa de água, baton e pastilhas, são os sete elementos indispensáveis às malas das mulheres, revela um estudo da Chevrolet.

As pesquisas têm mostrado que uma mulher usa em média 111 bolsas, ao longo da vida, e compra uma nova a cada três meses.

Notícia retirada de aqui.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O que está a mudar na vida dos portugueses - 11 tendências de consumo

O C – The Consumer Intelligence Lab identificou 11 tendências de consumo em Portugal:

Frugalismo – Os consumidores portugueses adoptaram uma nova atitude: consomem menos, desperdiçam menos e dependem menos dos bens materiais e mais da valorização pessoal
Novas referências no Status do consumo – Evolução de uma grande dependência de ostentação do consumo (produtos e marcas) para valorizar mais novos comportamentos de afirmação de estilo de vida, de conhecimento, de multiculturalidade ou valores como sustentabilidade e solidariedade
A redescoberta da casa – Viver mais a casa, valorizando novas infra-estruturas e novas possibilidades de entretenimento e de ocupação de tempo
Simplicidade no dia-a-dia – Tendência de conveniência extremada, alargada a todas as dimensões da vida do indivíduo, da facilidade no desempenho das tarefas do dia-a-dia, ao consumo de produtos e serviços, do trabalho às interacções com o Estado
Valor de ser português – A sensibilidade crescente dos consumidores para o valor que representa para a economia a escolha de produtos nacionais expressa-se na compra de produtos nacionais e na valorização das marcas que têm a portugalidade inscrita no ADN
O consumidor fazedor - Consumidor é co-criador de valor para customizar os seus produtos, criar bens para uso próprio ou para vender
Saúde Infra-Estrutural – Saúde encarada num novo ângulo: o consumidor percebe que neste momento é preciso reunir condições físicas e mentais para resistir à crise e vingar a nível profissional
Responsabilidade Social de Proximidade – Consumidor valoriza mais as acções empresariais concretas e de proximidade, com resultados a curto prazo
Maior escrutínio = transparência e autenticidade – Cada vez mais informado, o consumidor interpela e questiona as práticas das marcas e empresas. Preço, qualidade, responsabilidade social, políticas de emprego, investimento em Portugal, são alguns dos temas-alvo
Eu sou um produto – Os consumidores tomam atitudes, decidem consumos, assumem comportamentos e valores que os diferenciam. Procuram diferenciação
Sociedade Discount – Tendência para o consumidor assumir o preço etiquetado como uma mera referência, convicto que haverá um momento ou mecanismo através do qual conseguirá comprar o produtos com desconto.

Ficha Técnica As conclusões do C – The Consumer Intelligence Lab (www.clab.com.pt) resultam da investigação anual sobre as Tendências de Mudança do Consumidor Português. O estudo tem como base de pesquisa um inquérito a 600 indivíduos e um elevado número de interacções de carácter qualitativo e etnográfico.
Lançado em 2009, o projeto resulta da parceria de três empresas: a ROI (RETURN ON IDEAS), IPSOS-APEME (consultoria estratégica) e a Augusto Mateus & Associados (especialista em estudos macro-económicos e respectiva aplicação sectorial).

Notícia copiada de AQUI.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Fonte Viva estabelece parceria com Sumol+Compal

A Fonte Viva, grupo português que actua no mercado ibérico de distribuição de águas em watercoolers, acaba de anunciar uma parceria com a Sumol+Compal, reforçando a sua gama de produtos para o mercado empresarial e doméstico.



Com esta parceria, a Fonte Viva passará a comercializar os sumos e néctares Compal e bebidas de fruta sem gás B! junto dos seus clientes, complementando assim a sua oferta que inclui soluções de águas, cafés e snacks.
Recorde-se que a Fonte Viva celebrou recentemente com a Nutricafés um novo acordo que lhe permitiu ser a primeira empresa a disponibilizar as novas cápsulas e cafés em pastilhas da marca Nicola.

De acordo com Tiago Sampaio, director de Marketing da Fonte Viva, “a qualidade do serviço Fonte Viva junta-se à força e à notoriedade da marca Compal e ao dinamismo da marca B!. Continuamos a nossa estratégia de apostar em marcas portuguesas de grande qualidade para reforçar a nossa oferta no canal de distribuição Home and Office Delivery. Desta forma, a Fonte Viva posiciona-se como a empresa com a oferta mais completa e inovadora neste mercado, assumindo-se como uma empresa de soluções para o mercado empresarial e doméstico”.

A gama a disponibilizar é composta pelas marcas Compal e B!, num total de 11 referências, fazendo-se acompanhar de uma promoção de lançamento na nova referência de Compal Light, o sabor Melancia-Morango.

Fonte: Hipersuper

segunda-feira, 18 de julho de 2011

 Interessante...






Fora da Box é a série que retrata o dia a dia das 4 mentes
supercriativas que são os novos responsáveis pelo destino do MEO.

Data de lançamento
10/5/11
Género
Comédia
Temporada
1
Descrição
Um programa cheio de animação...e muito muito mais...
Com
Miguel Góis, Tiago Dores, Ricardo Araújo Pereira,José Diogo Quintela e Rui Unas


 Mais uma forma diferente de marketing...
Para veres o 2º episódio clica aqui

Victor Seco

sábado, 16 de julho de 2011

CTT lança passatempo "Meu Selo"

A One to One é a agência responsável pelo novo passatempo Meu Selo lançado pelos CTT nas plataformas online. Esta campanha, que decorrerá até ao final deste mês, tem como mote as férias de Verão e desafia os utilizadores a fazer upload de fotos e convidar amigos através do site ou da página do Facebook da marca.

Os melhores trabalhos receberão uma máquina fotográfica, um telemóvel e uma moldura digital. O passatempo foi desenvolvido com base na plataforma GET da One to One.

Como participar

O meuselo e o meupostal são uma forma diferente de oferecer momentos especiais a quem mais gosta.

Para entrar no verdadeiro espírito do meuselo e do meupostal, participe neste passatempo que já cheira a férias.
  1. 1. Registe-se
  2. 2. Comece a sua Colecção. Faça upload de uma foto sobre o meuselo ou o meupostal, que represente as sempre tão desejadas férias.
  3. 3. Convide os amigos para se juntarem à sua colecção, com as suas fotos de férias. É claro que também eles podem ter a sua própria Colecção. O importante é partilhar… e ganhar!
Só pode ser feito um upload por registo. Sempre que quiser ver como está a sua Colecção, só tem de fazer login.
Semanalmente serão premiados com 1 folha de selos meuselo e 6 postais meupostal as colecções que se encontrem nos 3 primeiros lugares.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Portugal é campeão...

... no aumento de produtos contrafeitos apreendidos


Portugal foi o país europeu que registou um maior aumento do número de produtos de contrafacção apreendidos entre 2009 e 2010, ao registar uma subida de 195 mil artigos há dois anos para mais de 9 milhões no ano passado.

Em 2010, as autoridades aduaneiras da UE apreenderam, nas fronteiras externas da União, mais de 103 milhões de produtos suspeitos de violação dos Direitos de Propriedade Intelectual (DPI). Segundo o relatório anual da Comissão sobre as actividades das autoridades aduaneiras da UE para controlar o respeito pelos DPI, o número de remessas apreendidas pelas alfândegas quase duplicou em comparação com o ano anterior, passando de 43.500 em 2009 para quase 80.000 em 2010.

O relatório hoje publicado apresenta também estatísticas quanto ao tipo, origem e meio de transporte dos artigos que infringem os DPI cuja entrada é travada nas fronteiras externas da UE. Pela primeira vez, o relatório indica ainda o valor das mercadorias apreendidas, estimado em mais de mil milhões de euros.

As categorias mais frequentes de artigos apreendidos pelas autoridades aduaneiras são cigarros (34%), material de escritório (16%), outros produtos do tabaco (8%), marcas, etiquetas e emblemas (8%), vesturário (7%) e brinquedos (7%). 14,5% de todos os produtos apreendidos são artigos de uso doméstico como champôs, sabonetes, medicamentos ou electrodomésticos (secadores de cabelo, máquinas de barbear, peças de computador), que podem ter implicações para a saúde e a segurança dos consumidores.

Uma das principais tendências registadas este ano é o número crescente de detenções de encomendas postais, o qual quase triplicou, passando de 15 000 para mais de 48 000 e muitas das apreensões dizem respeito a medicamentos e cosméticos. Esta tendência reflecte o volume cada vez mais importante de compras em linha”.

No que toca aos países de origem, a China continua a ser a principal fonte de produtos que infringem DPI, num total de 85% de todas estas mercadorias. Outros países como a Turquia, a Tailândia, Hong Kong ou Índia estão na origem da maioria de certas categorias de produtos (respectivamente, produtos alimentares, bebidas que não bebidas alcoólicas, cartões de memória e medicamentos). 90% de todos os produtos apreendidos foram destruídos ou alvo de processos judiciais para determinar a infracção.

Notícia Hipersuper

Três comentários:
- Resta saber se as apreensões aumentaram porque o volume aumentou ou a fiscalização foi mais eficaz.

- Se é conhecida a origem dos produtos porque não se tenta actuar na origem
- Parece-me  um desperdício de recursos e energia destruir todos produtos (que se apresentem em condições de ser usados e consumidos, obviamente).

quinta-feira, 14 de julho de 2011

" (…) Mc Dougall sintetizou doze instintos associados à emoção que permitem explicar algumas actuações de compra por parte dos consumidores:
 
Instinto de fuga, que provoca, entre outros, a emoção de medo. Pode justificar a compra dos cintos de segurança para os carros e seguros.

Instinto de combate, que origina a emoção da ira. Pode dar lugar à aquisição de artigos desportivos diversos ou simplesmente a participar em competições.

Instinto de repulsa, que origina a emoção do desporto, podendo justificar a aceitação e compra de produtos diversos que permitam combater os maus cheiros e a falta de limpeza.

Instinto paternal, que conduz à ternura. Permite justificar a compra de produtos destinados àquelas pessoas pelas quais se sente um especial amor ou carinho.

Instinto de curiosidade, que origina a emoção de (assombro) admiração e que justifica a utilização de muitas mensagens que atraem a atenção do público, permitindo um maior conhecimento do objecto e, em consequência, uma maior probabilidade de compra.

Instinto de auto-afirmação, que conduz à expressão emocional do orgulho, podendo justificar a aquisição de muitos produtos ou a utilização de determinados serviços associados ao orgulho da classe social e do nível cultural.

Instinto de auto-humilhação, que origina a emoção de submissão ante pessoas de maior capacidade; pode justificar a aquisição de produtos que outras pessoas utilizam, tomados como referência.

Instinto de reprodução, que dá origem à emoção de desejo sexual. Justifica a aquisição de produtos a que, por algum motivo, se atribuem propriedades do tipo erótico.

Instinto gregário, que conduz à emoção de solidão. Pode justificar a contratação ou aquisição de produtos diversos, como vídeos e animais.

Instinto de aquisição, que leva à emoção de propriedade, permitindo a compra de muitos produtos pelo prazer de "ter" e de "comprar".

Instinto de construção, que conduz a emoções complexas, como criação e auto-relação, justificando a aquisição de produtos de "bricolage" e objectos decorativos.

Instinto de alimentação, que provoca a emoção de fome; justifica a compra de produtos alimentares e bebidas.

    As motivações estão estreitamente vinculadas às necessidades, às carências ou desejos que podem ter as pessoas em cada momento. Isto faz com que para cada necessidade exista ao menos uma motivação, ainda que para a maior parte das pessoas exista sempre uma pluralidade de motivações diversas. Assim, por exemplo, na necessidade de dispor de um automóvel podem apresentar-se motivações muito diferentes umas das outras.
   Uma das motivações pode residir na utilidade do carro para facilitar a deslocação para o emprego. Pode ser a independência face aos transportes públicos. Para outros, a motivação principal pode estar na liberdade que o carro proporciona na realização de viagens, a comodidade e o transporte dos familiares.
   Estas breves considerações sobre as motivações mostram que estas podem não só ser diferentes entre as pessoas como podem ter importâncias distintas, podendo mudar com o tempo ou em situações diferentes. Em consequência disto, é imprescindível ter um conhecimento adequado das motivações existentes entre as pessoas em cada momento se se deseja que a publicidade se debruce sobre elas para, assim, poder afectar o comportamento das mesmas. (…)". Para ler o artigo de Maria Cláudia Simões Moderno, publicado nº Nº20 (Outubro de 2000) da Revista Millenium, do ISPV, clicar AQUI.

In:  http://sabiasque.blogsome.com/2009/06/21/mecanismos-psicologicos-da-publicidade-e-do-marketing/

Victor Seco

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Os efeitos da crise

O grupo empresarial alemão Media Saturn, pertencente ao universo Metro que detém também a Makro, e que gere a cadeia de lojas da Media Markt, vai passar a concentrar os serviços administrativos em Espanha, obrigando a um corte de pessoal na administração central de Lisboa.

Depois de na Segunda-feira a agência Lusa ter informado que 43 trabalhadores administrativos da sede do grupo Media Markt em Portugal seriam abrangidos por um despedimento colectivo, a empresa-mãe veio confirmou Terça-feira que haverá uma redução embora não esclareça de quantos elementos.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Seth Godin, As tribos que lideramos




Mais uma vez o estudo de grupos e subgrupos como algo de interesse para o MARKETING

Victor Seco

sábado, 9 de julho de 2011

Alteração da Estratégia no Retalho de FMCG

Sem excepção, todos os operadores do retalho organizado apostaram na dispersão geográfica do parque de lojas para cobrir o território nacional. A proliferação de pontos de venda teve como principal consequência a infidelidade.

Susana Correia, directora do sector de retalho da Kantar Wordpanel, explica. “Embora cerca de 88% das insígnias tenha atraído novos compradores, entre 2007 e 2010, apenas 50% daquelas conseguiram fidelizar os consumidores. Em média, a fidelidade das insígnias portuguesas é de 16% quando na Europa a cifra é de 25%”.

Fidelizar é, por isso, a palavra de ordem para conquistar quota de mercado, uma vez que a expansão geográfica atingiu a maturidade. Na prática, a fidelização não é mais do que aumentar o valor gasto pelos lares portugueses em cada acto de compra.


A análise da Kantar sobre a quota de mercado (em valor) das insígnias por distrito, em 2010, permite concluir que o Continente lidera em 33% dos 18 distritos nacionais. “E esses distritos são os mais fortes em concentração de poder de compra. Esta é a grande força da insígnia da Sonae”, explica Susana Correia.

Desengane-se quem pensa que o segundo lugar deste ranking pertence ao Pingo Doce. A segunda posição da tabela distrital pertence ao Intermarché, que lidera em 28% dos distritos. O Pingo Doce lidera em apenas…um distrito, apesar de ser o segundo maior operador do mercado. “Apesar de apenas liderar um distrito, o Pingo Doce tem uma segunda posição muito forte em 9 distritos. A sua força está na dispersão geográfica”.



Esta análise pormenorizada permite concluir quais os bens mais procurados em cada distrito de forma a potenciar a fidelidade dos consumidores. A directora do sector de retalho da Kantar Wordpanel exemplifica. “Em Lisboa, face à média nacional (o que as famílias gastam neste distrito), o Continente tem a categoria de bebidas subdesenvolvida, abaixo da média e, logo, com potencial para crescer. O oposto acontece com a categoria congelados em Lisboa, que está bem desenvolvida, acima da média”.

E porque é que esta informação é tão importante para as estratégias dos retalhistas? “A fidelização vem do bom aproveitamento das cestas. Se os clientes visitam todas as insígnias, o desafio é absorver mais gasto por cesta. Se comprarem num loja, não vão gastar noutra. O Pingo Doce é a insígnia que actualmente melhor aproveita os vários tipos de missão de compra (necessidade imediata, proximidade e rotina/manutenção), excepto nas compras do mês (despensa), lideradas pelo Continente. As insígnias que mais conseguiram a repetição de compra foram precisamente aquelas que absorveram mais gasto das famílias”.

Os produtos essenciais para aumentar as cestas são os perecíveis, “as categorias que mais geram tráfego nas superfícies comerciais. Foi precisamente para conquistar as cestas de proximidade que a Sonae e a Jerónimo Martins lançaram os projectos Meu Super e Amanhecer junto do comércio tradicional”.

Mais uma vez, Susana Correia arrisca conselhos aos retalhistas. “Roupa, produtos para animais, brinquedos, artigos para casa e parafarmácia, são os produtos que as famílias mais procuram fora dos FMCG (Fast moving consumer goods). E no total do ticket das famílias na Distribuição Moderna (FMCG+extra) – o extra cresceu mais (8%) do que o FMCG (3%)”, remata.

Fonte:Hipersuper

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Interessante...

CAFÉ CENTRAL
Uma série muito divertida gravada em 2D, CAFÉ CENTRAL é uma série de humor em animação 2D, onde 6 personagens animadas conversam sobre os temas da atualidade (do próprio dia), à volta de um balcão de café (desenhado).

Para ver alguns episódios clica aqui

FICHA TÉCNICA:
Duração: 12m
Produção: HOP!; Rute Ribeiro
Realização: José Luis Leitão
Autoria: Henrique Oliveira; José Pina, Filipe Homem Fonseca e Alexandre Romão
Origem: Portugal - 2011
Com: Vozes: Pedro Ribeiro (Sr. Silva), André Brito (Águas), Rita Lagarto (Gina), Tiago Bôto (Conde), José Pestana (Félix)

Victor Seco

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mecanismos Psicológicos da Publicidade e do Marketing

 " (…) Mc Dougall sintetizou doze instintos associados à emoção que permitem explicar algumas actuações de compra por parte dos consumidores:
1 - Instinto de fuga, que provoca, entre outros, a emoção de medo. Pode justificar a compra dos cintos de segurança para os carros e seguros.
2 - Instinto de combate, que origina a emoção da ira. Pode dar lugar à aquisição de artigos desportivos diversos ou simplesmente a participar em competições.
3 - Instinto de repulsa, que origina a emoção do desporto, podendo justificar a aceitação e compra de produtos diversos que permitam combater os maus cheiros e a falta de limpeza.
4 - Instinto paternal, que conduz à ternura. Permite justificar a compra de produtos destinados àquelas pessoas pelas quais se sente um especial amor ou carinho.
5 - Instinto de curiosidade, que origina a emoção de (assombro) admiração e que justifica a utilização de muitas mensagens que atraem a atenção do público, permitindo um maior conhecimento do objecto e, em consequência, uma maior probabilidade de compra.
6 - Instinto de auto-afirmação, que conduz à expressão emocional do orgulho, podendo justificar a aquisição de muitos produtos ou a utilização de determinados serviços associados ao orgulho da classe social e do nível cultural.
7 - Instinto de auto-humilhação, que origina a emoção de submissão ante pessoas de maior capacidade; pode justificar a aquisição de produtos que outras pessoas utilizam, tomados como referência.
8 - Instinto de reprodução, que dá origem à emoção de desejo sexual. Justifica a aquisição de produtos a que, por algum motivo, se atribuem propriedades do tipo erótico.
9 - Instinto gregário, que conduz à emoção de solidão. Pode justificar a contratação ou aquisição de produtos diversos, como vídeos e animais.
10- Instinto de aquisição, que leva à emoção de propriedade, permitindo a compra de muitos produtos pelo prazer de "ter" e de "comprar".
11- Instinto de construção, que conduz a emoções complexas, como criação e auto-relação, justificando a aquisição de produtos de "bricolage" e objectos decorativos.
12- Instinto de alimentação, que provoca a emoção de fome; justifica a compra de produtos alimentares e bebidas.

As motivações estão estreitamente vinculadas às necessidades, às carências ou desejos que podem ter as pessoas em cada momento. Isto faz com que para cada necessidade exista ao menos uma motivação, ainda que para a maior parte das pessoas exista sempre uma pluralidade de motivações diversas. Assim, por exemplo, na necessidade de dispor de um automóvel podem apresentar-se motivações muito diferentes umas das outras. Uma das motivações pode residir na utilidade do carro para facilitar a deslocação para o emprego. Pode ser a independência face aos transportes públicos. Para outros, a motivação principal pode estar na liberdade que o carro proporciona na realização de viagens, a comodidade e o transporte dos familiares.
...

Em consequência disto, é imprescindível ter um conhecimento adequado das motivações existentes entre as pessoas em cada momento se se deseja que a publicidade se debruce sobre elas para, assim, poder afectar o comportamento das mesmas. (…)".

Maria Cláudia Simões Moderno

Para ler o texto completo na Revista Millenium, do ISPV clicar AQUI

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Uma visão do que de melhor se faz em portugal, por Carlos Coelho.


Só para saberem quem é este senhor:
Carlos Coelho
Especialista em Criação e Gestão de Marcas
 
Carlos Coelho, uma das grandes referências portuguesas no domínio da construção e gestão de marcas, , ao longo de 20 anos, conduziu centenas de projectos de algumas das marcas mais relevantes em Portugal, como o Multibanco, Telecel/Vodafone, Yorn, Galp Energia, RTP, Tv Cabo, CTT Correios e a TAP Portugal.
 
É autor de diversos estudos sobre tendências e modelos teóricos de marcas, dos quais se destaca o estudo de organização tipológica  – ivity Brand Types.
É autor do livro ”Portugal Genial’’ e co-autor do livro “Brand Taboos”. É professor, colunista, comentador de televisão e colaborador de inúmeras publicações nacionais e estrangeiras, sendo reconhecido pelas suas múltiplas abordagens inovadoras e desafiantes sobre estas matérias.
 
Como conferencista proferiu nos últimos três anos mais de 100 palestras, a convite de diversas instituições: Governos, Universidades, Associações empresariais e Empresas, em diversos Países, nomeadamente Palops ( Portugal, Angola, Moçambique, Cabo-Verde), Estados Unidos da América, Inglaterra e Espanha.
 
Entre outros prémios, foi distinguido como “Personalidade de Marketing do Ano 2005” pela Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing.
É desde Janeiro de 2007 fundador e presidente da Ivity Brand Corp a nova consultora internacional de criação, inovação e gestão de marcas ( onde já acumulou mais de 30 prémios entre os quais a eleição em 2008 com Empresa do ano).
 
É fundador e presidente do World Bank of Creativity – www.worldbankivity.com - e desde Setembro de 2007 é conselheiro do IPAM para a área de tendências e inovação do ensino.
Alguns dos seus textos e apresentações estão disponíveis em www.ivity-corp.com 


In:
http://conferenciasmarketing.blogspot.com/2010/01/quem-e-carlos-coelho.html

Victor Seco

terça-feira, 5 de julho de 2011

Google planeia renomear Picasa e Blogger para Google Photos e Google Blogs

De acordo com o blog Mashable, o Google planeia finalmente mudar o nome do Picasa e do Blogger para uma identificação mais próxima da empresa, e claro, de seu próprio funcionamento.
"Google irá remomear o Picasa para 'Google Photos' e o Blogger para 'Google Blogs'", diz a publicação. "Outros produtos também deverão ser afetados pela decisão, sendo o YouTube o único excluído de qualquer mudança".
Diferente de outros produtos da companhia que receberam novas marcas após suas aqusições, Picasa e Blogger mantiveram por anos suas marcas de origem. Com o lançamento do Projeto Google+, a gigante de Mountain View mostra ter novas intenções de tornar seus produtos mais visíveis aos usuários.

Mudanças são aguardadas desde 2008
google photos Google planeja renomear Picasa e Blogger para Google Photos e Google Blogs
As informações do Mashable, se realmente verídicas, confirmam os antigos rumores. Ambos os produtos já vinham recebendo nomes diferentes nas centrais de ajuda e código-fonte. Em abril de 2007, com o objetivo de atrair e melhorar a identificação do produto Froogle, o Google renomeou o serviço para Google Product Search.

Adaptado do Google Discovery

As Macro-tendências 2010/2011 e a Grande Distribuição


Jose Eduardo Garcia,
Senior Partner, AYR Consulting Trends & Innovation 22 de Dezembro - 2010

 
I. Mesmo quem “não é do meio” como eu já não consegue ignorar o extraordinário e fulcral papel que a Grande Distribuição cada vez mais desempenha como “ponta de lança” no aproveitamento e materialização das macro-tendências do consumidor. Este raciocínio assenta nos seguintes pontos:
    1. Uma sociedade desenvolvida tem como um dos seus pilares fundamentais o acesso a produtos e marcas de real qualidade, em quantidade e variedade e a preços que contribuam para uma melhoria da qualidade de vida geral sustentada da sua população.
    2. E uma sociedade com uma qualidade de vida razoável, não só não a deseja perder como, sobretudo, quer aprimorá-la, sempre.
    3. A Grande Distribuição é um dos meios por excelência onde a primeira premissa ocorre e onde a segunda premissa pode ocorrer com mais frequência.

II. E se já é um truísmo dizer que não podemos viver sem a Grande Distribuição, com certeza não o será dizer que poderemos viver bem melhor com ela e através dela – basta para tal olharmos para duas das mais importantes Macro-Tendências do consumidor para 2010/2011 apontadas pela Science of the Time e ver como esta correlação existe e deve ser levada adiante, com e pela Grande Distribuição.

SANE RECESSION
A crise que chegou a finais de 2008 doeu e continuará a doer para muitos por algum tempo, mas os seus efeitos terão uma duração bem maior do que a crise na cabeça e no coração do Consumidor, já que:
1. O Consumidor vê esta crise económica/financeira como o resultado de uma crise moral.
2. Esta crise moral fez com que ele:
         a. Reduza os seus níveis de confiança em geral e passe a exigir uma comprovação cada vez maior de tudo aquilo que se lhe é dito e oferecido para que seja considerado;
         b. Incorpore à definição do que é Status o conceito da “Valorização” – sentir-se valorizado como Consumidor e valorizar a si mesmo através de pequenas indulgências.
         c. Procure “Vitalizar-se” contra os efeitos psicológicos e físicos que esta recessão trouxe para poder “seguir adiante”.

ECO COOL
Já passamos da fase de “alertar” sobre a necessidade de conservar os recursos existentes e entramos na fase de agir para tal. Todos os esforços contam, não importando de quem ou com que magnitude, já que se trata, literalmente, de salvar o planeta de uma catástrofe irreversível. E o lado bom disto é que não somente isto é perfeitamente possível como ainda existem milhares de formas, acessíveis e praticáveis diariamente de fazê-lo.

III. E apresentadas as 2 macro-tendências anteriores, resta responder à inevitável pergunta: como é que a Grande Distribuição pode contribuir ainda mais para o aprimoramento da qualidade de vida da população?
1. Assumindo mais ainda o seu papel de ponto de encontro entre consumidores e marcas – a Grande Distribuição já e é mais do que um mero ponto-de-venda – e, portanto, provendo espaços e meios para que os consumidores possam ter mais e melhor informação sobre o que podem ali encontrar e o porque dos preços que ali vão pagar.
2. Actuando como informadores e provedores dos consumidores com relação às marcas e produtos que vendem e, assim, posicionarem-se conjuntamente com as marcas como garantes da qualidade que têm e representam.
3. Seguindo o exemplo da Wal-Mart nos EUA com o seu Sustainability Index, que exige que todos os seus mais de 100.000 fornecedores divulguem de forma visível nas suas embalagens os materiais e ingredientes usados em cada produto, bem como o impacto ecológico do uso e consumo de cada um como pré-condição para terem espaço nos seus lineares.

Os 3 pontos acima não são um exercício de futurologia, mas sim exemplos do que já se pratica e que mostra que as Macro-Tendências do consumidor podem dar-nos insights e indicações importantes em todos os sentidos. A oportunidade para a Grande Distribuição como um todo é a de assumir de forma inquestionável o seu papel fulcral de mola propulsara da sociedade e fazer com que estes e quaisquer outros mais que venham de encontro às necessidades da sociedade estejam cada vez mais presentes. E só teremos, todos nós, a ganhar com isto.

In: Distribuição  Hoje  Online

Victor Seco

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Velha rivalidade Pepsi Coca-cola



E aqui vos deixo com a minha publicidade preferida desta rivalidade



João Fernandes

Novas Regras na Rotulagem alimentar

O Parlamento Europeu (PE) vai votar na próxima semana um pacote de compromisso para tornar os rótulos alimentares mais claros e garantir aos consumidores as informações que eles precisam para fazer escolhas informadas. O pacote foi aprovado pelo Parlamento e as equipes de negociação do Conselho, mas ainda vai precisar ser formalmente aprovado pelo Parlamento como um todo e ao Conselho.

O projecto de lei visa modernizar, simplificar e clarificar a rotulagem dos alimentos na UE. Irá harmonizar as regras de informação para todos os rótulos alimentares, incluindo a lista de ingredientes, a informação relativamente a datas com indicação “consumir melhor antes” ou “utilizar antes de” e condições específicas de utilização.

As novas regras também irão adicionar um requisito para listar as principais informações nutricionais nas embalagens dos alimentos, numa “declaração de nutrição” obrigatória. As etiquetas devem também ser mais legíveis. “Para os produtores e operadores do sector alimentar, isto vai reduzir a burocracia e reforçar o mercado único”, refere a nota de imprensa do PE.

Finalmente, as novas regras vão simplificar os requisitos para os alérgenos, país de origem, fontes de óleos vegetais, e outras informações destinadas a assegurar que os consumidores não sejam incorrectamente informados.

Fonte: hipersuper

sábado, 2 de julho de 2011

Promover o produto

Imagine que o seu chefe lhe diz para promover um produto inovador de uma firma. Tudo bem até aqui, mas e se o produto não existe, o que fazer?
Percepção, atitude, desejos e necessidades, motivação aprendizagem e memória, enfim um pouco de tudo


Victor Seco