quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Eleições

Já são conhecidos os 10 finalistas do concurso Grandes Portugueses promovido pela RTP:

D.Afonso Henriques
D. João II
Aristides de Sousa Mendes
Vasco da Gama
Luís de Camões
Fernando Pessoa
Infante D.Henrique
Marquês de Pombal
António Oliveira Salazar
Álvaro Cunhal

Quem escolheriam?

Não acham curioso?Salazar e Cunhal não sendo dois adeptos da democracia aparecem destacados numa eleição livre...

Great Houdini

9 comentários:

Prosinecky disse...

Caro membro bi marketing

que o salazar não era adepto da democracia todos nós já sabiamos, agora dizer que Cunhal tinha o mesmo sentimento!! só denúncia a sua ignorância perante quem foi Àlvaro Cunhal. Aconselho-o a antes de fazer este tipo de posts, se informar melhor sobre o que escreve.

Atenção que não sou comunista.

Cumprimentos

Sea Spirit disse...

Penso que Cunhal fez oposição a Salazar, não porque era adepto da democracia mas devido ás suas ideias comunistas, ou seja, acreditava numa sociedade diferente:

- A inexistência das classes sociais, ou seja, todos são iguais em direitos e deveres;
- As necessidades de todas as pessoas supridas;
- A ausência do Estado.

Parece-me que o funcionamento de uma economia comunista pode ser considerada inevitavelmente ligada à tirania!

A mim parece-me que ideias extremistas, quer de direita ou esquerda, não se aproximam das de uma democracia.

Anónimo disse...

Caro Prosinecky, tenho o respeito pela sua opinião, a riqueza vem da diversidade. Mas confesso que me irrita que quando há discordância, não se parta para um debate enriquecedor, mas sim para uma troca de insultos.

Ok tem uma visão distinta da figura de Àlvaro Cunhal, então não seria mais útil apresenta-la em vez de catalogar a minha opinião de ignorância?

Fica a nota que as pessoas despertam opiniões diferentes, basta ver o Salazar como um dos candidatos.

Só mesmo porque achei piada à sua salvarguarda, "atenção não sou comunista". Caro colega os pecados mortais são 7 e nenhum deles inclui ser comunista :)Curioso a necessidade de se distanciar do partido comunista...é que Àlvaro Cunhal era comunista.

Akele abraço.

Unknown disse...

A minha opinião vai, sem qualquer dúvida, para D. João II, um dos maiores estadistas de todos os tempos, por isso chadmado de Principe perfeito.
Vejam aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/D._jo%C3%A3o_ii

Prosinecky disse...

Boas

Não era minha intenção ofender quem quer que fosse, porque de uma maneira geral todos nós somos ignorantes, visto que há muita coisa que ignoramos.

Não percebo como se pode dissociar Cunhal da democracia, visto que durante grande parte da sua vida dedicou-a a lutar contra o regime, sendo até preso por isso, tal como Soares ou Alegre, entre outros, e caso não saiba Cunhal chegou mesmo a ser ministro(sem pasta) a seguir ao 25 de Abril.
E através da sua conduta percebeu-se que Cunhal não iria implementar em Portugal um regime igual ao do bloco de leste, mas sim adaptar o comunismo à democracia e não o contrário, caso tivesse acontecido ninguém pode garantir que neste momento estariamos melhor ou pior, no mínimo seria diferente.

Para terminar, apenas fiz a "salvaguarda" que não era comunista para não se entender que seria algum fanático comunista, mas sim, alguém que ve as ideias comunistas, socialistas, sociais democratas falharem porque são "executadas" por pessoas, e como, tal qualquer pessoa que consiga adaptar o seu ideal à democracia terá sempre mais sucesso do que no caso contrário.

Abraço

Anónimo disse...

Colega congratulo-me pela sua nova postura.

Fique claro que apesar de não colocar Alvaro Cunhal nesta lista, reconheço foi um vulto da nossa sociedade.

Cunhal lutou contra a Ditadura e foi ministro sem pasta, correcto, mas o resto são suposições. Se ele tentaria ajustar a democracia aos seus ideais, nunca saberemos, pois nunca governou. Todos nós sabemos também como agiram algumas centrais de trabalhadores com ideais comunistas após o 25 de Abril.

Mas subscrevo a sua idéia de que a acção humana, destrói muitas boas idéias, embora no caso da falência do comunismo está na sua essência a igualdade, pois a riqueza está na diferença.

Abraço

Anónimo disse...

O meu favorito era D João Mestre de Avis, mas dentro das hipoteses realmente D João II será a escolha mais justa.

Mas sempre me fascinou o Marquês, como o brilhantismo convivia a par com a tirania dentro da mesma pessoa.

Quanto aos homens das letras quem vencerá Camões ou Pessoa???

Anónimo disse...

Só para saberem que a opinião não é só minha, pelo menos Miguel Sousa Tavares também a partilha, vejamos:

"Já a escolha de Salazar e Cunhal entre os ‘10 mais’, devo reconhecer que faz todo o sentido e corresponde ao sentimento profundo que uma larga parte dos portugueses tem sobre a liberdade: um bem acessório.

Salazar governou em ditadura durante quarenta e tal anos; Cunhal só não o fez porque foi impedido pela parte sã da nação. Salazar fez de nós o país mais retrógrado e subdesenvolvido da Europa; Cunhal tentou o que pôde para nos transformar numa Albânia. Ainda hoje pagamos a factura, económica e intelectual, das suas heranças."

Anónimo disse...

Só para animar mais um pouco a discussão:

http://democraciaemportugal.blogspot.com/2007/01/rtp-fez-batota-por-ordens-superiores.html

Paulo Duarte