Activar a imaginação
Por Cátia Felício
Acordar as ideias que há dentro de cada um foi um dos intuitos da Oficina da Criatividade, realizada dia 6 de Junho na UBI
Uma folha de papel em branco. Um livro do Wally. Um bloco de post-it. Para entrar na Oficina da Criatividade havia um requisito obrigatório. Todos os interessados tinham de levar um objecto que simbolizasse a identidade do marketing. Muitos outros objectos se seguiram: um clip, um saco fechado cheio de ar dentro, uma fotografia. Pretendia-se através de vários exercícios mostrar que as ideias são fundamentais para o desenvolvimento do marketing, sendo importante conhecer e dominar as ferramentas de catalização da criatividade.
Ricardo Rodrigues e Paulo Duarte, professores de marketing, coordenaram este workshop que decorreu dia 6 de Junho, a partir das 16 horas, no Pólo IV da Universidade da Beira Interior. O objectivo era fazer com que os participantes, na maioria do curso de marketing, aprendessem a desenvolver a criatividade e a ter ideias. “O processo de formar ideias não é uma coisa linear”, afirma Paulo Duarte.
“Vem aprender a fazer ideias” foi o slogan que acompanhou o anúncio desta Oficina da Criatividade. O Departamento de Gestão e Economia aproveitou a ocasião para apresentar o Abrideias . “É um abrigo para dar às vossas ideias", diz Paulo Duarte.
Entre várias ideias partilhadas ao longo do workshop, Ricardo Rodrigues diz que “todos podemos ser criativos”. O primeiro exercício consistia em desenhar um extraterrestre. Outros exercícios foram sendo apresentados por Paulo Duarte aos participantes, curiosos de cada vez que lhes era anunciado o próximo desafio. Um deles consistia em tirar um objecto de uma grande caixa de papelão e a partir desse objecto promover a universidade. Os alunos de marketing presentes deram asas à imaginação e no final ainda sugeriram slogans para o Abrideias, o novo espaço do Departamento de Gestão e Economia.
Notícia Original Aqui
quarta-feira, 21 de junho de 2006
Oficina de Criatividade (Notícia Urbi)
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