segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Os CTT no Marketing Viral

Os CTT decidiram apostar no marketing viral em duas fases de comunicação distintas. Para a altura do Natal foi criado, pela Webdote, um postal de Natal que era enviado por e-mail e que, quando aberto, tinha uma caixa de correio com o remetente e o destinatário personalizado.

Lá dentro estava um urso de peluche, que era retirado pela mão de uma criança e que simbolizava também o objectivo desta iniciativa: por cada 20 postais enviados os CTT ofereciam um presente à UNICEF para uma criança. Aparecia depois uma caixa que sugeria o envio para 20 amigos para contribuir com uma prenda.

E o resultado foi "um fenómeno",segundo Ricardo Teixeira, administrador da Webdote. O envio dos postais começou no dia 19 de Dezembro e "em apenas quatro dias foram enviados 250 mil postais, até agora já chegámos aos 330 mil e a estimativa é que cheguem aos 400 mil ".

O resultado positivo levou a que os CTT renovassem a aposta no marketing viral para divulgar o patrocínio à partida do Lisboa-Dakar. A agência criou um filme onde um piloto do Dakar, dentro do carro e na linha de partida, é atingido pelo tiro de partida.

O vídeo foi enviado para uma base de dados, promovido por banners nos motores de busca e contou com a promoção, gratuita e livre, do YouTube. No fim do vídeo surgia o endereço do site, criado pela Webdote, onde terminava o filme e se via que era apenas uma brincadeira, e onde os utilizadores podiam participar num passatempo para ganhar um viagem à Mauritânia.

Na semana em que arrancou foi o segundo vídeo mais visto do YouTube na categoria automóveis e veículos, está na tabela dos 20 mais vistos do mês e já teve perto de 50 mil visualizações. E este era o objectivo, explica o responsável, que "estas acções com pouco investimento atinjam a notoriedade que outras marcas só atingem com um grande investimento".





Fonte: Revista Meios&Publicidade

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma estratégia sem duvida muito inteligente e que este tipo de acçoes de viral-marketing vão revolucionar o mercado da comunicação. Tive oportunidade de ouvir o Ricardo Teixeira numa pequena palestra sobre a temática "Novas formas de comunicação" e o senhor é sem duvida um génio da comunicação digital