O C – The Consumer Intelligence Lab identificou 11 tendências de consumo em Portugal:
Frugalismo – Os consumidores portugueses adoptaram uma nova atitude: consomem menos, desperdiçam menos e dependem menos dos bens materiais e mais da valorização pessoal
Novas referências no Status do consumo – Evolução de uma grande dependência de ostentação do consumo (produtos e marcas) para valorizar mais novos comportamentos de afirmação de estilo de vida, de conhecimento, de multiculturalidade ou valores como sustentabilidade e solidariedade
A redescoberta da casa – Viver mais a casa, valorizando novas infra-estruturas e novas possibilidades de entretenimento e de ocupação de tempo
Simplicidade no dia-a-dia – Tendência de conveniência extremada, alargada a todas as dimensões da vida do indivíduo, da facilidade no desempenho das tarefas do dia-a-dia, ao consumo de produtos e serviços, do trabalho às interacções com o Estado
Valor de ser português – A sensibilidade crescente dos consumidores para o valor que representa para a economia a escolha de produtos nacionais expressa-se na compra de produtos nacionais e na valorização das marcas que têm a portugalidade inscrita no ADN
O consumidor fazedor - Consumidor é co-criador de valor para customizar os seus produtos, criar bens para uso próprio ou para vender
Saúde Infra-Estrutural – Saúde encarada num novo ângulo: o consumidor percebe que neste momento é preciso reunir condições físicas e mentais para resistir à crise e vingar a nível profissional
Responsabilidade Social de Proximidade – Consumidor valoriza mais as acções empresariais concretas e de proximidade, com resultados a curto prazo
Maior escrutínio = transparência e autenticidade – Cada vez mais informado, o consumidor interpela e questiona as práticas das marcas e empresas. Preço, qualidade, responsabilidade social, políticas de emprego, investimento em Portugal, são alguns dos temas-alvo
Eu sou um produto – Os consumidores tomam atitudes, decidem consumos, assumem comportamentos e valores que os diferenciam. Procuram diferenciação
Sociedade Discount – Tendência para o consumidor assumir o preço etiquetado como uma mera referência, convicto que haverá um momento ou mecanismo através do qual conseguirá comprar o produtos com desconto.
Ficha Técnica As conclusões do C – The Consumer Intelligence Lab (www.clab.com.pt) resultam da investigação anual sobre as Tendências de Mudança do Consumidor Português. O estudo tem como base de pesquisa um inquérito a 600 indivíduos e um elevado número de interacções de carácter qualitativo e etnográfico.
Lançado em 2009, o projeto resulta da parceria de três empresas: a ROI (RETURN ON IDEAS), IPSOS-APEME (consultoria estratégica) e a Augusto Mateus & Associados (especialista em estudos macro-económicos e respectiva aplicação sectorial).
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quarta-feira, 20 de julho de 2011
O que está a mudar na vida dos portugueses - 11 tendências de consumo
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