quinta-feira, 27 de abril de 2006

Marketing Sagrado

" O papa Bento XVI está rendido ao «marketing», segundo a edição online de esta terça-feira do diário Wall Street Journal. Desde a sua eleição, o papa já foi visto a usar óculos escuros da marca Serengeti e sapatos oferecidos pela Geox. Bento XVI tem um iPod branco (da Apple) personalizado e fez muito furor ao calçar um par de sapatos da marca Prada, ou do estilo Prada.
Este fenómeno, segundo o Wall Street Journal está a entusiasmar os directores de marketing em todo o mundo e a suscitar alguma polémica: é legítimo utilizar a religião para vender produtos?
Bento XVI, em contraste com o seu antecessor, não está a fechar as portas ao marketing. John Allert, da Interbrand, empresa de consultadoria especialista em marcas, defende, em declarações ao Wall Street Journal, que é 100 vezes mais valioso um produto estar associado ao papa do que a qualquer celebridade de primeira. A questão é que o papa, líder espiritual de milhões de pessoas, não vai exactamente patrocinar produtos. Ou seja, as empresas só podem ficar à espera que o papa use o produto que ofereceram e que se deixe fotografar com os sapatos, óculos escuros ou qualquer outro acessório. Especialistas contactados pelo Wall Street Journal insistem que a menção do produto tem de ser sempre «discreta» e «de bom gosto».
Uma fonte próxima do papa, que quis manter o anonimato disse ao Wall Street Journal que a escolha de acessórios pessoais de Bento XVI é «totalmente arbitrária».
«Ele [o papa] está a par do furor à volta de esta questão, mas ri-se do assunto, porque é tão ridículo. Os óculos escuros que usa são os mesmos que usava quando era cardeal».
De acordo com o jornal, o mundo da publicidade anda “louco”. Diz-se que um produto associado ao Papa vale 100 vezes mais do que associado a outra personalidade. "

MP

2 comentários:

Anónimo disse...

A verdade é que não sou propriamente fã da Igreja Católica e depois da divulgação dos novos pecados(passar mt tempo na Net,por ex,o que faz da maior parte de nós,comunidade BiMarketing,pecadores),mas não deveria o Papa dar o exemplo e ser simples e dar todo o seu dinheiro a quem mais precisa em vez de esbanjar em sapatos Agatha Luiz de la Prada?Acho que o dinheiro de um par de sapatos desses deve dar para alimentar umas quantas famílias em áfrica e umas muitas no Brasil.pelo menos é a minha opinião.

Anónimo disse...

Boa opinião pelo menos pelo menos ponto de vista!

Gostava de deixar umas breves notas:

1- Os novos pecados só o são durante o periodo da Quaresma e ñ sempre. O k ñ retira estupidez mas ao menos ñ é tão grande!

2- O Papa ñ está sujeito a nenhum voto de pobreza, exerce um cargo k evidentemente lhe aufere rendimentos, logo tem liberdade individual para efectuar compras pessoais.

3- Os Papas na sua generalidade sempre viveram à grande e à francesa. A única novidade é k este parece k este se rendeu ao Mkt.