quarta-feira, 8 de outubro de 2008

AAUBI (Projectos)

Aqui estão os mais recentes projectos desenvolvidos pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior. Esperemos que todos eles sejam um grande sucesso e que tenham continuidade no futuro...
Contamos com a adesão de todos os Bimarketeers! Até lá!

(mais informações e download da versão da revista em:www.aaubi.net)







Edgar Nave

22 comentários:

Anónimo disse...

só me pergunto: porque raio o cartaz tem cabras? é no seguimento da ideia do ano passado em que um individuo (com péssiomo aspecto) bebia leite?
Mas que relação tem isso com a recepção???

Ana

Anónimo disse...

Ana, és de que curso mesmo? marke...? marketing? onde? na Idanha?...Marketing?...esperta, hein?...

Anónimo disse...

hmnnm...deixa-me ver, cara ana...ficaria melhor um touro no cartaz?o mar característico da nossa região? As amendoeiras em flor?

Em relação ao cartaz da última Semana Académica: preferias umas fitas (para variar das outras queimas)?

enave

Anónimo disse...

O verdadeiroa artista deveria aceitar melhor as críticas sinceras do que os falsos elogios.
Apenas emiti a minha opinão.

Ana

Anónimo disse...

Caros amigos, estamos um pouco melindrosos, não? Por acaso a Ana não foi desagradavel, essa testorana anda ao pulos.

Va la respirem fundo ... e exponham la a vossa opinão como adultos com formação Universitaria.

Ganda Edgar vamos lá ser honestos as se as hipoteses eram só um touro, o mar, amendoeiras em flor ou uma cabra a mamar na outra ... então se calhar então tá bem. Mas ja agora os senhores que não estudam na Idanha (isto é para ser um insulto?) expliquem lá então o simbolismo metafisico da cabritinha colorida a mamar na sua progenitora.

Obrigado desde já pelo nível da vossa resposta.

Anónimo disse...

Claro que podem emitir as vossas opiniões. Mas isso vindo de supostos marketeers, não faz grande sentido criticar quem procura afastar-se da monotonia que se verificam noutros cartazes de outras faculdades do país (as tipicas fitas no cartaz da Queima das Fitas, os trajados como fundo de cartaz, etc.) Enfim...São esses os criativos pelos vistos...Preferem o cartaz na última Recepção (fundo vermelho e letra azul?uiii)

Como o cartaz é para ser divulgado noutros distritos do país, procuramos acima de tudo dar identidade à região e à cidade do evento(não querendo insinuar que a Covilhá é a terra das cabras), de uma outra perspectiva mais criativa e cómica, de maneira a que as pessoas de fora percepcionem o cartaz facilmente. Dará certamente mais nas vistas que os últimos cartazes!

Poderia perfeitamente ser um pastor, algo relacionado com a serra ou com a neve, um produto típico da região (como um queijo de ovelha ou uma cherovia).

enave

Anónimo disse...

Se é necessário ser de Marketing para entender a mensagem, então é capaz de não ser o melhor cartaz.

Além disso, sermos uma terra de ovelhas e pastores é algo questionável. Quantos de nós já vimos na UBI uns ou outros? ;)

Anónimo disse...

Estou a ver que há aqui bastantes ideias e candidatos a designer's do próximo cartaz da queima das fitas e da recepçao ao caloiro. Cheguem-se à frente e proponham as vossas sugestões às próximas direcções da associação académica! Força!Criatividade não falta!...estava curioso para ver o resuultado...

Anónimo disse...

hum..cheira-me que este será o ponto alto destas mentes criativas...

Anónimo disse...

Sejamos sérios este tipo de actividades estão sujeitas à critica. Todos sabemos que não se pode agradar a todos, e sabemos que é dificil ver criticas ao nosso trabalho. Até aí tudo bem, mas a AAUBI é de todos e tem de ouvir a opniao de todos, com algum jogo de cintura.

Grande Edgar, tu tas lá a sério defendes com unhas e dentes o vosso trabalho o que é de louvar, pessoas que acreditam no que fazem e mais ... que façam. E não por de termos opinões dispares neste assunto que deixas ser um daqueles msm bons ... mas sonegar informação não se faz ... então além do touro, do mar, das amendoeiras em flor e da cabra a mamar na outra ainda havia a hipotese das cherovias !!! Eh pah assim já claudico.

Edgar, agora a sério cuidado com excesso de sentimento pois pode levar a afirmações demasiado fortes. Isto claro na minha humilde opinião. Por exemplo "supostos marketeers" com isso queres dizer o que? Que quem não acha este cartaz brilhante, não tem direito ao canudo? Outra "Não faz sentido criticar" maior indepedentemente da situação faz sempre sentido criticar ... o especialista do blog em Filosofia é o "Epicureu" mas acho que devias espreitar Karl Popper quando diz que o verdadeiro conhecimento para ser digno desse rotulo deve passar pelo critério da falsificabilidade.

"Procuramos acima de tudo dar identidade à região e à cidade do evento(não querendo insinuar que a Covilhá é a terra das cabras)" fiquei confuso ... deve ser da hora, peço desculpa deve ser mesmo só confusão minha ... mas não resisto a perguntar se querem por identidade da região e põem cabras estão ou não a insinuar ... ok podem ser com humor não deixa de ser cabras e voltamos ao ponto da Ana o mening das cabras? qual a relação com o que quer que seja? Não me venham é com argumento de chamar a atenção, só isso não é suficiente para Marketeer e mesmo para supostos Marketeers, certo? Se chamar a atenção é o objectivo, ntão uma Sueca a saltar à corda faria mais sucesso ... ok mas tem de ter relação com a região e que tal uma sueca vestida de pastora a saltar à corda.

Irreverência é de louvar, isso é um ponto que estamos todos de acordo. Mas questão que foi colocada é que talvez cabras não seja a melhor maneira ... mas obviamente que com a devida contra-argumentação possamos chegar à conclusão contrária. Por exemplo se houve estudo de mercado que justificam a escolha ... mas tens de apresentar a margem de erro =) claro isso não é viável, tem de ser a malta junta.se e decide e vive com a decisão. Mas claro que tem de saber viver com a diferenca de opiniões.

Com isto por favor não quero por e causa o trabalho da AAUBI ou da LOBI ambas tem mostrado trabalho, nem sou velho do Restelo. Mas de todo não me obriguem a partilhar dessa "nouvel vague" do diferente só por ser diferente ...

Voltando ao bom senso, acho que deviam um pedido desculpa à Ana, pois ela não foi rude com ninguém e as respostas foram de alguma arrogância e acima de todos somos todos colegas.

Peço desculpa por escrever tanto, mas só lê tudo quem quer. Antes de acabar não posso deixar de desejar o maior sucesso à Recepção ...

Anónimo disse...

Ora bem, cabras...uma a mamar na outra, aqui tenta-se passar um pouco do que é o "desmame" do caloiro, se é que podemos chamar assim, a parte da vida em cada um de nós saiu dos papás e veio para a universidade, e andávamos todos pintados, daí as cores. E acima de tudo, é uma ilustração que tenta chamar atenção, e sobressair no meio de todo o ruído publicitário que vemos hoje em dia, e claro com humor e alegria, que esperamos serem presentes na Recepção ao Caloiro. Nem tanto uma "novelle vague" mas mais uma adaptação ás mentes, que estão são hoje em dia, bombardeadas com mensagens publicitárias, é necessário fazer-se notar, pelo bem, ou pelo mal, e quer se goste quer não se goste da publicidade vamos ver o que lá está a ser transmitido...

Abraço, e aproveitem a Recepção ao Caloiro 2008!!

Anónimo disse...

ah, o do ano passado, era bem simples, numa semana em que bebe muito alcool, e se têm ressacas, beber leite dá saude, e não dá as ressacas que levam ás faltas.

A AAUBI defende a saude dos alunos, e a presença nas aulas!

Anónimo disse...

Afinal não custa nada uma resposta inteligente e com classe. Ao menos assim ficamos a entender a intenção do artista. Um pouco rebuscada talvez, mas está lá portanto não há discussão.

Agora o que poderia haver era uma discussão de gostos ... mas claro esses não se discutem.

Não podia deixar de elogiar o trabalho na parte musical do cartaz ... continuem com o bom trabalho de divertir os alunos e de promover a assistência às aulas. Apesar de não estar lá para praxar os caloiros, vai ser certamente uma grande recepção.

Anónimo disse...

Rebuscada?....

Anónimo disse...

Um pouco rebuscada para ser mais preciso. Mas ganda Pisco deixa la isso deve ser um problema meu, que sou um daqueles supostos marketeers ... perdoai.me senao sou digno!

Anónimo disse...

"...é uma ilustração que tenta chamar atenção, e sobressair no meio de todo o ruído publicitário..."

Deve ser por isso que a suposta cabra da típica da serra tem os lábios pintados e os olhos azuis, mais parecendo uma cabra sueca, afinal até é loira... lol

Dantas, amigo, cabra não é ovelha, não!

Quanto ao desmamar, ainda estou para ver quantos litros litros de leite vão ser vendidos na recepção, talvez com o patrocínio da Cabrinha Mimosa.

E se querem sobressair e dar destaque ao produto regional seria interessante lançarem o Arraial do Leite de Cabra. Isso sim era original e nunca visto em recepção nenhuma do país!

Anónimo disse...

Isso do arraial de leite seria sem dúvida genial... Gostaria de ver..

Mas o socialmente bonito e motivo de piada são pessoas a cair de bebedas;)

Portanto, jamais isso seria aceite..

Anónimo disse...

nem a proposito:

http://diario.iol.pt/internacional/alcool-estudo-medicos-cerebro-exames-saude/1001857-4073.html

A integração não deve ser feita a qualquer custo..

Anónimo disse...

Ja agr, gostava de saber a opiniao d alguns professores sobre o art work do cartaz da recepção...

Unknown disse...

Eu acho excelente a discussão que tem havido acerca do cartaz.
Já há muito que não tínhamos uma discussão tão viva no nosso blogue.
Denota o espírito crítico tão importante nos marketers, que acredito ser mais acentuado que entre os restantes alunos.

Quanto ao cartaz, ou a qualquer realização criativa, temos que ter consciência que há muitas perspectivas e opiniões. Nunca haverá nada de que toda a gente goste. Até a Guernica de Picasso é controversa, e é uma das mais importantes obras de arte alguma vez produzidas.

Na minha opinião o cartaz tem a força de ser criativo, ousado, imaginativo e diferente.
Acho que chama a atenção, e sabemos que conseguir a atenção num mundo em que há tantos estímulos é algo difícil de obter.

Se a mensagem que passa é a pretendida, desculpem a deformação profissional, mas acho que o mercado é que deveria dizer.
Porque não fazer um estudo sobre esse aspecto?

Já agora, criticar é muito saudável (desde que não sejam críticas ad hominem), e saber viver com as críticas é fundamental.

Great Houdini disse...

Professor bem vindo à discussão, politicamente correcto como sempre. Gostava de deixar.lhe uma questão se o estudo comprovasse que o mercado aprecia o cartaz, até que ponto poderiamos tirar a conclusão de que o art work do cartaz foi bom? E essa era a questão, certo?

De facto já há muito que a comunidade não trocava uns "bitaites" online. Mas como a desvendar um estranho padrão, acho que a comunidade BI MKT tem um fetiche por ovinos e caprinos ... os mais "cotas" certamente se recordarão da ovelha Lanzita.

Obviamente que tudo é relativo, tudo depende do referencial ou da cor dos oculos com que se mira o mundo. Penso que esta discussão deve ser analsada por duas vertentes, o lado estético e simbólico e o funcional.

Pessoalmente e sem querer ofender gráficamente tá bem concebido, original sem dúvida. Quanto à mensagem tenho as minhas dúvidas. tem um aura muito festival de Verão, e confesso que "mamar" "cabras trangénicas" não me provocam associações muito positivas.

Quanto ao lado funcional, se obtem a atenção possivelmente, sim. Se gera discussão será um bom cartaz, e vejam a gerada no nosso blog.
Venha de lá esse estudo de mercado. Até lá não passa de uma discussão de opiniões pois ninguém apresenta dados cientificos. Gostava de vincar a preocupação da Liga de Defesa do Leite de Cabra Nacional acho que o uso na da cabra sueca não está correcto ... a não ser que estivesse a saltar à corda =)

Unknown disse...

Caro GH

O cartaz será bom se for eficaz no alcance dos objectivos que se têm para ele. E sobre isso pode opinar-se muito, mas realmente só com um estudo de avaliação de impacto se pode ter uma opinião profissional.
Se é bonito ou não, isso é outra discussão, não necessariamente ligada à primeira.