sexta-feira, 30 de novembro de 2012
Para a pesquisa, foi observada uma loja pela qual passaram 400 consumidores num período de 18 dias. Em determinados dias, foi usado um aromatizador com odor de laranja simples, enquanto que, em outros, um perfume complexo composto de laranja e chá verde tomou conta do ambiente. Houve ainda dias em que nenhum aroma artificial foi utilizado.
Os resultados mostraram que os consumidores que estavam na loja enquanto o aroma simples de laranja estava a ser utilizado gastaram, em média, 20% a mais.
Os odores simples requerem um nível de processamento mental menor, o que dá espaço para o cérebro perceber melhor factores como o desejo de compra e a própria embalagem do produto. “A grande maioria das pessoas processam isso [o cheiro] no inconsciente, mas isso tem um impacto sobre elas”, afirmou Spangenberg.
Fonte: businessnewsdaily.com
Traduzido e adaptado.
Francisco Oliveira
24656 - Marketing
Coca-Cola promove o património português
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
Black Friday com vendas recordes nos EUA
A Black Friday, considerada a abertura das compras de Natal, acontece na quarta semana de novembro nos EUA (e já também noutros países).
É dedicada pelos consumidores a frenéticas compras de Natal e pelas empresas a esforços de publicidade e promoções extraordinários.
Este ano as vendas alcançaram mais de 45 mil milhões de euros , sendo que as vendas na Internet superaram pela primeira vez o valor de mil milhões de dólares.
Podem ver aqui um artigo interessante sobre as loucuras que passam pelos cérebros do consumidores na Blac Friday.
domingo, 25 de novembro de 2012
Angry Birds destrona Coca-Cola e Pepsi nos refrigerantes
A marca Angry Birds (da Rovio) é um sucesso que vai muito além dos jogos para smartphones ou internet. Na Finlândia, o seu país de origem, Angry Birds é também o nome do refrigerante mais vendido, que inclusivamente supera gigantes como a Pepsi e a Coca-Cola, segundo o Blue Bus, que cita o The Next Web. Peter Vesterbacka, CMO da Rovio, informa que a bebida – que tem sabor a frutas – estará brevemente disponível também na Austrália e na Nova Zelândia. Resta esperar pela sua chegada a Portugal!
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
terça-feira, 20 de novembro de 2012
Vendas a subir nos jogos video
O jogo Halo 4 para a consola XBox 360, da Microsoft, vendeu 220 milhões de dólares no dia de lançamento, 6 de novembro.
A Microsoft fala de cerca de 300 milhões de dólares de vendas na primeira semana.
O resultado, apesar de bastante abaixo dos valores da série Call of Duty (disponível para todas as plataformas), é um record para a serie Halo, que em 2010 tinha vendido 200 milhões na primeira semana de Halo Reach.
segunda-feira, 19 de novembro de 2012
Eurobest está de regresso a Lisboa
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
Pepsi lança bebida que absorve gordura
domingo, 11 de novembro de 2012
Coca-Cola terá rede social semelhante ao Instagram
Vendas da McDonald’s caem pela primeira vez em nove anos
L'Odyssée de Cartier
No seguimento da unidade curricular "Gestão de produtos e marcas", aqui está um grande exemplo, com um video pormenorizado e bem representativo do que o luxo pode ser...
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
Crowdfunding
A comunidade já há vários anos que conhece o conceito através da rede Kiva, mas desde o ano passado que o crowdfunding tem crescido em Portugal.
No fundo é um esforço coletivo, normalmente através da Internet, de recolher fundos para financiar projetos de outros, sejam de empreendedorismo, artísticos, ambientais, investigação científica, desenvolvimento de software, etc.
Alguns dos principais sítios portugueses são o PPL (que ajudou a financiar por exemplo o último álbum dos Primitive Reason), MassiveMov, Redebiz, ou a Naturfunding.
Mais informação aqui.
Ou podem ver a Tedx de Victoria Westcott
Imagem retirada daqui.
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
Freeport triplica descontos às quintas-feiras
Fonte: Revista Marketeer
Margarida Monteiro
nº 24574
domingo, 4 de novembro de 2012
Vodafone
A Vodafone regressa na segunda-feira, 5 de Novembro, às ruas de Lisboa e Porto com mais uma iniciativa Momentos Vodafone, desta vez oferecendo castanhas assadas. Em Lisboa, as castanhas podem ser provadas na Action Store Vodafone no Parque
No Porto, as castanhas assadas serão oferecidas de 5 a 8 de Novembro na Casa da Música, no Hospital de S. João, na Rotunda da Circunvalação, na Foz (Castelo da Foz) e no Edifício Vodafone na Av. da Boavista (apenas no dia 5). Entre os dias 6 e 8 estarão também na Rotunda da Boavista, junto à Loja da Vodafone.
Em todos estes locais a oferta de castanhas decorrerá entre as 12h00 e as 19h00
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
E-UBIVERSO
Alunos de Marketing e da UBI, desde já quero destacar que este post apenas têm como fim publicitar e dar a conhecer uma lista que vai concorrer ao conselho geral. Não querendo criar atritos por isto, apenas digo que todos os estudantes devem estar atentos ao que se passa à vossa volta, vocês TODOS têm o dever e o direito de se informar de cada uma das 5 listas existentes e dia 6 votar naquela que acham mais apropriada.
Eu fazendo parte de uma delas, deixo-vos aqui um pouco de informação sobre a mesma.
E-UBIVERSO É Diversidade. É Motivação. É Coesão. É Autonomia. É Responsabilidade. 10 estudantes, 10 cursos ao Conselho Geral da Universidade da Beira Interior
.
JUNTOS SOMOS MAIS, UNIDOS VAMOS REPROGRAMAR A MUDANÇA!
+Info em https://www.facebook.com/E.Ubiverso
Ricardo Gugel.
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
Apple nunca mais conseguirá usar o factor surpresa
iPad Mini foi desvendado meses antes da sua apresentação oficial!
No início do ano e porque a questão já era importante e criava
problemas estruturais na Apple, o CEO da Apple – Tim Cook – disse
abertamente que iria dobrar as medidas que conferiam aos projectos da
marca de Cupertino, um maior secretismo. Mas não funcionou! Aquela
célebre frase que assinalava o momento WOW “one more thing” já
não existe – facto foram todos os pormenores do iPhone 5 que vieram a
público muito antes deste ser apresentado oficialmente.
Poderá a Apple voltar a conseguir ter os seus projectos em segredo?
Provavelmente não. Um relatório recente mostra que depois de
conversar com um número de funcionários da Apple sob a condição de
anonimato, este refere que enquanto o “Quartel General” da Apple em
Cupertino é tão secreto, como sempre, nos novos produtos, no que toca às
empresas de produção asiáticas a Apple aqui nada pode pode fazer. São
muitas as fugas de informação de todos e mais alguns detalhes, tanto na
produção como na cadeia de abastecimento.
Segundo um funcionário da Apple:
refere ainda que…
E porque está em desuso?
Enquanto as pessoas que trabalham directamente para a Apple têm orgulho em manter o segredo, até porque é uma forma de mostrar respeito pelo árduo trabalho dos seus colegas, o mesmo não se passa com os alguns trabalhadores asiáticos. Estes vêem as fugas de informação como uma rampa de promoção, e têm bastante tempo para trabalharem a fuga de informação, isto porque a Apple, dado o volume de produção, está obrigada a colocar os produtos em produção meio ano antes do seu lançamento.
Temos visto fugas de informação que vão desde a peça mais visível, ao mais ínfimo conector. Tudo vem parar à web!
E as fugas de informação vão piorar! Isto porque cada vez mais e tendo em conta as quezílias entre marcas, existem milhares de pessoas que não têm interesse nenhum em manter em segredo as novidades que a Apple prepara. Enquanto a Apple não produzir dentro de portas, nos Estados Unidos, será cada vez mais difícil manter qualquer segredo sobre qualquer novo produto, até porque muitos funcionários entendem que estas fugas os podem projectar no mundo da web e até noutros negócios em torno destas informações.
Por outras palavras, digam adeus ao factor surpresa, ao tão esperado “one more thing”. A Apple é uma vítima de si mesma, do seu crescente e massivo sucesso. Embora nenhum executivo e nem mesmo nenhum apreciador da marca esteja contente com este facto, a verdade é que até na Apple já se sente que este cenário tornou Tim Cook mais secreto e silencioso que o próprio Steve Jobs alguma vez o foi.
A Apple é grande demais para manter qualquer coisa em segredo. Existem elos fracos a mais numa corrente tão grande e tão dispersa.
Fonte: http://arstechnica.com/apple/2012/10/apples-secret-garden-the-struggle-over-leaks-and-security/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+arstechnica%2Findex+%28Ars+Technica+-+All+content%29
Vasco Lindeza, Nº 28632.