A Apple lançou o iPhone, um telemóvel que, segundo a empresa, é revolucionário, com tecnologia à Apple.
Combina três produtos: telemóvel, iPod widescreen com touchpad, e navegação na Internet.
Dificilmente terá o sucesso do iPod, mas até onde chegará a Apple neste mercado?
4 comentários:
A minha opinião é que este telemóvel já apresenta soluções tecnológicas ultrapassadas, ou, pelos menos, não tão inovadoras quanto se antevia (exceptuando claro o Mac OS X). Existem uma série de telemóveis actualemente que leêm mp3s, camara de 2M (ou mais), push-mail.. e que suportam cartões de memória com as capacidades que todos conhecemos.
Se a isto adicionarmos que apenas chegará à Europa em finais do ano.. certamente que quem o comprará não será propriamente pelo produto em si (no final do ano, ou antes, já as respostas da concorrência terão sido lançadas e certamente em nada inferiores ao "alvo a abater"), mas mais por ser um iPhone, da Apple, uma novidade sustentada por um "buzz" que dura há vários anos e, a meu ver, bem conseguido.
Por isso, penso que o telemóvel não terá o sucesso que teve por exemplo o iPod (por não ser inovador o suficiente), mas também não será um daqueles monumentais flops a que Steve Jobs nos habituou no passado (por gozar do facto de ser um produto da família "i" e por todos os valores associados a marca Apple).
A ver vamos!
Já agora, recomendo a leitura do livro "iCon - Steve Jobs, o maoir renascimento da história da gestão" de J. Young e W. Simon. Uma visão bastante interessante do Sr. Apple, da sua vida e do seu percurso... curioso!!
A título de exemplo, sabiam que Steve Jobs tinha alturas durante a sua primeira fase como patrão da Apple em que insistia em não tomar banho, obrigando todos os que o rodeavam e tinham de trabalhar com ele diariamente a suportar o seu "agradável odor"? Leiam e surpreendam-se, vale a pena.
So para rectificar: o iPhone tem algumas caracteristicas realmente inovadoras e que não se encontram em mais nenhum telmvl no mercado (sensores de movimento, etc, etc).
Contudo continuno a achar que quando chegar ao mercado (pelo menos ao nosso) já existiram produtos da concorrencia com caracteristicas iguais ou superiores!
Bem, para começar nem o nome é original: "A Cisco Systems abriu anteontem um processo contra a rival Apple pelos direitos da marca iPhone, um dia depois da empresa ter lançado o seu produto após meses de trabalho em segredo por parte da empresa liderada por Steve Jobs.
Segundo a agência Bloomberg, a Cisco alega que o uso da marca viola os seus direitos de autor, que adquiriu há seis anos, com a compra da empresa IngoGear Technology Corp. Em Janeiro de 2006, a Cisco começou a comercializar telefones sem fio com a marca iPhone. As duas empresas têm estado em litigio nestes últimos seis anos, com as negociações a intensificarem-se nos últimos tempos. " in http://www.negocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=Content_Empresas&CpContentId=288732
Enviar um comentário