quinta-feira, 29 de junho de 2006

Publicidade Criativa III

KULTURLÂNDIA - Festa de Artes e Culturas de Penamacor

Caros BiMarketers,

Aqui vos deixo uma sugestão para os vossos tempos livres de 8 a 16 de Julho. Podem visitar a KULTURLÂNDIA a Festa de Artes e Culturas de Penamacor.

Podem consultar o programa em:

http://www.cm-penamacor.pt/kult2006/intro.html


Para qualquer esclarecimento ou ajuda por favor contactem a Cristina Manteigas, que já se disponibilizou para acompanhar todos os BiMarketers em visita ao seu concelho.

terça-feira, 27 de junho de 2006

Os melhores spots publicitários


No Cinema da Casa Municipal Da Cultura de Seia decorrerá no próximo dia 1, pelas 22H o Festival Internacional de Publicidade Publi... Fordoc. Depois do sucesso e adesão do ano anterior, as expectativas são ainda maiores.

Para estudantes de Marketing será um primeiro contacto ao que se passará na disciplina de Publicidade.

Deixo o convite a todos os interessados

Flávio Santos

Seminário de Gestão de Produtos e Marcas e Estudo do Mercado

A apresentação e discussão pública dos trabalho realizados no âmbitos das disciplinas de Gestão de Produtos e Marcas e Estudo do Mercado decorrerá nos dias:

* 29.06.2006 das 14:30 às 19:00
e

* 30.06.2006 das 9:00 às 13:00.

Na ordenação das apresentações será dada prioridade aos grupos dos alunos que apenas estão inscritos numa única disciplina.



As apresentações deverão ser realizadas com traje formal.

segunda-feira, 26 de junho de 2006

"PUBLI... CINEMA - THE HIRE"

Com a assinatura da Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes (FORDOC), que tem sido nos últimos três anos a entidade organizadora dos maiores eventos publicitários realizados nosso país, o PUBLI… CINEMA – THE HIRE foi um projecto especialmente criado para o Programa oficial “Videolab Coimbra 2006”. Com a passagem integral das 8 curtas-metragens da estratégia “BMW film séries”, o evento está marcado para dia 28 de Junho no Auditório FNAC do Centro Comercial Fórum de Coimbra, pelas 22 horas, e terá a apresentação conjunta de Paulo Antunes e Pedro Motta da Silva, que irão dividir os seus comentários entre a publicidade e o cinema.
Em 2001, assumindo uma iniciativa única, a BMW apostou numa estratégia de marketing inovadora que rapidamente virou caso de estudo. Consciente do poder crescente do cinema, a marca automóvel criou uma série de curtas-metragens, intitulada “The Hire”, para divulgação exclusiva na Internet. Depois de ser aclamada nos mais importantes festivais internacionais de publicidade, a colecção passou a fazer parte da exposição permanente do Museu de Arte Moderna. Protagonizada por Clive Owen (bem conhecido de “Sin City – A Cidade do Pecado”), a série é composta por 8 filmes e conta com a colaboração de uma verdadeira “dream team” de realizadores de Hollywood como David Fincher, Ridley e Tony Scott, John Frankenheimer, John Woo, Ang Lee, Wong Kar-Wai, Guy Ritchie, Joe Carnahan ou Alejandro González Iñarritu.
Ultrapassados os 100 milhões de visitantes ao site propositadamente criado para o efeito, a BMW retirou já os filmes do site para, desta forma, as curtas-metragens começarem o seu percurso de verdadeira preciosidade de coleccionadores. Marcado para o Auditório FNAC, dia 28 de Junho às 22:00 horas, este workshop é uma oportunidade única para conhecer, ou recordar, uma das estratégias de marketing mais interessantes da nossa história contemporânea.
Sinopses curriculares:
Licenciado em Gestão de Empresas, Paulo Antunes tem dividido a sua carreira pela formação, docência e consultoria com especial incidência nas áreas da comunicação, marketing, estratégia, criatividade e formação pedagógica. Com um curriculum que ultrapassa já os 100 seminários, Paulo Antunes é o orador regular e Presidente da Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes (FORDOC).
Licenciado em Multimédia e Mestre em Audiovisuais e Multimédia, Pedro Motta da Silva trabalhou numa agência de publicidade como editor de vídeo e, actualmente, é docente na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Film: Ambush.
Directed: John Frankenheimer.
Written: Andrew Kevin Walker.
Produced: Robyn Boardman e Aristides Mcgarry.
Cast: Clive Owen e Tomas Milian.
Time: 07:43

Film: Chosen.
Directed: Ang Lee.
Written: David Carter.
Produced: Robyn Boardman e Aristides Mcgarry.
Cast: Clive Owen e Mason Lee.
Time: 08:18

Film: The Follow.
Directed: Wong Kar-Wai.
Written: Andrew Kevin Walker.
Produced: Aristides Mcgarry e Robert Van de Weteringe Buys.
Cast: Clive Owen, Mickey Rourke e Adriana Lima.
Time: 08:48

Film: Star.
Directed: Guy Ritchie.
Written: Guy Ritchie e Joe Sweet.
Produced: Robyn Boardman e Aristides Mcgarry.
Cast: Clive Owen, Michael Beattie, Toru Tanaka Jr.e Madonna.
Time: 09:04

Film: Powder Keg.
Directed: Alejandro González Inárritu.
Written: Alejandro González Inárritu, David Carter e Guillermo Arriaga.
Produced: Robyn Boardman, Tapas Blank e Aristides Mcgarry.
Cast: Clive Owen, Stellan Skarsgard e Lois Smith.
Time: 10:04

Film: Hostage.
Directed: John Woo.
Written: David Cárter, Greg Hahn e Vincent Ngo.
Produced: Tony Scott, Ridley Scott e Jules Daly.
Cast: Clive Owen, Maury Chaykin e Kathryn Morris.
Time: 09:30

Film: Ticker.
Directed: Joe Carnahan.
Written: Joe Carnahan.
Produced: Tony Scott, Ridley Scott e Jules Daly.
Cast: Clive Owen, Don Cheadle e F. Murray Abraham.
Time: 09:47

Film: Beat The Devil.
Directed: Tony Scott.
Written: David Cárter, Greg Hahn e Vincent Ngo.
Produced: Tony Scott, Ridley Scott e Jules Daly.
Cast: Clive Owen, James Brown, Gary Oldman, Marilyn Manson e Danny Trejo.
Time: 09:45

Mais informações, brevemente, em www.fordoc.com

Sara Gaspar
(Dep. Comunicação)

domingo, 25 de junho de 2006

Ofertas de emprego


Uma posição na Google (Adwords) - publicidade, Dublin.


E outra no Jamba - entretenimento, Berlim.



Podem encontrar mais ofertas para portugueses aqui. Este sítio (Monster.com) tem feeds RSS, pelo que podem sempre ser avisados de novas ofertas.

quinta-feira, 22 de junho de 2006

Conceitos Criativos I (concorrência ao movimento uma imagem vale mais)

Equilíbrio


O post das novelas faz pensar um pouco na sociedade que estamos a criar, completamente desiquilibrada à beira de um pricipicio e pronta a dar um passo em frente. Impresionante como o materialismo anestesia lentamente toda a capacidade humana de ser, de pensar. Tudo é negócio, tudo se reduz a cifrões, dia dos namorados, natal,desporto ... O dinheiro é um bicho peludo com patas sujas, sebento e oleoso e na sua caminhada lenta consporca tudo o k encontra pelo caminho. Constantemente somos manipulados a pensar de uma forma unissona, para as empresas melhor poderem vender os seus produtos.


Enquanto profissionais, devemos perseguir os nossos objectivos, almejar à maximização do lucro tudo bem, nada contra, mas há coisas que não devemos esquecer, que a humanidade é algo mais que um amontoado de células carentes prontas a ser exploradas, deixo algo para pensar:

Uma vez perguntaram a Siddharta Gautama (mais conhecido por Buda) :

- O que mais te surpreende na HUMANIDADE ??
ele respondeu:

-Os Homens! Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro, e vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido!

Este é o ponto, não se vendam à facilidade do momento, fiquem com este post-it mental, o ser humano foi feito para amar, tudo e todos. Enquanto profissionais do marketing (para evitar polémicas de designação da profissão) devemos entender e respeitar a condição humana, procurando preços justos e tentando ser construtivo. Tudo nos é permitido mas será k tudo nos edifica?

Só assim podemos retribuir o equilibrio à sociedade, se nos atrevermos a ser nós próprios se tivermos coragem de dar valor ao k realmente tem, se ousarmos evitar os caminhos por onde se arrastam as multidões. Preparem-se k não é um caminho fácil, mas nada que um bom chá não cure como diz o professor Leitão.



Ass Great Houdini

Ps: já k se falou em amor a mais poderosa das magias, deixo para mim uma das mais belas definições de amor, só pela beleza...

“o amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (I coríntios 13: 4-7) Apóstolo Paulo.

Uma imagem vale mais VI

Johannesburg Zoo

Fórum Web Marketing 2006

Apresentação pública dos briefings, inquéritos ao cliente e relatórios dos web sites desenvolvidos no âmbito da disciplina de Comércio Electrónico e Web Marketing.

Data: 26 de Junho de 2006.

Horário: 9h00m - 17h00m.

Local: Edifício Ernesto Cruz, Anfiteatro Padre António Videira Pires (7.21)

Curtas e grossas:

(i) O fórum é aberto à comunidade.

(ii) Um obrigado a todos os que viabilizaram este elenco de trabalhos e, sobretudo, a todos os que, de forma adulta e profissional, trabalharam, autonomamente, na senda do saber fazer.

quarta-feira, 21 de junho de 2006

Oficina de Criatividade (Notícia Urbi)

Activar a imaginação
Por Cátia Felício

Acordar as ideias que há dentro de cada um foi um dos intuitos da Oficina da Criatividade, realizada dia 6 de Junho na UBI

Uma folha de papel em branco. Um livro do Wally. Um bloco de post-it. Para entrar na Oficina da Criatividade havia um requisito obrigatório. Todos os interessados tinham de levar um objecto que simbolizasse a identidade do marketing. Muitos outros objectos se seguiram: um clip, um saco fechado cheio de ar dentro, uma fotografia. Pretendia-se através de vários exercícios mostrar que as ideias são fundamentais para o desenvolvimento do marketing, sendo importante conhecer e dominar as ferramentas de catalização da criatividade.

Ricardo Rodrigues e Paulo Duarte, professores de marketing, coordenaram este workshop que decorreu dia 6 de Junho, a partir das 16 horas, no Pólo IV da Universidade da Beira Interior. O objectivo era fazer com que os participantes, na maioria do curso de marketing, aprendessem a desenvolver a criatividade e a ter ideias. “O processo de formar ideias não é uma coisa linear”, afirma Paulo Duarte.

“Vem aprender a fazer ideias” foi o slogan que acompanhou o anúncio desta Oficina da Criatividade. O Departamento de Gestão e Economia aproveitou a ocasião para apresentar o Abrideias . “É um abrigo para dar às vossas ideias", diz Paulo Duarte.
Entre várias ideias partilhadas ao longo do workshop, Ricardo Rodrigues diz que “todos podemos ser criativos”. O primeiro exercício consistia em desenhar um extraterrestre. Outros exercícios foram sendo apresentados por Paulo Duarte aos participantes, curiosos de cada vez que lhes era anunciado o próximo desafio. Um deles consistia em tirar um objecto de uma grande caixa de papelão e a partir desse objecto promover a universidade. Os alunos de marketing presentes deram asas à imaginação e no final ainda sugeriram slogans para o Abrideias, o novo espaço do Departamento de Gestão e Economia.

Notícia Original Aqui

Lançamento do Manual de Benchmarking

A Universidade da Beira Interior e a Editora Publisher Team gostariam de o (a) convidar para o lançamento do livro “Manual de Benchmarking para as Universidades - Instrumento de reforço da competitividade e da identidade territorial” elaborado pela equipa de investigação do projecto OBSEREGIO.

O lançamento irá decorrer no próximo dia 28 de Junho, pelas 17 horas, na Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior.
A apresentação será feita pelo Professor Simões Lopes.

Agradecemos a confirmação da sua presença até ao dia 23 de Junho para o e-mail gaapi@ubi.pt ou para o telefone e fax: 275 319 000, extensão 3283 e 275 319 056.

Convite
Revisão do livro

Novelas da TVI dominam preferências dos telespectadores


A TVI colocou ontem (19.06.2006) quatro novelas no Top5 de preferências dos telespectadores portugueses. À novela
"Dei-te Quase Tudo" coube o privilégio de assumir a primeira posição do ranking, com uma audiência média de 21% e um share de 51,4%.


Nas posições seguintes do ranking a estação de Queluz colocou os programas:
- Tempo de Viver (17,7% / 44,7%);
- Jornal Nacional (13,3% / 37%);
- Morangos com Açúcar (13,1% / 44,6%);
- Fala-me de Amor (11,9% / 39,8%).

Será isto normal?

segunda-feira, 19 de junho de 2006

quarta-feira, 14 de junho de 2006

Avaliação de Marketing Internacional

A data de realização da frequência de Marketing Internacional foi alterada para Sexta-feira dia 23.06.2006, entre as 10:00 às 12:00 horas na sala 7.13.

segunda-feira, 12 de junho de 2006

Três pontos já cá cantam!

Agora só espero que seja como no europeu: Que o último resultado seja igual ao primeiro!


sexta-feira, 9 de junho de 2006

Hoje começa o mundial!

Campanha de outdoors do Canal 2, que pelos vistos é quem passa os jogos do mundial na Bélgica.
A agência é a Duvalguillaume Antwerp.

Quatro longas semanas de MUNDIAL DE FUTEBOL. A partir de 9 de Junho.

terça-feira, 6 de junho de 2006

A outra face do marketing

A responsabilidade social das empresas está cada vez mais na ordem do dia. As grandes empresas compreenderam que podem colher frutos maiores e mais saborosos se alimentarem se regarem os seus pomares e alimentarem convenientemente as árvores.

Agora é a vez da Pfizer Consumer Healthcare, que decidiu cuidar dos seus "pomares" e para tal vai investir 70 mil euros numa campanha de responsabilidade social com o slogan “Hextril e a sua Farmácia vão mudar a vida de uma criança em 2006”.

Com o objectivo de apoiar as crianças da Associação Ajuda de Berço da
campanha a empresa conta com o apoio de 270 farmácias em todo o país.

Para esta promoção foi criada a mascote Super Xtril que protagoniza a campanha que vai estar presente em calendários do Super Xtril, expositores de balcão, t-shirts do Super Xtril, entre outros.

Já agora, se alguém estiver interessado em ir trabalhar para a pfizer pode começar aqui. Há lugares disponíveis em Portugal.

domingo, 4 de junho de 2006

Os direitos dos Blogues

Tribunal da Califórnia concede direitos jornalísticos a Blogers

Uma decisão inédita e que poderá mudar o jornalismo na era digital foi tomada pelo Court of Appeal (Tribunal de Recurso) de San Jose, na Califórnia, que considerou que os bloguers, do mesmo modo que os jornalistas tradicionais, têm direito a manter a confidencialidade das suas fontes.

Segundo o San Francisco Chronicle, um grupo de bloguers decidiu ir a tribunal depois da multinacional Apple ter tentado força-los a revelar a identidade da pessoa, provavelmente um empregado da empresa, que lhes forneceu detalhes de um projecto denominado Asteroid, cujas informações foram rapidamente difundidas em várias páginas de internet.

Os três juizes que analisaram o caso, numa sentença de 69 páginas, decidiram que os blogers não têm obrigação de revelar as suas fontes e podem proteger-se nas mesmas leis que defendem os jornalistas tradicionais, quer na Primeira Emenda, quer na Shield Law da Califórnia.

A decisão do Court of Appeal de San Jose, que veio contrariar uma do Santa Clara County Superior Court, fala das alterações na forma em que se conseguem e publicam notícias. Nesta deliberação, o tribunal considera que as páginas de Internet devem ser tratadas da mesma forma que jornais, televisões e rádios.

Por seu turno a Apple argumentou que os bloguers não podem ser considerados jornalistas, mostrando também a sua preocupação para com o facto de a internet facilitar a divulgação pública dos seus segredos e, consequentemente, à concorrência. A empresa, que não processou directamente os bloguers, pôs em tribunal o servidor de internet, que tem acesso aos e-mails trocados entre os bloguers e as suas fontes.

A sentença assinala ainda que os direitos dos bloguers são extensivos à protecção dos seus e-mails, chamadas telefónicas e documentos escritos.

Será que isto se aplica a Portugal?

sexta-feira, 2 de junho de 2006

Marketing de causas



Um bom video de Marketing de causas:



Áreas de marketing e comercial continuam a garantir emprego

Por Rui Oliveira Marques

De acordo com a Ray Human Capital, as áreas comercial e de marketing são aquelas que têm registado maior oferta de emprego. Segundo um estudo da consultora, a maioria das empresas pretende contratar durante 2006

Nos próximos seis meses deverá aumentar o número de postos de trabalho nas empresas, adianta um estudo divulgado pela consultora Ray Human Capital. A consultora inquiriu 50 empresas entre Dezembro de 2005 e Fevereiro deste ano. Os resultados indicam que 62% das empresas prevêem aumentar o número de colaboradores, contra os 6% que considera diminuir a equipa. "Parece, desta forma, expressar-se uma tendência positiva no que diz respeito ao mercado de emprego, dados que são suportados pela melhoria da confiança das empresas dos vários sectores identificada pelos inquéritos realizados pelo INE em Fevereiro de 2006", comenta a empresa em comunicado. A consultora indica que estes valores vão ao encontro dos número do INE que apontam para uma quebra do crescimento do desemprego a nível nacional. Mesmo assim, 21% das empresas referiram ter diminuído seus quadros de pessoal, enquanto 18% mantiveram os quadros estáveis. Não deixa ainda de ser relevante que 79% das empresas que responderam encontram-se em processos de mudança na estrutura das suas equipas.

O estudo da Ray Human Capital adianta também que para recrutar novas pessoas, as empresas optam, em 24% dos casos, por entidades especializadas externas à empresa, contra os 76% que respondem às necessidades de aumento da equipa com base nos seus recursos internos. Dez por cento dos inquiridos indicam que o site da própria empresa é uma fonte de recolha de candidaturas, sinal da importância que as novas tecnologias começam a ganhar no recrutamento. A Ray sublinha, no entanto, o peso que o contacto pessoal representa na hora de contratar novas pessoas. É um "factor indicador de uma menor maturidade do nosso mercado de emprego", define a Ray Human Capital, que acredita que "quando não complementada com uma avaliação posterior da adequabilidade ao posto, pode apontar para uma abordagem menos objectiva e portanto mais falível no que diz respeito à selecção de novos elementos para a organização".

Os sectores mais procurados
A procura de profissionais com experiência destaca-se no sector comercial, que representa 20% dos postos preenchidos. Os recursos humanos e marketing ocupam 14,2% e 13,2% dos novos postos, respectivamente. A área da produção surge com 11,3% das ofertas. No entanto, há sectores em que a evolução tem sido negativa. Em retracção observam-se as funções ligadas às áreas administrativa e financeira, informática e comunicações, investigação e desenvolvimento, e logística que, no seu conjunto, absorvem 24,5% das necessidades de emprego.

Segundo a Ray Human Capital, outro dado interessante prende-se com o facto de 3,8% das contratações do último semestre do ano passado terem sido ao nível da direcção geral das empresas, "situação que poderá indiciar alguma renovação ao nível dos gestores de topo das organizações analisadas", observa a consultora.

A fechar, as variáveis relacionadas com os perfis de profissionais procurados, apontam para uma distribuição equilibrada entre os dois sexos: 52% de homens para 48% de mulheres. A variável experiência continua a ser importante. O estudo indica que em 85% das ofertas é exigido aos candidatos um percurso profissional anterior.

Notícia copiada de Meios & Publicidade

Uma imagem vale mais V

quinta-feira, 1 de junho de 2006

Revista GQ com duas capas

A edição de Junho da revista GQ, do grupo Cofina, vai chegar às bancas com duas capas distintas. José Mourinho e Merche Romero serão as figuras presentes na primeira página da revista, que irão dividir a atenção dos leitores que no interior irá conter os mesmos conteúdos, apenas as capas irão diferenciar-se pela figura escolhida.

A tiragem desta edição será reforçada, apesar de ainda não estar definido um número nem a percentagem de exemplares impressos com cada figura. Esta acção segue a tendência das suas irmãs europeias, de forma a inovar para captar a atenção dos seus leitores.



Eu já sei qual vou comprar. E tu?