10% é a quota dos hipermercados em relação ao mercado de venda dos combustíveis. Os postos de abastecimento pertencentes a estas superfícies comerciais chegam a vender com descontos até 10 cêntimos por litro.
Segundo a Galp, no primeiro trimestre do ano, e comparando com o mesmo período em 2007, a gasolina vendeu menos 7% e o gasóleo 2%. As petrolíferas estão a perder clientes para os hipermercados e a tendência é a situação continuar.
Os próprios hipermercados já afirmaram que a estratégia de vender mais barato tem como objectivo atrair clientes às suas superfícies para que estes se fidelizem a elas nas suas compras alimentares.
Ao semanário Expresso, Miguel Costa, responsável da Área de Negócio das Gasolineiras de um dos hipermercados que explora o mercado dos combustíveis, no caso o Jumbo, afirmou que “a estratégia da rede de postos de combustível é praticar os preços mais baixos das regiões onde estão instalados”.
A realidade é que em 2004 a quota das gasolineiras ligadas aos hipermercados era de 3%.
O Diário de Noticias avança que existem postos de combustíveis tradicionais que podem vir a fechar a curto prazo.
A GalP prefere falar em “racionalização de postos de abastecimento para combater os aumentos do custo do petróleo”.
Sem comentários:
Enviar um comentário