terça-feira, 12 de abril de 2011

Publicidade - O Poder da Internet (e do Comportamento Humano)

A Internet tem-se vindo a tornar no principal meio impulsionador de propaganda da história, e não é de admirar. Basta uma frase marcante, dita no lugar e na hora certa, ou mesmo, e na maior parte dos casos, um vídeo espantoso, que alguém teve a sorte de captar no momento exacto, para esse vídeo se tornar viral e se espalhar pelas redes sociais.

O que é facto é que cabe aos departamentos de Marketing estarem atentos a estes casos, pois nunca se sabe quando um vídeo se torna viral e contem, também, algo com que possam trabalhar para publicitar o seu produto.

E se não aparecer algum assim? Bem...com as maravilhas disponibilizadas pela tecnologia hoje em dia, podemos pegar numa câmera e encena-lo! Porque não? Temos os meios, as personalidades, os acontecimentos...só falta mesmo dar-lhe vida!

Foi isso que a Pepsi fez - e, na minha opinião, muito bem - ao "tentar" forçar um vídeo viral. E porque coloco "forçar" entre aspas? Porque eles estudaram a situação e viram que não tinham nada a perder, e eis porquê.

Num dos cenários possíveis, o vídeo seria passado e repassado para os amigos e família na web por ser algo tão espantoso feito pelo jogar David Beckham para a marca, de uma forma tão inesperada e espontânea.

Noutro, as pessoas notariam que era FAKE (falso), mas passa-lo-iam de igual forma, nem que fosse para dizer apenas "Olha para isto, a tentarem enganar o pessoal. A tentarem fazer com que pensemos que é verdade? Sim, sim, pois... Vou meter no facebook e vou escrever o que penso!". Contudo, é apenas isso que a empresa quer! Publicidade!

O que é facto, é que em qualquer um dos cenários, eles conseguem-na, e isso é o que realmente interessa e era pretendido pela Pepsi! Mas mesmo assim, há muita gente que não compreende que esta está a utilizar apenas o nosso sub-consciente, ou Reverse psychology ou seja o que for que lhe queiram chamar para os objectivos que ela quer - causar polémica e, com esta, publicidade gratuita!

Oh, as maravilhas da Psicologia Humana...


Por: Gonçalo Nabais, Nº27707

1 comentário:

bimktuser disse...

Bom post sim senhor!



by: André Fernandes