terça-feira, 5 de julho de 2011

As Macro-tendências 2010/2011 e a Grande Distribuição


Jose Eduardo Garcia,
Senior Partner, AYR Consulting Trends & Innovation 22 de Dezembro - 2010

 
I. Mesmo quem “não é do meio” como eu já não consegue ignorar o extraordinário e fulcral papel que a Grande Distribuição cada vez mais desempenha como “ponta de lança” no aproveitamento e materialização das macro-tendências do consumidor. Este raciocínio assenta nos seguintes pontos:
    1. Uma sociedade desenvolvida tem como um dos seus pilares fundamentais o acesso a produtos e marcas de real qualidade, em quantidade e variedade e a preços que contribuam para uma melhoria da qualidade de vida geral sustentada da sua população.
    2. E uma sociedade com uma qualidade de vida razoável, não só não a deseja perder como, sobretudo, quer aprimorá-la, sempre.
    3. A Grande Distribuição é um dos meios por excelência onde a primeira premissa ocorre e onde a segunda premissa pode ocorrer com mais frequência.

II. E se já é um truísmo dizer que não podemos viver sem a Grande Distribuição, com certeza não o será dizer que poderemos viver bem melhor com ela e através dela – basta para tal olharmos para duas das mais importantes Macro-Tendências do consumidor para 2010/2011 apontadas pela Science of the Time e ver como esta correlação existe e deve ser levada adiante, com e pela Grande Distribuição.

SANE RECESSION
A crise que chegou a finais de 2008 doeu e continuará a doer para muitos por algum tempo, mas os seus efeitos terão uma duração bem maior do que a crise na cabeça e no coração do Consumidor, já que:
1. O Consumidor vê esta crise económica/financeira como o resultado de uma crise moral.
2. Esta crise moral fez com que ele:
         a. Reduza os seus níveis de confiança em geral e passe a exigir uma comprovação cada vez maior de tudo aquilo que se lhe é dito e oferecido para que seja considerado;
         b. Incorpore à definição do que é Status o conceito da “Valorização” – sentir-se valorizado como Consumidor e valorizar a si mesmo através de pequenas indulgências.
         c. Procure “Vitalizar-se” contra os efeitos psicológicos e físicos que esta recessão trouxe para poder “seguir adiante”.

ECO COOL
Já passamos da fase de “alertar” sobre a necessidade de conservar os recursos existentes e entramos na fase de agir para tal. Todos os esforços contam, não importando de quem ou com que magnitude, já que se trata, literalmente, de salvar o planeta de uma catástrofe irreversível. E o lado bom disto é que não somente isto é perfeitamente possível como ainda existem milhares de formas, acessíveis e praticáveis diariamente de fazê-lo.

III. E apresentadas as 2 macro-tendências anteriores, resta responder à inevitável pergunta: como é que a Grande Distribuição pode contribuir ainda mais para o aprimoramento da qualidade de vida da população?
1. Assumindo mais ainda o seu papel de ponto de encontro entre consumidores e marcas – a Grande Distribuição já e é mais do que um mero ponto-de-venda – e, portanto, provendo espaços e meios para que os consumidores possam ter mais e melhor informação sobre o que podem ali encontrar e o porque dos preços que ali vão pagar.
2. Actuando como informadores e provedores dos consumidores com relação às marcas e produtos que vendem e, assim, posicionarem-se conjuntamente com as marcas como garantes da qualidade que têm e representam.
3. Seguindo o exemplo da Wal-Mart nos EUA com o seu Sustainability Index, que exige que todos os seus mais de 100.000 fornecedores divulguem de forma visível nas suas embalagens os materiais e ingredientes usados em cada produto, bem como o impacto ecológico do uso e consumo de cada um como pré-condição para terem espaço nos seus lineares.

Os 3 pontos acima não são um exercício de futurologia, mas sim exemplos do que já se pratica e que mostra que as Macro-Tendências do consumidor podem dar-nos insights e indicações importantes em todos os sentidos. A oportunidade para a Grande Distribuição como um todo é a de assumir de forma inquestionável o seu papel fulcral de mola propulsara da sociedade e fazer com que estes e quaisquer outros mais que venham de encontro às necessidades da sociedade estejam cada vez mais presentes. E só teremos, todos nós, a ganhar com isto.

In: Distribuição  Hoje  Online

Victor Seco

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