Al Ries, uma das referências mundiais do Marketing, pai do Posicionamento e advogado de acusação da Publicidade, vai estar amanhã, Quarta-feira, na TSF, na Conversa Pessoal e Transmissível, com Carlos Vaz Marques.
Esperamos ouvi-lo falar da (des)importância da publicidade para construir marcas fortes, bem como do papel das RP nesse processo; talvez sobre o Marketing de guerrilha; com certeza sobre Posicionamento.
"successful brands are those that find an open hole in the mind and then become the first to fill the hole with their brand name"
terça-feira, 30 de janeiro de 2007
Marcas Pessoais e Transmissíveis
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Mais um adepto da rubrica conceitos criativos lol
Afinal tenho de fazer um mea culpa! É que a conversa do Carlos Vaz Marques com o Al Ries foi ontem.
Mas nada está perdido, já que a entrevista está disponível em Podcast.
Utilizando o iTunes, é só ia a Advanced Subscribe Podcast e escrever
http://www.tsf.pt/online/podcasting/xml/pet.xml
O iTunes faz o resto, e é só ouvir.
O ficheiro é grande (cerca de 35 Mb), e a esta hora ainda não está disponível, mas estará a ainda hoje.
Por essa razão também ainda não ouvi a entrevista.
Para quem ainda não ouviu, pode fazê-lo aqui:
http://www.dge.ubi.pt/rrodrigues/marketing/podcast/Al_Ries.mp3
Entrevista notável, com verdadeiras pérolas.
Uma interessante revisão do conceito de “vantagem do pioneiro” – quem tem a vantagem não é quem chega primeiro ao mercado, mas sim quem chega primeiro à mente do consumidor.
Outro conceito interessante é o da convergência (ou melhor, da divergência). Diz ele que se fala muito na convergência, mas que ninguém a usa!
Note-se (atente, Great Houdini), que Ries diz que a pub é muito importante para manter as marcas – diz é que para a construir não é muito eficaz nem eficiente – mais valem as RP.
Também feroz adversário da extensão de linha, e portanto da estratégia da Sony.
Posso dizer que não me revejo no "fatalismo" aparente de Al Ries no que toca ao posicionamento. Acho que as suas ideias seriam muito bem complementadas com um Marketing Empreendedor. Portugal pode chegar a muito mais que apenas o marisco! Depende das empresas e empresários portugueses. Ele parece ser muito market-led, quando se pode ser driving-markets (de conduzido pelo mercado a conduzir o mercado), como defende Aaker.
Então há novidades da entrevista?
Enviar um comentário