quarta-feira, 26 de abril de 2006

Alunos de primeira e alunos…

Notei esta semana que a nova faculdade de medicina da UBI dispõe de campos para a prática de desporto, o que até considero positivo. Mas era bem mais positivo se estas e outras mordomias não fossem exclusivas de alguns alunos, mas se estendessem à generalidade dos alunos da instituição.

Pois, enquanto alguns dispõem de campos para a prática de desporto dentro da própria faculdade, aliás os únicos que dispõem de uma faculdade, outros dispõem de salas de aula e biblioteca interiores, equipamentos informáticos em número insuficiente para a população estudantil, corredores sem iluminação natural e com a iluminação artificial desligada, recursos humanos insuficientes, recursos materiais em número escasso, etc. etc., a lista é infindável.

Claro que outros dispõem de laboratórios devidamente apetrechados com o melhor que há no mercado, departamentos de educação exclusivos, modelos de ensino e avaliação completamente independentes do resto da universidade, uma informática com técnicos próprios e independentes, com um computador por aluno, recursos humanos em número adequado, etc., tec. Também aqui a lista é interminável.

Por isto tudo é que, por mais que me tentem convencer do contrário, na UBI há claramente alunos de 1ª e o resto.

Gostava muito que os responsáveis por este estado de coisas viessem aqui explicar porque motivo uns parecem e merecem ser filhos de Deus e os outros filhos do…

Depois ainda pretendem que eles sintam que são iguais aos outros…já diz o ditado, quem planta ventos algum dia colhe tempestades.

Um aluno dos outros

10 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Acho que as críticas deveriam ser fundamentadas e construtivas. Este blog, merecia mais respeito!! Para que deste modo, este espaço ganhe o seu merecido peso em toda a comunidade estudantil! Sinceramente, acho que certos comentários, mais valiam ficar guardados... Saudações Académicas!!

Anónimo disse...

Ah! os computadores neste momento com a entrada de novos alunos ficaram a ser 1 para cada 2 alunos.

Anónimo disse...

... e um "refeitório"/sala de estudo/sala de informática ! E andamos nós a pagar a propina máxima para quê? Para construir as outras faculdades/polos com condições que certos alunos só podem suspirar. As propinas deviam ser proporcionais às condições. Quanto é que seria a nossa propina? Mas é bom, porque lá fora, neste mundo cão, as coisas funcionam assim. O sol quando nasce, nem sempre é para todos!

Anónimo disse...

Quando cá vier o Sr. Primeiro Ministro, depois de passar pela nova maravilha da UBI, devia ir dar uma voltinha lá pelos lados do Ernesto Cruz para vêr a assombrosa diferença de qualidade e consequente respeito pelos alunos. Será que o Sr. Reitor tem coragem para isso? Não, claro que não! Tenho eu a vergonha que alguém devia ter!

Anónimo disse...

Por muito que isso me entristeça a verdade é que um curso de Medicina traz prestígio a uma universidade,por isso essa diferença de tratamentos.O novo pólo tem três pisos de estacionamento subterrâneo,no Ernesto Cruz é o que se vê.
A minha questão é porquê este enaltecimento do curso de medicina se quando os médico são necessários é preciso ir buscá-los a Espanha?

Anónimo disse...

o curso de medicina prestigia a universidade,é verdade...por isso mesmo deve ser aproveitado para dar prestigio aos restantes cursos,uns são doutores e os outros são´"só" alunos?? todos pagamos as mesmas propinas, direitos e deveres devem ser IGUAIS.

Anónimo disse...

Estaremos nós convidados para tão nobre inauguração? uiii que nos havia de ver ....

Anónimo disse...

Vejo tantos comentarios de revolta mas... acção é para os outros né?

Falar é facil, o dificil é manter a coerência entre o que se pensa, o que se diz e o que se faz!

Não falem da galinha da vizinha. Façam com que as vossas galinhas ofereçam valor acrescentado :P

Anónimo disse...

O nosso pólo é unico!!Não possui luz natural, o sol põe-se as 3 da tarde, corredores sombrios, não possui janelas nas salas, tem uma biblioteca irrespirável e sem janelas, uma sala de Informatica que no verão chega a atingir os 35º, uns anfiteatros desconfortáveis em que a cadeira está a 1m da mesa, a temperatura interior nem sempre é a ideal, um refeitorio/sala de estudo/sala de informatica (combinação perfeita), os novos funcionários são péssimos, problemas de estacionamento, não possui espaços exteriores, não possui espaços de lazer e descontração esta situado nos arrabaldes da cidade, etc etc etc.
Que mais um estudante pode querer?