quinta-feira, 14 de julho de 2011

" (…) Mc Dougall sintetizou doze instintos associados à emoção que permitem explicar algumas actuações de compra por parte dos consumidores:
 
Instinto de fuga, que provoca, entre outros, a emoção de medo. Pode justificar a compra dos cintos de segurança para os carros e seguros.

Instinto de combate, que origina a emoção da ira. Pode dar lugar à aquisição de artigos desportivos diversos ou simplesmente a participar em competições.

Instinto de repulsa, que origina a emoção do desporto, podendo justificar a aceitação e compra de produtos diversos que permitam combater os maus cheiros e a falta de limpeza.

Instinto paternal, que conduz à ternura. Permite justificar a compra de produtos destinados àquelas pessoas pelas quais se sente um especial amor ou carinho.

Instinto de curiosidade, que origina a emoção de (assombro) admiração e que justifica a utilização de muitas mensagens que atraem a atenção do público, permitindo um maior conhecimento do objecto e, em consequência, uma maior probabilidade de compra.

Instinto de auto-afirmação, que conduz à expressão emocional do orgulho, podendo justificar a aquisição de muitos produtos ou a utilização de determinados serviços associados ao orgulho da classe social e do nível cultural.

Instinto de auto-humilhação, que origina a emoção de submissão ante pessoas de maior capacidade; pode justificar a aquisição de produtos que outras pessoas utilizam, tomados como referência.

Instinto de reprodução, que dá origem à emoção de desejo sexual. Justifica a aquisição de produtos a que, por algum motivo, se atribuem propriedades do tipo erótico.

Instinto gregário, que conduz à emoção de solidão. Pode justificar a contratação ou aquisição de produtos diversos, como vídeos e animais.

Instinto de aquisição, que leva à emoção de propriedade, permitindo a compra de muitos produtos pelo prazer de "ter" e de "comprar".

Instinto de construção, que conduz a emoções complexas, como criação e auto-relação, justificando a aquisição de produtos de "bricolage" e objectos decorativos.

Instinto de alimentação, que provoca a emoção de fome; justifica a compra de produtos alimentares e bebidas.

    As motivações estão estreitamente vinculadas às necessidades, às carências ou desejos que podem ter as pessoas em cada momento. Isto faz com que para cada necessidade exista ao menos uma motivação, ainda que para a maior parte das pessoas exista sempre uma pluralidade de motivações diversas. Assim, por exemplo, na necessidade de dispor de um automóvel podem apresentar-se motivações muito diferentes umas das outras.
   Uma das motivações pode residir na utilidade do carro para facilitar a deslocação para o emprego. Pode ser a independência face aos transportes públicos. Para outros, a motivação principal pode estar na liberdade que o carro proporciona na realização de viagens, a comodidade e o transporte dos familiares.
   Estas breves considerações sobre as motivações mostram que estas podem não só ser diferentes entre as pessoas como podem ter importâncias distintas, podendo mudar com o tempo ou em situações diferentes. Em consequência disto, é imprescindível ter um conhecimento adequado das motivações existentes entre as pessoas em cada momento se se deseja que a publicidade se debruce sobre elas para, assim, poder afectar o comportamento das mesmas. (…)". Para ler o artigo de Maria Cláudia Simões Moderno, publicado nº Nº20 (Outubro de 2000) da Revista Millenium, do ISPV, clicar AQUI.

In:  http://sabiasque.blogsome.com/2009/06/21/mecanismos-psicologicos-da-publicidade-e-do-marketing/

Victor Seco

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