segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Empresas do Parkurbis vencem concurso do MIT


Estão seleccionados os quatro projectos vencedores do concurso internacional de empreendedorismo e inovação promovido pelo ISCTE - IUL, em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), o Deshpande Center for Innovation, a Sloan Business School e a Caixa Capital (Grupo Caixa Geral de Depósitos).

Os vencedores foram anunciados pelo secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, durante a cerimónia oficial que decorreu a 30 de Setembro no ISCTE-IUL. Cada um dos vencedores recebeu um prémio de 100.000 € e irá disputar uma grande final, onde o melhor dos quatro irá receber mais 100.000 €.

• Na categoria de Ciências da Vida, o projecto vencedor foi a PLUX com sede no Parkurbis. A equipa constituída por Hugo Gamboa, Filipe Silva, Hugo Silva e Rui Falcão, apresentou uma solução de fisioterapia (bioPLUX clinical) que ajudará as pessoas que sofrem de disfunções, libertando-as do recurso diário a clínicas de fisioterapia.

• Na categoria de Sistemas Sustentáveis de Energia e Transporte, a Waynergy, um projecto de Francisco Duarte e Filipe Casimiro, foi aquele que mais se destacou. Esta equipa concebeu uma solução que aproveita o movimento de pessoas e veículos sobre o pavimento para gerar energia eléctrica.

Esta primeira edição do ISCTE-IUL MIT-Portugal Venture Competition recebeu um total de 95 candidaturas e envolveu mais de 360 participantes. O período de candidaturas decorreu de Março a Junho de 2010 e esteve aberto à comunidade de estudantes, a investigadores e tecnólogos de qualquer área, a Politécnicos e Universidades e a outras instituições, públicas ou privadas. Concorreram ainda empreendedores com start-ups dedicadas exclusivamente ao desenvolvimento de projectos empresariais de base tecnológica, seja de produtos ou serviços, desde que tenham sido criadas para o efeito há menos de cinco anos.

O projecto Waynergy havia já vencido o concurso de ideias winUBI, promovida pela Universidade da Beira Interior em Março deste ano e o Prémio Inovação EDP Richard Branson em Setembro, pelo que este prémio vem reforçar a convicção e motivação dos empreendedores Francisco Duarte e Filipe Casimiro em levar o projecto avante e transportar esta tecnologia para o mercado. A empresa com sede no Parkurbis – Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, assume-se como um spin-off da Universidade da Beira Interior.
Retirado da página www.parkurbis.pt
Paula Malaca

Sem comentários: