Samsung e LG são duas das empresas acusadas de fixação de preços e fraude contra o consumidor, pelo regulador do mercado sul-coreano, de onde as marcas são originárias e onde lhes serão aplicadas multas cujo valor total ultrapassa os 30 milhões de euros.
O processo foi intentado contra seis operadoras e fabricantes de telemóveis a operar no país: Samsung Electronics Co, LG, Pantech, SK Telecom, KT e LG Uplus, relata o The Register, citando informação avançada pela agência noticiosa local Yonhap. Todas elas foram consideradas culpadas de práticas fraudulentas contra os consumidores.
O processo foi intentado contra seis operadoras e fabricantes de telemóveis a operar no país: Samsung Electronics Co, LG, Pantech, SK Telecom, KT e LG Uplus, relata o The Register, citando informação avançada pela agência noticiosa local Yonhap. Todas elas foram consideradas culpadas de práticas fraudulentas contra os consumidores.
O esquema consistia na fixação artificial de preços acima dos devidos por determinados telemóveis, que depois as operadoras ofereciam a condições mais atrativas desde que os clientes aderissem a contratos que implicavam a fidelização aos seus serviços, explica a imprensa internacional.
"As empresas tiraram partido das complexas práticas em matéria de determinação de preços no mercado das comunicações móveis para enganar os consumidores", afirmou um porta-voz da Fair Trade Commission, citado pela agência.
O organismo sul-coreano responsável pela regulação do mercado considerou existirem 209 modelos de telemóveis nesta condição e aplicou multas no valor global de 45,3 mil milhões de wons (cerca de 31 milhões de euros).
A operadora SK Telecom, considerada a maior prevaricadora, foi também a mais "castigada", sendo-lhe aplicada uma multa de 20 mil milhões de wons (13,7 milhões de euros). Entre as fabricantes, foi a Samsung quem se portou pior, pelo que vai ter de pagar 14,2 mil milhões de wons (mais de 9,6 milhões de euros).
Para além das multas, as empresas serão obrigadas a revelar quais os montantes exatos envolvidos nestes esquemas para incentivar as vendas, e a prática será proibida pela FTC no futuro, acrescenta-se.
Fonte: TEK
29461- João Clemente
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