sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Com as compras de natal à porta, devemos, enquanto consumidores pensar na descoberta de Eric Spangenberg, da Whashington State University College que conseguiu um achado espantoso ao descobrir que o cheiro de uma loja pode fazer com que os consumidores gastem mais dinheiro. Segundo ele, quanto mais simples for o cheiro presente no ambiente, mais espaço o seu cérebro vai ter para reagir aos impulsos da compra.

Para a pesquisa, foi observada uma loja pela qual passaram 400 consumidores num período de 18 dias. Em determinados dias, foi usado um aromatizador com odor de laranja simples, enquanto que, em outros, um perfume complexo composto de laranja e chá verde tomou conta do ambiente. Houve ainda dias em que nenhum aroma artificial foi utilizado.

Os resultados mostraram que os consumidores que estavam na loja enquanto o aroma simples de laranja estava a ser utilizado gastaram, em média, 20% a mais.
Os odores simples requerem um nível de processamento mental menor, o que dá espaço para o cérebro perceber melhor factores como o desejo de compra e a própria embalagem do produto. “A grande maioria das pessoas processam isso [o cheiro] no inconsciente, mas isso tem um impacto sobre elas”, afirmou Spangenberg.

Fonte: businessnewsdaily.com
Traduzido e adaptado.

Francisco Oliveira
24656 - Marketing

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