sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O marketing, as embalagens e o ambiente

Desde há muito que os sacos plásticos têm sido usados pelas empresas como forma de publicidade e comunicação, contudo o seu ciclo de vida pode estar a ficar ameaçado.

Nos Estados Unidos da América os sacos plásticos utilizados nos supermercados estão sob ataque. Apesar de uma lei da Califórnia que proibia os sacos de plástico não ter sido aprovada pelo Estado, as cidades individuais estão a tomar medidas legais contra eles.

As comunidades de Califórnia de Fairfax, em Malibu, em Palo Alto, San Francisco e proibiram os sacos de plástico. Já Washington, DC resolveu aplicar uma taxa de 5 cêntimos por cada saco descartável.

Lutando contra a proibição do saco de plástico está a Save the Plastic Bag Coalition, que reivindica as informações que circulam na Internet sobre sacos de plástico são falsas e que "sacos de papel [são] pior para o meio ambiente". Também contra a proibição está o American Chemistry Council, que defende a reciclagem nas lojas. Proibição ou taxação elimina "a capacidade de reciclar os sacos de plástico" e "coloca os trabalhadores do sector no desemprego", de acordo com Keith Christman do Conselho.

Em Portugal, algumas lojas optaram por cobrar os sacos, contudo essa abordagem apenas transfere mais um custo para os consumidores, pois na realidade os sacos seguem o seu ciclo de vida normal.

Aparentemente, esta delicada questão ambiental está longe de terminar.

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