domingo, 31 de maio de 2009

Gala de Marketing

Caros amigos…

Na passada sexta feira, dia 29 de Maio foi realizada uma gala de Marketing na Quinta das Flores destinado a todas as pessoas interessadas, em especial aos finalistas 08/09. Com o objectivo de promover o convívio e a boa disposição ao longo da noite foram destacadas algumas personalidades em diferentes categorias. E o resultado das mesmas está à vista:




Perante esta iniciativa só temos a agradecer a uma pessoa que fez de tudo para que este evento fosse realizado, a Ana Pereira.
Em nome de todos o nosso muito OBRIGADO =D.



Hernâni Andrade & Vanessa Monteiro

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Microsoft quer destronar o Google com Kumo


Não é segredo para ninguém que a empresa Redmond passou anos a tentar conseguir um lugar na Internet (pesquisa e outros serviços), em conformidade com o seu estatuto de líder da indústria de software.

Hoje, cerca de 65% dos utilizadores da Internet em todo o mundo usam o Google, enquanto que aqueles que utilizam Live (antigo MSN), são cerca de 8%.

Mas existe um nicho de mercado para Kumo?

Quais a implicações da entrada em força de outro motor de busca para as estratégia de SEO, actualmente massivamente dirigidas para o algoritmo do google?

Publicado por Manuel Perez e Arantxa Bardoll

GALLO: Alma de Azeite Português e a Bienal do Azeite 2009

GALLO acaba de lançar uma nova campanha de publicidade destinada a comunicar a origem portuguesa do azeite. A nova campanha sustenta a génese lusa dos azeites da marca, através do claim “Escrevemos no rótulo o que há muito levamos impresso na alma”.

O selo “Azeite Português” – impresso com as cinco quinas de Portugal – reforçará a origem dos azeites GALLO, cuja tradição remonta a 1919, sendo uma das mais antigas marcas no mercado nacional.

Sobre a Marca GALLO

A cantar desde 1919, o azeite GALLO não é apenas uma marca de azeite, é a marca que afirma mais saber de azeite em Portugal. A sua excelência, segundo a marca, é o resultado do aperfeiçoamento de um saber acumulado, ao longo de gerações.

Com quase um século de história, o Azeite GALLO marca a diferença em termos gastronómicos mas não é apenas neste sentido que o seu significado e influência se esgotam. Tradicional e genuíno, apela a toda a tradição secular portuguesa e preserva na sua marca, e no imaginário que evoca, o que de melhor há na nossa cultura e nas gentes do nosso País.


Só por acaso até já tinha conhecimento desta opção estratégica e de marketing da marca GALLO. São as vantagens de poder contar com o know-how, a amizade e a confiança de Francisco Lino, chanceler da Confraria do Azeite e simultaneamente aluno da marketing da Universidade da Beira Interior (UBI), mais uma distinto membro da comunidade bimarketing.


Já agora aproveito para, em seu nome, convidar todos os membros da comunidade Bimarketing e não só a estarem presentes na bienal do azeite 2009 na cidade de Castelo Branco, dias 29, 30 e 31 de Maio. Está prometida boa comida e muita animação, tudo soberbamente temperado com óptimo azeite.

Mais informações Aqui.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Acordo com Universidade de Harvard

O programa de colaboração entre o Estado português e a Universidade de Harvard, através da Harvard Medical School, vai ser lançado quinta-feira, 21 de Maio, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, numa cerimónia que contará com a presença de José Mariano Gago, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Ana Jorge, Ministra da Saúde, iniciando-se às 12h.

A iniciativa reunirá igualmente os directores de todas as faculdades de Medicina portuguesas e os laboratórios associados desta área, assim como directores da Harvard Medical School David Golan e Rick Mills, e os co-directores do programa da instituição americana, Tom Kirchhausen e Anthony Komaroff.


Publicada por Manuel Perez e Arantxa Bardoll

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Para os que não sabem e para os que sabem...mas não se lembram.

Se alguns ainda tinham dúvida sobre o alcance do bimarketing, vejam com atenção o mapa seguinte.


Tudo o que está a verde foi tocado pelo blog da comunidade Bimarketing.


Pois é, são mais de 1000 visitas únicas todas as semanas.

Já agora, podem, fazendo um exercício de reflexão, responder na caixa de comentários à seguinte pergunta:

Qual o valor disto para os alunos de marketing da UBI?

Fast Food - Culpa do marketing?

Loren Cordain defende que os malefícios da "fast-food" são conhecidos, mas proibir o seu consumo pode ser contraproducente, sendo mais produtivo mostrar aos mais novos como esta comida transformou os norte-americanos no "povo mais gordo do mundo".


Para o reconhecido especialista mundial nas bases evolucionistas e antropológicas da dieta, exercício e saúde em humanos, a “fast-food”, tipo de comida altamente energética e rica em gordura, reina no mundo inteiro, tendo também bastantes adeptos em Portugal, um país conhecido por “boa comida, principalmente peixe e vegetais”.

Publicado por Manuel Perez e Arantxa Bardoll

terça-feira, 26 de maio de 2009




Publicidade de guerrilla






Qual é Guerrilla Publicidade? Também conhecidos como radicais marketing, Marketing ou Extreme Pés-on-a-rua. O próprio termo parece estranho para descrever um tipo de campanha, mas se você estiver totalmente justificada se ater ao que foi dito por Jay Conrad Levison, "The Guerrilla Marketing é diferente marketing tradicional, tal como o tradicional guerrilha. Ao invés de trabalhar com o orçamento como uma infantaria divisão, o Guerrilla Marketing lutas com todos os seus recursos para o máximo de impacto. " Permitam alcançar os objectivos definidos através da comercialização métodos não convencionais. Investir mais de dinheiro, poder, paixão e criatividade.


Publicado por Manuel Perez e Arantxa Bardoll

segunda-feira, 25 de maio de 2009

NOMEADOS PARA PRÉMIOS MARKETING



Pela primeira vez no curso de Marketing vamos ter um jantar de gala e também pela primeira vez vamos destacar algumas personalidades em várias categorias...

De seguida vou apresentar as diferentes categorias e os nomeados...

As votações vão decorrer aqui no blog... estejam atentos e votem nos vossos preferidos!



CASAL DE CURSO


Como não podia deixar de ser este curso fica marcado pelas relações que nascem nestes anos de convivência e nunca se sabe até onde podem ir... por isso resolvemos destacar algumas das relações


O PERSONAGEM


Esta categoria quer distinguir o "personagem" do curso... Os nomeados nada tem em comum à excepção de possuirem caracteristicas que os tornam diferentes e especiais... Dificilmente nos vamos esquecer destes 4 colegas, por motivos diferentes...



O SORRISO MARKETING

Muitos são os sorrisos no nosso curso... foi difícil escolher 4 mas cá estão eles... decidam qual o melhor...




O MELHOR TEMPERADO

Os nosso nomeados têm-se temperado e mantido sem sede. Desafio-os a escolher o que está melhor temperado..






MELHOR REGADA

Felizmente há sempre quem se trate bem e não passa sede... quem é que sabe, quem é? Pois é, quem sabe são as nossas noemadas que se têm mantido regadas...






A BELEZA

Este prémio serve para destacar de entre todas as belezas do curso a que mais se evidencia... Foi dificil nomear e vai ser ainda pior escolher uma... este prémio merecia dezenas de vencedoras... mas não dá!





O GALÃ
Esta categoria não necessita de qualquer comentário, estão distinguidos aqui os rapazes que não passaram ao lado das raparigas... Meninas é a vossa oportunidade de destacar o melhor dos melhores...





O BETO
Há sempre pessoas que se destacam pelo seu modo de vestir, não quer dizer que seja reprovável...Muito pelo contrário... Os nomeados são apreciadas pelo seu modo de vestir... portanto, votem no que mais apreciam...




A BETA

Há sempre pessoas que se destacam pelo seu modo de vestir, não quer dizer que seja reprovável...Muito pelo contrário... As nomeadas são apreciadas pelo seu modo de vestir e pela sua maneira de estar na vida... portanto, votem na que mais apreciam...




BAD BOY

Com este prémio queremos destacar o bad boy dos "bad boy's"... a escolha vai ser difícil...




ROSA & MEL

Este Prémio serve para destacar a professora que pela sua personalidade mais agradou aos alunos em geral... não queremos de forma nenhuma avaliar as competências pedagógicas das nomeadas...





CRAVO & CANELA


Este Prémio serve para destacar o professor que pela sua personalidade mais agradou aos alunos em geral... tal como no prémio anterior, não queremos de forma nenhuma avaliar as competências pedagógicas dos nomeados...





OS VENCEORES DEPENDEM APENAS DE NÓS, POR ISSO VOTEM!



A ENTREGA DOS PRÉMIOS VAI REALIZAR-SE NO JANTAR DE GALA NO DIA 29 MAIO (SEXTA-FEIRA)...



Mais informações: a19955@ubi.pt

Criatividade & "Nem tudo o que parece..."

Simplesmente Brilhante!

http://www.pomegranatephone.com/

Surf Mood by Surf

Como complemento ao post da nossa colega Ana(http://bimarketing.blogspot.com/2009/05/unilever-lanca-surf.html),
aqui fica o vídeo de toda a acção de guerrilha organizada pela LPM, no C.C. Vasco da Gama.
150 profissionais, 100 bailarinos e milhares de pessoas a dançar e a cantar na maior acção do género alguma vez realizada em Portugal!

Muito Bem, LPM! :)
Como prometido: Obrigada Padrinho! ;)



Dormir melhora nosso vocabulário



Um estudo realizado pela Universidade Cambridge revela que dormir adequadamente durante a noite permite que o cérebro para armazenar e recolher novas palavras aprendidas durante o dia. Para chegar a esta conclusão, os investigadores trabalharam com 57 voluntários adultos, que foram convidados a aprender dezenas de palavras fictícias. Os testes para avaliar a sua aprendizagem revelou que lembrava mais vocabulário do dia seguinte, depois de dormir, que quando lhe perguntaram algumas horas depois de ter ensinado os termos. O efeito foi mais forte nas palavras que foram aprendidas antes de dormir. Conforme explicou Matt Davis, diretor do estudo e investigador do Medical Research Council's Cognition and Brain Sciences Unit, a explicação para este fenómeno reside no funcionamento do nosso cérebro. Embora durante a aprendizagem inicial só activado o hipocampo, que desempenha um papel fundamental na formação de novos memória, sono, quando esse conhecimento é transferido para o neocórtex, responsável pelo pensamento consciente e da linguagem. Na sequência da revisão, Davis e seus colaboradores concluíram que ler histórias para as crianças na hora de dormir pode melhorar seu vocabulário inconscientemente. Quanto aos alunos, eu recomendo revendo seus testes ao anoitecer.

Publicado por: Manuel Perez Colomera e Arantxa Bardoll Chiva

domingo, 24 de maio de 2009

Drimio - Rede Social conecta pessoas e marcas

A Drimio, cujo nome vem do inglês Dream - é a realização de um sonho de alguns empreendedores que decidiram criar um espaço na internet onde os consumidores pudessem encontrar todo o conteúdo disponível sobre suas marcas preferidas, saber o que os fabricantes estão a dizer e trocar informações sobre produtos e serviços com outros consumidores.


Publicado por Carlos Gaiola e Hugo Araújo

sábado, 23 de maio de 2009

Aniversários



(Clique na tabela para uma mehor visualização)
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Como este é o nosso último post, deixamos algo de especial, que este seja uma recordação para todos os amigos e colegas do curso… pessoas com os quais durante estes três anos aprendemos, rimos, choramos, dividimos alegrias e tristezas. Como todos os nossos posts foram a pensar em vocês, aqui nos despedimos com votos de muito sucesso, deixando-vos assim as datas de aniversário do curso da Marketing 06/09.

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“Ser amigo não é coisa de um dia, são actos, palavras e atitudes que se solidificam no tempo e não se apagam mais.”


Ana Afonso e Cláudia Leal

Lançamento do novo Renault Clio



A Renault está a lançar, como parte da campanha de promoção do novo Clio, o site www.temtudoavercontigo.com, onde os consumidores podem encontrar um jogo interactivo que dá a conhecer as características do novo automóvel.

O novo Clio entrou ontem em comercialização , sendo que o passatempo culmina no próximo fim-de-semana, na acção de Portas Abertas da rede de concessionários.

Os vencedores poderão ganhar um fim-de-semana num hotel de charme. Apesar do passatempo acabar no final desta semana, o site www.temtudoavercontigo.com vai manter-se online para lá desta data.

Publicado por Carlos Gaiola e Hugo Araújo




Momento de descontração

A crise, explicada de forma rápida, na óptica das crianças


(clicar na imagem para aumentar o tamanho)

Abraços,
Ricardo Marques

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Eleições europeias 2009: em quem votar??

Talvez não saibam mas somos de longe o Estado europeu com menor percentagem de eleitores que têm a certeza de votar nas eleições europeias (7 de Junho, em Portugal) - apenas 8%!!!!

Talvez por falta de interesse, por não se estar informado sobre os programas, por não conhecer os partidos...

O EU Profiler é uma utilíssima ferramenta para os eleitores europeus.
Traçando o perfil político de cada respondente, permite saber quais os partidos (portugueses ou europeus) que pensam como nós sobre questões muito importantes.
Se a falta de conhecimento sobre as propostas políticas for argumento para a abstenção, ficará em boa parte resolvido depois de responder às questões no EuProfiler. Visite em http://www.euprofiler.eu/ e vote no dia 7!

O valor global das marcas

Benfica quer saber impacto das modalidades no valor global da marca
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O Sport Lisboa e Benfica está a enviar aos assinantes da sua newsletter um questionário que pretende avaliar o impacto das modalidades desportivas no valor global da marcas dos três principais clubes portugueses: Benfica, Porto e Sporting.

O estudo está a ser realizado no âmbito de uma tese de mestrado do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade Técnica de Lisboa (UTL) e conta com a colaboração da Faculdade de Motricidade Humana, também da UTL.
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O questionário tem como público-alvo os simpatizantes, adeptos os sócios de Benfica, Porto e Sporting e pretende saber como os consumidores avaliam a importância de modalidades como futebol, andebol, natação, atletismo, basquetebol e futsal como importantes para o valor dos clubes e que produtos e merchandising estão associados a essas respectivas modalidades.
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Os resultados serão publicados futuramente, no site oficial do
Benfica.
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Ana Afonso e Cláudia Leal

Luxo ou loucura?

Uns ténis Nike por 3000€, uma chupeta de bebé coberta de diamantes, uma cama flutuante, são produtos que não estão ao alcançe da bolsa de qualquer um.

O site Maybe you shouldn't buy that tem uma colecção de produtos de gosto mais ou menos duvidoso, no entanto o preço de todos eles tem uma coisa em comum: muitos zeros...



Publicado por Carlos Gaiola e Hugo Araújo

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Unilever lança Surf


A Unilever acaba de colocar no mercado uma nova marca de detergente para a roupa, a Surf, e investiu 10 milhões de euros no seu lançamento. Segundo Gonçalo Bernardes, Head of Brand Building da Unilever JM, a nova marca pretende “revolucionar a forma como os consumidores olham para os detergentes em Portugal”, afirma o responsável num comunicado que adianta que “a empresa, que já lidera o mercado dos detergentes, ambiciona colocar a nova marca como segunda do mercado nacional, num prazo de três a cinco anos”.


A campanha de lançamento, que arrancou esta quarta-feira, vai desenvolver-se de forma faseada, estando veiculada em televisão, outdoors e imprensa. O lançamento da Surf foi trabalhado pela BBH International e pela PGP na campanha publicitária, sendo a Initiative Media a agência de meios e a LPM a consultora de comunicação.


O arranque da campanha foi marcado por uma acção de marketing de “guerrilha” no Centro Comercial Vasco da Gama. Organizado pela LPM, a marca realizou um evento surpresa, onde estiveram envolvidos cerca de cem bailarinos, que durante 4 minutos animaram o local.

A Surf é uma marca internacional, estando entre as dez maiores da Unilever. De acordo com o mesmo comunicado a marca regista um volume de vendas global superior a 1,3 mil milhões de euros e um crescimento de dois dígitos, em todos os continentes onde está presente.

in Imagens de Marca

II JORNADAS DE MARKETING DO IPG

"Com o tema “Pensar Marketing”, o Núcleo de Marketing ambiciona em dois dias converter o IPG num ponto de encontro de experiências culturais e científicas combinando várias actividades convidando todas as comunidades internas e externas a participar de forma activa no evento."

PROGRAMA

Dia I - 26 de Maio

09:30 Partilha de experiências

Antigos alunos do IPG

14:00 Workshops

Negociação (A prática da negociação, Prof. João Borges)
Marketing de Serviços (CGD)
Marketing Pessoal (Prof. Teresa Paiva)
Gestão de Equipas de Vendas (Prof. Teresa Vieira)
Learning by Doing: Simuladores Pedagógicos (Prof. Catarina Alves)

Dia II - 27 de Maio

Conferências - Manhã

09:30 Brand Management (Dr. Ricardo Ferreira, Navigator)
10:00 Marketing Turistico (Dr. Paulo Coelho, Travel Gate)
10:30 ——- coffe break ——–
11:30 Trends in Brand and Markcomms (Dr. Luís Rasquilha, AYR Consulting, United Media)

Conferências - Tarde

14:00 Centrais de Compras (Dr. Paulo Costa, Grupo RAR)
14:30 Marketing Ambiental (Dra. Paula Riscado, Toyota)
15:00 Os sentidos na comunicação e do consumo (Dra. Regina Gouveia, ESECD)
15:30 ——- coffe break ——–
16:00 Comunicação Estratégica (Dr. Aristides Moreira)
16:30 Marketing Político (Dr. Luís Pedro Martins, MEED BRAND)

Exposições e apresentações paralelas no campus do IPG e na recepção do edifício central do Instituto Politécnico da Guarda.

PÚBLICO-ALVO : CURSOS DE MARKETING, GESTÃO E COMUNICAÇÃO (CRP, CRE, ETC.)

Inscrições nas Jornadas limitadas à lotação do auditório do IPG.
Data limite de inscrição:
25 de Maio

Valor da Inscrição: 5 euro (1 ou 2 dias)

Leva a tua ficha de inscrição já preenchida, faz aqui o download.

INSCRIÇÕES NA RECEPÇÃO DA ESTG DO IPG.
INSCRIÇÕES EXTERNAS CONTACTAR O NÚCLEO DE MARKETING
ATRAVÉS DA INFOLINE.

INFOLINE:

Tlm. 932 305 131 (Organização)

E-mail. geral@nucleodemarketing.org

Philadelphia muda embalagens e lança campanha

Como já devem ter notado, a Philadephia mudou a sua embalagem, que aparece agora com uma imagem mais premium, moderna e clean, segundo garantem os responsáveis pela marca de queijo da Kraft Foods.
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A nova embalagem irá melhorar a conservação da frescura do produto por mais tempo, asseguram ainda os responsáveis da Kraft Foods.
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A inovação vai ser comunicada através de uma campanha de publicidade que será veiculada em televisão, outdoor e ponto de venda.
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Antes:



Actualmente:

Ana Afonso e Cláudia Leal

Nestlé Aero Bubbles



Publicado por Carlos Gaiola e Hugo Araújo

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Apelo à comunidade


A família BiMarketing não podia ficar alheia ao apelo de um dos seus membros que, recentemente, declarou publicamente o seu estado de carência afectiva.

Assim sendo, a sempre solidária família Bimarketing rapidamente se prontificou para o ajudar. Foram várias as sugestões chegadas à "sede" do bimarketing, das quais seleccionamos uma, que nos pareceu mais completa e elucidativa.

Aqui deixo o apelo a todas meninas disponíveis.

Rapaz aprumadinho, vindouro da terra das touradas, com altos valores religiosos, com boa posição financeira e muito convicto dos seus ideais, procura mocinha de agradável companhia, paciente e divertida.

Dá-se preferência a morenas com mais de 1,60 e menos de 1,70.

Não são exigidas mais características, sendo que este jovem gosta de tudo, desde que seja na dose certa.

Todas as interessadas em tentar aliviar o sofrimento deste rapaz podem enviar um mail para o administrador do blog que o reencaminhará para o destinatário.

É favor anexarem Curriculum Vitae e declaração autenticada a certificar a condição de liberdade conjugal.

Obrigado a todos

Concurso Electrolux Design Lab 2009

A Electrolux, líder global em aparelhos domésticos e aparelhos para utilização profissional, celebra este ano o seu 90ª aniversário, lançando como temática da edição deste ano do Design Lab “Design para os próximos 90 anos”.

O desafio lançado para a 7ª edição deste concurso é a criação de aparelhos domésticos cuidadosamente concebidos para irem ao encontro da forma como as pessoas preparam e armazenam os alimentos, lavam a roupa e loiça nas próximas nove décadas.

As ideias desenvolvidas deverão ter em conta os principais insights do consumidor, ou seja, deverão ser adaptáveis no tempo e espaço, gerar aprendizagem e permitir a individualização.

“Procuramos ideias e soluções realmente ousadas” refere Henrik Otto, Vice-presidente Senior do Global Design na Electrolux no vídeo de apresentação sobre o concurso “Call for entries” (ver em: http://www.youtube.com/watch?v=wS562z_mm8I).

O Electrolux Design Lab 2009 tem como Primeiro Prémio 5.000 € e um estágio de seis meses num dos centros de design da Electrolux. O segundo e terceiro prémio são de 3.000 € e 2.000 €, respectivamente.

Brand Marketing Windows Vista



Graças à Apple a fasquia no que diz respeito a brand marketing de companhias ligadas à informática aumentou consideravelmente. Prova disso é a última campanha ao sistema operativo Windows Vista. A agência neozelandesa Y&R decidiu criar uma série de anúncios focados na plataforma operativa como um centro de entretenimento, os anúncios mostram como com o Vista a nossa casa se transforma num parque temático de diversão. Fun up your home.



Publicado por Carlos Gaiola e Hugo Araújo

Concurso para a criação do novo logótipo para produtos biológicos da UE

Com o objectivo de criar um logótipo Europeu para produtos biológicos, inteligente e criativo, a UE proporciona aos jovens talentos europeus a oportunidade de conceberem o design do logótipo, que será exibido em milhões de embalagens de produtos.

O novo logótipo da UE para produtos biológicos será obrigatório para todos os produtos biológicos pré-embalados originários dos 27 Estados-Membros que cumpram as normas de rotulagem.

Todos os cidadãos da UE inscritos numa instituição de ensino superior de arte ou design, sedeada na EU, são convidados a participar neste concurso internacional único de design.

Serão seleccionados três vencedores. O vencedor do primeiro prémio receberá um prémio monetário no valor de 6000 Euros, enquanto o segundo e o terceiro classificados receberão 3500 e 2500 Euros, respectivamente. As candidaturas podem ser submetidas no website www.ec.europa.eu/organic-logo, criado especialmente para esta concurso, até 25 de Junho de 2009.

O Concurso do Logótipo da UE para Produtos Biológicos terá como júri um grupo de especialistas da área da agricultura e produção biológica, e profissionais de design internacionalmente reconhecidos. Os proeminentes membros do júri incluem o Professor, Doutor Honorário, Director de Criatividade & Parceiro de Gestão Erik Spiekermann da Alemanha; Riita Brusila-Räsänen, Professora de Design Gráfico na Universidade da Lapónia / Finlândia; Szymon Skrzypczak, um galardoado jovem designer polaco; Elisabeth Mercier, Directora da Agência BIO da França; Urs Niggli, Director do Instituto de Pesquisa de Agricultura Biológica (FiBL) da Suíça; Tom Václavík, um especialista de marketing de produtos biológicos da República Checa e Presidente da Associação Internacional dos Retalhistas de Produtos Biológicos; e Craig Sams, o Presidente da Associação de Solos do Reino Unido. O júri do concurso será presidido por Rob Vermeulen, antigo presidente da Associação Pan-Europeia de Design de Marcas.

Findo o prazo de candidatura, o júri seleccionará os melhores projectos que serão então apresentados no website do concurso na qualidade de candidatos oficiais. Todos os cidadãos europeus serão convidados a participar na selecção do logótipo vencedor através de votação online no seu candidato preferido. No Verão de 2010, o vencedor e os segundo e terceiro classificados serão convidados para a cerimónia de entrega de prémios em Bruxelas, onde o Comissário Europeu responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural lhes entregará os respectivos prémios.

O concurso desafia os estudantes a conceberem um logótipo original e atractivo, que conjugue os vários aspectos da agricultura e produção biológica. Além disso, o júri avaliará as criações em conformidade com a sua universalidade, a sua compreensibilidade sem a utilização de palavras, a sua clareza de apresentação e a sua intemporalidade. Os termos e condições de participação podem ser consultados no sítio da internet www.ec.europa.eu/organic-logo.

Fonte:www.ciencia.pt

LOréal prepara lançamento de produtos low cost

Eis aqui uma estratégia de uma grande marca em tempos de crise:
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A LOréal está a preparar o lançamento de produtos low cost para evitar a mudança dos consumidores para produtos mais baratos, desenvolvidos por cadeias de supermercados como Aldi ou Tesco.
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Segundo o Brand Republic, os novos produtos deverão ser extensões da marca LOréal Paris e Garnier Essentials e vão custar entre cinco e nove euros.
A multinacional francesa deverá também lançar versões mais pequenas das suas marcas de luxo, para as tornar mais acessíveis aos consumidores que não podem pagar as versões normais desses produtos.

Segundo Jean Paul Agon, CEO da LOréal, a multinacional vai ser apelativa para todos os consumidores de todos os segmentos e continuará a manter os valores dedicados à inovação e publicidade.
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Ana Afonso e Cláudia Leal

Recrutamento de Coordenadores(as) para Centros Locais de Aprendizagem da UAb

Até 29 de Maio, a Universidade Aberta (UAb), Universidade Pública de Ensino a Distância, aceita candidaturas para Coordenador(a) dos Centros Locais de Aprendizagem (C.L.A) da UAb em Cantanhede, Reguengos de Monsaraz, São João da Madeira e Silves.

Os candidatos devem possuir os requisitos seguintes:

a) Grau de mestre ou de licenciado, com curriculum vitae relevante nas áreas das alíneas b) e c);
b) Competências em TIC e e-learning;
c) Competências em gestão de projectos socioculturais;
d) Residência na região do C.LA. a que se candidatam.

As candidaturas decorrem de 18 a 29 de Maio de 2009, sendo formalizadas através do preenchimento e envio do formulário de candidatura aqui disponível, acompanhado do curriculum vitae detalhado.

As candidaturas devem ser enviadas para os endereços electrónicos abaixo:

- Centro Local de Aprendizagem de Cantanhede: cla_cant@univ-ab.pt
- Centro Local de Aprendizagem de Reguengos de Monsaraz: cla_rm@univ-ab.pt
- Centro Local de Aprendizagem de São João da Madeira: cla_sjm@univ-ab.pt
- Centro Local de Aprendizagem de Silves: cla_silv@univ-ab.pt

terça-feira, 19 de maio de 2009

Energia (positiva)



Uma vez que os nossos posts são sempre a pensar em vocês, aqui vos deixamos algumas dicas que achamos ser bastantes importantes, visto que na vida activa (nomeadamente a de estudante), cada vez há menos tempo para uma alimentação saudável, o ritmo de trabalho obriga muitas vezes a saltar refeições e a que se coma mal e depressa. Pela tua saúde, aqui ficam alguns bons conselhos:

  1. Não deixes de comer para trabalhar. Esta é uma regra básica e muitas vezes esquecida.
  2. Não tomes o pequeno-almoço no café, fá-lo em casa, com calma. Leite e cereais não são só para as crianças e continuam a ser uma boa escolha.
  3. Para quem começa cedo o dia, o intervalo entre o pequeno-almoço e o almoço pode ser muito longo. Leva de casa uma sandes, uma peça de fruta ou um iogurte para comer a meio da manhã. O mesmo se aplica ao lanche.
  4. Ao almoço, come uma refeição variada. Dá preferência ao peixe e aos vegetais e evita os alimentos fritos.
  5. O que bebes também conta para uma boa alimentação. Bebe água durante todo o dia - o corpo humano necessita de cerca de 1,5 litros de água por dia.
  6. Não comas para encher a barriga. Deves comer até ao ponto em que te sentes satisfeito.
  7. Uma dieta equilibrada contém proteínas, vitaminas, lipídios, hidratos de carbono, sais minerais, e fibras. Não é na fast-food que vais encontrar tudo isto.
  8. Sempre que comeres, fá-lo com calma, devagar e mastiga bem os alimentos para evitar digestões difíceis. Esqueçe o email que tens para enviar.
  9. O organismo funciona como um relógio - respeita as horas das refeições.
Lembra-te disto e vive sempre cheio de energia!

Ana Afonso e Cláudia Leal

Sharpie introduz E-gesso interactivo


Quem nunca desejou escrever o seu nome num espaço público? Por vezes até o fazemos disfarçadamente num pedaço de cimento fresco ou numa secretária...
Pois bem, os criativos da Sharpie (uma marca de marcadores de tinta permanente), descobriram uma forma de nos permitir saciar o desejo de deixar a nossa marca num espaço público; outdoors interactivos que consistem num braço engessado no qual as pessoas podem deixar a sua marca permanentemente. Escolhe-se a cor e depois é só dar largas à imaginação. Os e-gessos interactivos estão instalados em paragens de autocarro e cabines telefónicas de algumas cidades europeias.

Fonte: www.thecoolhunter.net
Publicado por Carlos Gaiola e Hugo Araújo

segunda-feira, 18 de maio de 2009

JANTAR DE GALA DE MARKETING

No próximo dia 29 de Maio de 2009 pelas 21 horas vai realizar-se o primeiro JANTAR DE GALA DE MARKETING. A Quinta Das Flores foi o local escolhido para o acontecimento do ano da "família Marketing" da Universidade da Beira Interior. Depois do jantar a festa continua no "Bar Santa Hora".
Podem contar com a boa disposição que vem sendo hábito nos nossos encontros, um serviço de excelência e algumas surpresas...
Convidamos toda a "família" Marketing para estar presente nestá noite memorável!
As inscrições estão abertas para todos os elementos da "família" e um(a) acompanhante durante esta semana! Podes increver-te nas folhas que estão a circular ou enviando um e-mail para a19955@ubi.pt


O custo do jantar e da entrada no bar é de 27€!





EMENTA


APERITIVOS

Vinho do Porto Dry White Sortidos de Canapés
Vinho do Porto Old Tawny Aperitivos de Queijos
Martini Branco e Tinto Bolinhas de Carne
Vinho Branco e Seco Croquetes de Peru
Favaios Rissóis de Camarão
Sumos Diversos Pastelaria em Miniatura

JANTAR


Quentes
Creme de Coentros
Vol au Vent de Garoupa
Lombinho Ibérico Recheado c/ Fois Gras


Sobremesa
Brigadeiro c/ Gelado de Baunilha


Vinhos
Vinhos Branco “Cova da Beira”A. C. Fundão
Vinho Tinto “Colheita Seleccionada” Casa Garret
Águas / Cervejas / Sumos

Café
Digestivo

A fábula do vendedor de cachorros quentes

Era uma vez um homem que vendia cachorros - quentes à beira da estrada. Ele não dispunha de rádio, nem tv, nem jornais. Muito menos de computador. A sua única preocupação era produzir e vender bons cachorros-quentes.

Sabia anunciar, colocando cartazes ao longo da estrada e apregoando em voz alta e distinta o seu produto de grande qualidade, porque usava o melhor pão e a melhor salsicha.
Em resultado, os consumidores multiplicavam-se e o negócio crescia.
O seu sucesso permitiu que o seu filho pudesse ir estudar para a melhor universidade do País.


Um dia, já formado, o filho disse ao pai:
- O pai não ouve as notícias! A situação é dramática. O País está a atravessar um crise muito grave! O seu negócio vai sofrer e as suas vendas vão baixar.

Depois de ouvir o filho, o nosso homem pensou: O meu filho estudou na melhor universidade, lê jornais, vê televisão. Deve ter razão. O País está em crise e eu tenho que me adaptar para sobreviver!

Preparando-se para enfrentar a crise, mudou para um fornecedor mais barato de pão e de salsichas. Para economizar, deixou de fazer os cartazes de publicidade. Deprimido pela notícia da crise, deixou de apregoar em voz alta o seu produto.
As vendas...começaram a baixar, até o negócio falir.


Nesse momento, muito triste, o pai falou para o filho:
- Tu estavas certo, meu filho. Estamos a atravessar a maior crise de que há memória.

Um amigo meu, recém-chegado do Brasil, contou-me esta fábula, transcrita de um anúncio de imprensa. Podia ser, de facto, a realidade de muitas empresas que enfrentam o momento actual sem determinação, sem personalidade, nem estratégia.

Perante os problemas não vislumbram as oportunidades, naufragando no turbilhão da indiferenciação.

Se há momento que justifique a mais valia do Marketing é exactamente o actual, porque as marcas diferenciadas serão as que se manterão à superfície e que, numa fase posterior, velejarão mais rapidamente.

De facto, prefiro denominar o momento actual como um momento de segurança porque, a primeira prioridade deve ser a de aumentar a eficiência e segurar os nossos consumidores habituais.

Trocar o certo pelo incerto, apostando em novos mercados ou alargando o posicionamento da nossa marca, para novos territórios ou para o campo da concorrência, só deve ser considerado, se for muito bem sustentado e analisado.

in Imagens de Marca

Red Bull Cola - Strong and Natural

Uma nova ferramenta para o Marketing?

Site avalia desempenho sexual

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Classificar as relações sexuais e fazer estatísticas sobre horas, duração e desempenho. Agora existe um novo site que permite avaliar a performance sexual dos internautas.
O utilizador, depois de efectuar o registo do seu perfil, pode introduzir dados sobre a sua vida sexual, como a frequência, a duração, a hora, detalhes dos preliminares, entre outras descrições.
O site encarregar-se-á de mapear o percurso sexual do utilizador através de um calendário, assim como avaliar as relações numa escala de 1 a 5.

O Bedposted.com não aloja espaços para interacção social, deixando de lado a possibilidade de encontros sexuais na rede.
Mas, segundo o Washington Post, algumas informações dos avaliados estão visíveis, caso essa seja a vontade do utilizador.
A maior parte dos dados estao relacionados com marcações e estatísticas pessoais, servindo como um calendário individual e sexual.
Os responsáveis pelo site comprometem-se a não divulgar as informações de cada cibernauta ou utilizá-las como meio de divulgação na rede.

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http://www.bedposted.com/


Ana Afonso e Cláudia Leal

Gripe suína é oportunidade de negócio

Devido à crescente onda de medo em relação à gripe suína, empresas dedicadas à comercialização de máscaras cirúrgicas oferecem agora vários modelos destinados a pôr um sorriso na cara das populações afectadas pela epidemia.





Sem dúvida uma oportunidade de negócio a ser explorada.

Publicado por: Carlos Gaiola e Hugo Araújo

domingo, 17 de maio de 2009

Presentes docinhos

ChocoTelegram


De forma a abrir o apetite e mais uma semana intensa de trabalho, aqui deixamos um dica (docinha, diga-se de passagem) para todos.
ChocoTelegram é a possibilidade de enviar ou oferecer directamente a alguém uma mensagem personalizada, em forma de telegrama absolutamente original, em chocolate.
Pode oferecer ChocoTelegram a quem pretender, onde quer que esteja. Sempre de forma surpreendente, pessoal... e claro, muito doce! Em qualquer altura do ano, sempre em embalagem apropriada, através dos CTT Correios.

Cada quadrado é uma letra, número ou símbolo. Os quadrados com letras ou outros caracteres são feitos com o mais delicioso chocolate de leite. Os quadrados sem nada inscrito, sobretudo para separar palavras, são em chocolate branco.
ChocoTelegram é feito com o melhor chocolate belga, absolutamente irresistível, numa cremosidade e intensidade única que, aliadas à emoção doce com ele se pode "escrever", fazem desta, uma oferta sempre muito, muito, especial...


E com esta imagem tentadora aproveitamos desde já, para desejar as maiores felicidades a todos os finalistas.
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Ana Afonso e Cláudia Leal

Anúncios publicitários que repelem o consumidor

Existem alturas em que os anunciantes dão "um tiro no pé"...
Criativo ou repulsivo? Fica ao vosso critério...


Anúncio a um líquido de limpeza para mãos


Oral B:não o deixes na boca durante muito tempo

mais imagens aqui.

Publicado por: Carlos Gaiola e Hugo Araújo

sábado, 16 de maio de 2009

Ativism lança nova agência de publicidade, a Bottom Line



A Ativism está a lançar a Bottom Line, uma nova agência de publicidade que será liderada por José Blanco, profissional brasileiro de 63 anos e que até Dezembro era sócio da agência NBS. A nova agência será a 11ª unidade de negócio da Ativism, vai começar com 10 colaboradores e terá supervisão criativa, na fase de lançamento, de Nuno Jerónimo, director criativo da Ativism.

Ana Pereira & Pedro Robalo


sexta-feira, 15 de maio de 2009

Rebranding da PT. Uma nova imagem visual, a mesma Identidade.

PT apresenta a partir de hoje a nova identidade corporativa.

A empresa aproveita a campanha de publicidade para promover a rede de fibra óptica, para mostrar a nova imagem da empresa, acompanhada pela assinatura "PT. Gente com fibra".

A imagem foi desenvolvida pela Mybrand e aposta num azul que tem uma notoriedade enorme e que é também a cor da tranquilidade e da inovação".

O azul, o mesmo da TMN, passa assim a ser o território de toda a empresa.

A mudança deverá representar um investimento de apenas um milhão de euros.

Aparentemente este rebranding passa por um alinhamento com a TMN, o que não deixa de ser curioso, pois é a marca "mãe" que vai ao encontro da "filha", tudo a bem da coerência e consistência na imagem de marca, o que é crucial para o sucesso de uma marca como não me canso de afirmar nas aulas.