A cadeia de
restaurantes fast-food McDonald’s anunciou uma quebra de 1,8% das vendas
comparáveis em Outubro, face ao período homólogo, algo que não
acontecia desde Abril de 2003. A actividade da empresa recuou em todos
os mercados.
Os resultados dizem respeito às vendas
comparáveis, o que engloba apenas as vendas das lojas (quer sejam lojas
próprias ou franquias) da marca que estão abertas há pelo menos 13 meses
(incluindo as que estiveram fechadas temporariamente). Em Outubro do
ano passado, as vendas subiram 5,5%.
Nos Estados Unidos da América, o
principal mercado da McDonald’s, representando cerca de um terço das
receitas da companhia, as vendas comparáveis recuaram 2,2%. Os
resultados ficam a dever-se sobretudo a uma “procura modesta e ao
aumento da competitividade”, explica a McDonald’s em nota de imprensa
disponibilizada no seu site. No mercado norte-americano, alguns
concorrentes da marca, como as cadeias Burger King, Wendy’s e Taco Bell
têm procurado diversificar o seu portefólio, por forma a conquistar
quota de mercado à empresa liderada por Don Thompson.
No mercado europeu, onde o bom
desempenho da marca no Reino Unido foi penalizado pela quebra noutros
mercados, as vendas também diminuíram 2,2%. Para combater o ambiente de
“incerteza económica” que afecta o segmento da restauração no Velho
Continente, a McDonald’s prepara-se para reforçar, no mercado europeu, a
aposta em publicidade e lançar “novos menus com maior diversidade de
preços”, bem como “melhorar a experiência nos seus restaurantes para
atrair mais clientes”, anuncia a marca.
Já nos mercados Ásia/Pacífico, Médio
Oriente e África, as vendas regrediram 2,4% em Outubro, com os piores
resultados a verificarem-se no Japão, Austrália e China. Nestes
mercados, a empresa prepara-se para alargar a oferta de menus adaptados
ao gosto local, como prova a abertura de duas lojas vegetarianas na Índia.
«Apesar de as vendas de Outubro
reflectirem os desafios actuais do mercado global, estou confiante que
as estratégias e ajustamentos que estamos a implementar irão conduzir a
um aumento das vendas e dos lucros», refere Don Thompson, presidente e
CEO da McDonald’s.
A McDonald’s tem à volta de 34 mil restaurantes num total de 119 países e serve cerca de 69 milhões de clientes por dia.
Fonte: www.marketeer.pt
Claudia Pinto nº26374
Sem comentários:
Enviar um comentário