quinta-feira, 30 de junho de 2011

Estudo sobre hábitos de consumo da geração 18-28

O “C” – The Consumer Intelligence Lab – acaba de lançar um estudo dedicado ao conhecimento e análise dos comportamentos de mudança da geração dos 18 aos 28 anos. Este estudo surge num momento em que as marcas reconhecem a necessidade de compreender melhor o nível de adaptação e resposta dos jovens ao seu contexto.

No âmbito desta investigação, o C criou o C-Spotters, um painel composto por 50 jovens entre os 18 e os 28 anos que serão acompanhados quotidianamente durante seis meses. Para o efeito, além de contactos presenciais, foi desenvolvida uma plataforma social privada, através da qual serão lançados temas para discussão. O “C” quer conversar sobre o quotidiano destes jovens, saber o que os preocupa, o que os faz feliz, quais os seus planos de futuro, como vêem a sua relação com os outros, com a tecnologia, com o dinheiro, com o consumo, etc.

Ao contrário da geração que os precede, que teve a garantia de um emprego e que pôde fazer planos – casar, comprar casa, constituir família -, esta geração dos quinhentos euros, como é apelidada, vive na incerteza: um dia-a-dia sem prisões mas também sem projectos de futuro.

Para além desse contexto de precariedade, existem outros factores como a diversidade das suas preferências, a dispersão da sua atenção ou a vivência intensa em rede e no mundo digital, que contribuem para complexificar uma realidade de consumo que as marcas / empresas que financiam o projecto “C” pretendem descodificar.

Este estudo tem como objectivo ajudar as empresas a perceber de que forma os modelos de negócio existentes, materializados em marcas, produtos, comunicação e canais de distribuição, se devem ajustar para melhor explorar a diversidade de consumidores que este segmento encerra.
Fonte:http://www.hipersuper.pt/2011/06/27/%E2%80%9Cc%E2%80%9D-lanca-estudo-sobre-habitos-de-consumo-da-geracao-18-28/
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A metodologia, bem como a dimensão da amostra deste estudo suscitam-me fortes dúvidas quanto à relevância das conclusões, contudo como não gosto de condenar sem ver as provas, vou aguardar para ver o que concluem deste estudo.

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