O Plano Operacional de Marketing da marca Açores, lançado pelo Governo Regional, irá promover os produtos açorianos sob um símbolo único para garantir a sua qualidade e notoriedade.
“Orgulho no que é nosso” é o conceito base de toda a campanha, divida em três fases, para promover os produtos agro-alimentares dos Açores, não só na região, mas principalmente no continente português.
A campanha foi estrutura em 3 fases:
- Durante a primeira fase, a marca será apresentada a produtores, empresários e jornalistas locais;
- na segunda, comunicação social e opinion makers do continente serão convidados a visitar os Açores para que conheçam de perto a realidade dos produtos da região;
- numa terceira fase, a marca será divulgada junto dos consumidores através de publicidade.
O objectivo não é aumentar a produção, mas sim a notoriedade do produto. A comunicação da marca não se vai centrar nas características de cada produto, mas sim na promoção da marca genérica, que identifique todos os produtos de origem açoriana e os associe a produtos de elevada qualidade, passando essa imagem para o consumidor final para que esteja disposto a pagar o preço da qualidade.
A marca, recentemente criada, não invalida a continuação da utilização de Denominação de Origem Protegida (DOP), ou seja, os produtos que possuam esta distinção podem candidatar-se à marca Açores, garantindo, paralelamente, as DOP.
Noé Rodrigues, secretário regional da Agricultura e Florestas, revela que a iniciativa “tem suscitado muito interesse, sobretudo por parte de empresas com maior dimensão, o que demonstra a força da marca Açores”.
Que me desculpe Noé Rodrigues, mas o que dita a força de uma marca não é interesse dos promotores da marca, mas sim o interesse e a paixão que ela desperta nos consumidores, sendo que o esforço de uma das partes não é garantia de sucesso junto da outra.
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