Seminário interactivo, prático e dinâmico
Preço: € 1.399,00 +IVA
Mais informações em: http://www.iirportugal.com/Evento/eventonew.asp?idConvocatoria=1198&idEvento=1233
A oitava edição do Festival Clube de Criativos arranca hoje com o lançamento do 7º Anuário e inauguração das exposições Short List, exposição dos trabalhos a concurso, Há vida para além dos anúncios, Brands Art e a Musa Book.
Sob o tema “What´s Next”, este festival tem como objectivo premiar a criatividade nacional nas áreas da publicidade, design e marketing relacional.
O evento decorre na Estufa Fria, em Lisboa.
Uma nova agência, a Terramater, começou a operar no mercado, posicionando-se como uma agência de comunicação vocacionada para fornecer serviços de sensibilização e educação ambiental. A agência tem, por isso, como target empresas e organismos públicos que tenham uma política de ambiente.
Com uma estrutura fixa de cinco pessoas e 15 colaboradores, a Terramater oferece o know how de profissionais ligados à gestão, marketing, comunicação, desing, pedagogia e educação ambiental. A ideia de criar uma empresa com um carácter tão específico “surgiu da vontade de um conjunto de profissionais ligados de alguma forma ao ambiente. Após uma análise à oferta disponível no mercado concluiu-se que existia uma oportunidade para inovar na área dos serviços de comunicação, sensibilização e educação ambiental”, explica Raul Martins, responsável da Terramater.
A empresa, embora tenha o carácter de agência de comunicação, é segundo Raul Martins vocacionada para “é criar mecanismos lúdicos que apoiem as empresas ligadas à educação, formação, turismo e ambiente . A vontade de dar uma resposta ao mercado do ambiente e à educação ambiental diferente da existente até hoje, foi um dos principais motivos que levou à constituição da empresa”. Nesse sentido, disponibiliza serviços que vão desde a “criação e produção de acções temáticas e de sensibilização ambiental, à criação de jogos de mesa e para web, team bulding, disponibilização de brindes e gadgets amigos do ambiente, organização de oficinas temáticas, estudos de impacto ambiental, ecoturismo”, adianta o responsável.
Notícia Meios & Publicidade
Uma nova forma de olhar o marketing ou uma maneira diferente de olhar os Grafitti?
Um livro de Michael Saren Professor de Marketing na Leicester University.
Descrição:
Rejecting the managerially-driven structures normally imposed on the subject, Saren explains marketing from the perspective of the pivotal figure in the process: the consumer. He addresses readers as active consumers and producers of marketing, and therefore already well-equipped to appreciate the rationale and practice behind the process.
Critically examining the wide range of products, businesses, technologies, information, services, ads, packaging and branding, Saren utilizes everyday images and phenomena to draw out the conceptual foundations of marketing in its social and cultural context that we all experience.
By taking this alternative approach - linking the abstract concepts to the everyday world the reader already knows -Marketing Graffiti explains marketing as consumers experience it, as active participants in it reflecting the variety in the bricollage subject that is marketing.
Conteúdo:
Marketing values: views of markets; context; culture; views of values: Consuming experience: what is consumed?; role of consumers; stimulation; interaction; satisfaction: Moving space: logistics; information; people; value; material; energy: Building relations: interaction; institutions; communications; society; images and objects: Creating solutions: marketing problems; consumer problems; processes and capabilities; product solutions; technology; information and innovation; culture and people: Changing time.
Visualizar um capítulo
Num comentário recente um bimarketer queixava-se de falta de ideias.
Ora sabendo que as ideias são fundamentais para nós, pessoas do Marketing, devemos conhecer e dominar as ferramentas de catalização da criatividade.
É por isso que no próximo dia 6 de Junho vai decorrer uma Oficina de Criatividade, cujos cartazes podem ser vistos na Ernesto Cruz desde ontem.
O objectivo da Oficina é fazer com que os participantes aprendam a desenvolver a sua criatividade, e a ter ideias.
Dado o seu carácter essencialmente prático, apenas 20 pessoas podem participar na Oficina.
Lembro que a participação não é gratuita, mas que o pagamento não é monetário (vejam no cartaz). Esse pagamento deverá ser feito até dia 2 de Junho.
Quer o pagamento quer a inscrição deverão ser feitas no Abrideias.
Criativos, esperamos por vocês.
Ricardo Gouveia Rodrigues
Data: 1 de Junho (5.ª feira)
Local: Anfiteatro Padre Videira Pires
Horário: 14h30m - 16h30m
Programação:
(1) ASSEC Consultores: Apresentação institucional.
(2) Sistemas de Informação e Multimédia.
(3) Sessão de Perguntas e Respostas sobre temáticas diversas.
Speaker: Pedro Rodrigues, Senior Consultant, ASSEC.
Licenciado em Engenharia da Produção e Gestão Industrial pela UBI.
Responsável pelo desenvolvimento de soluções e aplicações informáticas para a organização de sistemas de informação.
A ASSEC foi criada na Covilhã, em 1989, sendo fruto do comportamento empreendedor de ex-alunos da UBI. Labora nas áreas de auditoria, consultadoria de gestão, assessoria fiscal e contabilística, qualidade, sistemas ambientais e sistemas de informação e multimédia (SIM).
Exemplos de trabalhos da ASSEC na área de SIM:
http://www.assec.pt/sim/
Moderador: João Leitão (UBI – DGE)
Apoios: AIESEC/Covilhã UBI e MKTUBI.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes (FORDOC) realiza a nova edição do maior festival internacional de publicidade do nosso país. Começando com uma selecção de centenas de anúncios internacionais, a short-list do “PUBLI… FORDOC” reconheceu este ano, nos 240 melhores anúncios do último ano, obras de 33 países. Com os 77 anúncios finalistas a comporem a melhor hora publicitária do ano, à semelhança das edições anteriores, a Associação irá realizar uma tournée de apresentações em vários pontos do país. Na edição de 2005, a FORDOC realizou 32 apresentações e ultrapassou os 17.500 espectadores. Com a antestreia marcada em Coimbra, para o próximo dia 24 de Maio, pelas 15h30m, no Auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, e a estreia no Porto, dia 31 de Maio, também às 15h30m, no Auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, a edição do “PUBLI… FORDOC 2006” promete continuar a satisfazer as expectativas dos mais exigentes publi…fanáticos.
Outras datas já agendadas:
> 8 de Junho (16h00), ESEC, Coimbra (publi… fordoc 2006)
> 28 de Junho (22h00), FNAC, Coimbra (publi…cinema – the hire)
> 1 de Julho (22h00), Seia (publi… fordoc 2006)
> 25 de Agosto (22h), Tomar (noite publicitária)
A benção das fitas está aí!!! A primeira fornada está quase a sair do forno. É uma altura bonita, em que as lágrimas são nossas companheiras, a saudade e a melancolia invade os nossos pensamentos. Por isso há a tradição de os finalistas distribuirem fitas em que as pessoas deixam dedicatórias, há ainda outra fita onde todos os finalistas... mas como este curso prima pela união acho que falta uma fita de todos para os finalistas.
Porque não o fazer numa fita virtual (talvez a primeira do mundo) em que todos podem contribuir com o vosso testemunho, os finalistas agradecem.
Não esqueçam que uma só palavra faz a difereça !!! Por este momento não é só dos finalistas é de todos os que nos viram crescer.
Dizem-nos as nossas fontes que Gillian Armstrong vai realizar um filme sobre Harry Houdini, um personagem mítico do mundo da magia (e que de forma inexplicável pela razão humana tem passado por este blogue).
Pelos vistos os actores principais estão encontrados - trata-se da consagrada e sensual Catherine Zeta-Jones e de uma jovem promessa que irá realizar a sua primeira obra de tal envergadura.
Aos dois desejamos as maiores felicidades.
Aristócles
Bono é editor do prestigiado jornal inglês "The Independent"... e este golpe de marketing? ou como diria um grande jornalista e esta hein...
Será que o Diário XXI irá fazer benchmarking??? Já agora tenham em atenção à mensagem que Bono escolheu transmitir.
« Just 6500 africans died today as a result of a preventable, treateble disease. (HIV/Aids)»
Ass: Great Houdini
__________________________
Um dia perguntaram-me: - como vai o negócio dos truques?
Eu respondi: - não sei...eu estou no negócio da magia!!!
Todos nós já ouvimos falar do poder dos meios de comunicaçao. E que tal agregar utilizadores num site, através de um jogo de bolsa de palavras que mais saiem nos jornais??? e depois seria rentabilizado através de pubicidade, visto que já teriamos massa critica de utilizadores suficiente para atrair patrocinadores???
Idéia original??? ou ... não!?! Pois bem, a idéia não é original, já existe no site http://www.trendio.com
A inscrição é gratuita, todo o jogo é gratuito e é uma forma de saber o que se fala na imprensa internacional. Para os interessados inscrevam-se através deste link: http://www.trendio.com/en/ref.php?id=1313
Para quem tem Web penso que é um bom exemplo como se propaga um site e como se rentabiliza um número elevado de utilizadores.
Great Houdini
___________________________
Um dia perguntaram-me: - como vai o negócio dos truques?
Eu respondi: - não sei...eu estou no negócio da magia
A Diana Abrantes assinou um dos ensaios seleccionados no âmbito da disciplina de Marketing Internacional, para publicação no jornal: Diário XXI.
Para saber mais: Programas e Apoios à Internacionalização.
Saudações académicas
O fabuloso anuncio da honda foi copiado.... e acreditem , não ficou nada mal. :)
Anúncio da Honda. Fabulástico!!!>>>>http://www.118118team.com/
Abraço
Vai realizar-se dia Quarta-feira 17/05/2006 uma visita no âmbito da disciplina de Marketing Internacional.
A participação na viagem está aberta a todos os alunos dos cursos de Marketing, Gestão e Economia.
A visita terá como destino empresas em Cáceres (Espanha), para visitar empresas que se encontram internacionalizadas.
O custo da participação será variável em função do número de participantes, estimando-se que se situe entre os 14 e os 20 euros (incluindo o almoço).
Para mais informações e inscrições é favor contactar com urgência o Prof. Ricardo Gouveia Rodrigues (rgrodrigues@ubi.pt).
O número de lugares disponíveis é limitado.
A JWT London, do Reino Unido, criou o primeiro anúncio de imprensa que fala.
Ricardo Gouveia Rodrigues
P.S. Atingimos os 300 posts!
O programa da visita de Marketing Internacional está disponível em:
http://www.dge.ubi.pt/mkint/conteudos/visita.pdf
A Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes (FORDOC), apresentou na ESEC o seminário “Marketing que ladra não morde”. Nunca deixando de parte a criatividade e bom humor tão característicos desta associação, passamos a explicar o porquê deste título… “o marketing em Portugal continua apenas a responder a estratégias proféticas, faz o que os outros fazem e mantém-se a insatisfação por parte do consumidor que maioritariamente afirma não querer publicidade na televisão”, a esta insatisfação associa-se uma fuga constante à maioria da publicidade.
Poderá parecer estranho se alguém falar na possibilidade do consumidor poder desejar ter publicidade, mas a verdade é que, diariamente, quantos e-mail’s são trocados entre amigos, quantos amigos reencaminham para outros, não será isso uma forma de querer publicidade?! A Internet, para muitas marcas e agências, continua a ser um “balão de ensaio” para publicidade, antes desta passar para a televisão. No entanto, trata-se de um meio barato e eficaz ainda pouco utilizado e deveras menosprezado por muitos. “Marketing que ladra” porque continua a ser gasto dinheiro e “não morde” porque o publico alvo não é estudado, ou melhor, é estudado mas geralmente atrás de uma secretária e não no terreno, desta forma até pode querer “morder” mas já nem sabe quem. Os criativos existem em Portugal, e isso vê-se na crescente melhoria nos trabalhos outdoor e revista, o público também existe, resta aperceberem-se que não basta um anúncio ter a música que está na moda, tem que ter também a imagem, e esta apenas se percebe andando na rua. E uma vez que há investimento em publicidade televisiva, venha a ousadia para testar novas estratégias!
SFG
A Sonsoles Mozo Romero inicia a série de ensaios sobre temáticas de Marketing Internacional que irá marcar presença nas próximas semanas nos jornais: Diário XXI e Notícias da Covilhã.
Para saber mais:
Como funciona a internacionalização das empresas
Saudações académicas
Após o encerramento oficial da tournée de 2005 do maior Festival de Publicidade do país, a Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes (FORDOC) apresentará hoje em Castelo Branco, no Cine-Teatro Avenida, pelas 21horas, uma reposição do "PUBLI... FORDOC 2005", no âmbito do evento "Fórum ESART 2006" organizado pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.
Com este festival, a FORDOC apresenta a melhor hora publicitária do ano, exibindo o que melhor se faz em publicidade televisiva a nível mundial, elevando ao máximo a criatividade e o humor.
A entrada será gratuíta...
P'la equipa FORDOC
Sara Gaspar
Em Portugal, tanto os salários base como o total das remunerações anuais (fixa mais remuneração variável a curto prazo) dos directores ficam bastante abaixo dos seus colegas de outros países.
Segundo um estudo da Mercer Human Resource Consulting, Portugal está abaixo até da Polónia.
O estudo, que analisa as remunerações de directores financeiros, de marketing e recursos humanos (RH) em 15 países, concluiu que os directores financeiros e de marketing norte-americanos ganham cinco vezes mais que os seus homólogos na Índia, enquanto que os Directores de RH recebem três vezes mais.
Quanto aos directores de marketing, Portugal ocupa o penúltimo lugar da tabela.Estes portugueses recebem em média um salário base anual de 69.977 euros, abaixo de países como a Polónia ou a Hungria. Apesar disso, quando se compara o anual total cash, estes directores em Portugal superam os seus homólogos na Hungria.
Os salários base para os directores de marketing variam entre os 162.500 euros nos EUA e os 32.000 na Índia.
Os directores deste sector nos EUA também estão à frente no anual total cash, secundados pelos seus homólogos no Reino Unido, Alemanha e Itália.
Será que vai dar para as despesas????
Notícia completa aqui
MP
Destaque: "Ao longo de todo o ano o Banco Alimentar ajuda a pôr um prato na mesa de quem mais precisa . Dias 6 e 7 de Maio, ajude você também".
Nos dias 6 e 7 de Maio próximos, os Bancos Alimentares Contra a Fome levam a cabo uma nova campanha de recolha de alimentos em 591 estabelecimentos comerciais localizados nas zonas de Aveiro, Abrantes, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto, Setúbal e S. Miguel e, pela primeira vez, nas Caldas da Rainha⁄Óbidos.
Na zona de actuação do Banco Alimentar Contra a Fome de Cova da Beira, esta campanha mobilizará aproximadamente 300 voluntários, que recolherão as contribuições efectuadas em 25 estabelecimentos comerciais. Os bens alimentares serão posteriormente encaminhados para os armazéns do Banco Alimentar. O produto da campanha, ainda com recurso ao voluntariado, será distribuído localmente a partir da próxima semana, através de 30 Instituições de Solidariedade Social previamente seleccionadas, a cerca de 2.300 pessoas com carências alimentares comprovadas.
Para aderir a esta campanha basta aceitar um saco de plástico entregue pelos voluntários do Banco Alimentar Contra a Fome de Cova da Beira devidamente identificados (localizados à entrada de cada um dos estabelecimentos comerciais), colocando no seu interior bens alimentares de preferência não perecíveis, tais como leite, conservas, azeite, bolachas, açúcar, farinha, massas, óleo, etc.
O Banco Alimentar contra a Fome de Cova da Beira apela por isso mais uma vez à solidariedade generosa de todos para que novamente saibamos em conjunto dar uma resposta global da nossa capacidade em contribuir para minorar as carências alimentares com que se debatem ainda muitos portugueses.
No ano passado, o Banco Alimentar Contra a Fome de Cova da Beira distribuiu em total de 74 toneladas de alimentos (equivalentes a um valor global estimado de 105 mil euros), ou seja, um movimento diário médio de 300 quilos.
Copiado de: BA da Cova da Beira
Um estudo da maior empresa mundial em estudos de mercado revela que, se Portugal fosse uma marca, estava em risco de desaparecer.
A TNS Portugal, empresa líder mundial em estudos de mercado sobre o consumidor, apresentou hoje, o estudo «O Poder de Sedução de Portugal», que introduz um método de Marketing Intelligence, que permite conhecer a influência do factor «envolvimento» dos consumidores na decisão de compra, possibilitando diagnosticar e quantificar a empatia relativamente a uma marca.
Segundo Luís Simões, director geral da TNS Portugal, «o estudo visa dar a conhecer o nível de envolvimento dos Portugueses com Portugal, utilizando um modelo de monitorização de marcas, o Conversion Model, que pela primeira vez a nível mundial foi aplicado a um País. Este modelo permite a análise do grau de envolvimento dos consumidores com uma determinada marca».
O universo estudado foi constituído por indivíduos de nacionalidade portuguesa, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos, residentes em Portugal, França e Espanha, em lares com telefone fixo.
De acordo com as conclusões apenas 15% dos portugueses residentes em Portugal estão envolvidos com o País. «Os portugueses ficam em Portugal, mas não têm um vinculo forte com o país», acrescentou Luís Simões na conferência de imprensa destinada à apresentação do relatório. Já para o responsável Carlos Caldeira, «para Portugal ser mais atractivo tem de gerar mais emprego.
Entre os envolvidos, para eles a tranquilidade e o nível de segurança oferecido são os maiores atractivos de Portugal, resultando na forma descontraída de viver, sendo optimistas em relação à sua vida pessoal e à vida nacional. O perfil da pessoa envolvida é o de uma pessoa do sexo feminino, com idade entre os 45 e os 60 anos, viúvo e que vive e3m aldeias ou vilas pequenas e que n leu um único livro este ano. O estudo coloca como segunda prioridade para o nosso país manter os envolvidos.
Os resultados obtidos adiantaram ainda que a larga maioria (85%) dos Portugueses residentes no Continente não está envolvida com o país. O preço de saída, mobilidade da família e do emprego, é uma das principais barreiras à sua emigração.
Para esta população a mais valia de Portugal é a qualidade de vida em termos ambientais. E é neste ponto que o estudo diz que o país deve centrar a sua atenção, em reter os não envolvidos. Estes são na sua maioria homens, com idade até aos 34 anos, divorciados e que vivem em cidades.
MP
De acordo com uma notícia recente publicada no Washington Post, cerca de 90% dos consumidores de champô têm uma tendência quase-Pavloviana para abrir a tampa da embalagem e cheirar o champô antes de decidir a sua compra.
Potenciar a experiência de compra através dos sentidos do consumidor é o que tem levado inúmeros fabricantes de champôs, loções e cosméticos nos Estados Unidos a recorrer à ScentSational, uma empresa especialista em "Brand-Enhancing Flavored Pack".
Notícia TBWA
E outros caminhos se abrirão.
Portugal baixou, pelo quarto ano consecutivo, um lugar no ranking dos países mais desenvolvidos do Mundo, em termos tecnológicos. Portugal ocupa, assim, o 26º lugar em 68 países.
O ranking, que é feito pelo gabinete de estudos da revista inglesa «Economist» em colaboração com a IBM, avalia o grau de preparação tecnológica de cada país.
De acordo com o estudo, o défice de inovação e conhecimento e o baixo grau de adopção da banda larga são as razões que levaram a que Portugal seja um dos países da União Europeia que menos vantagens retira das tecnologias de informação e comunicação.
MP
Conferências no âmbito do Mestrado em Gestão, no dia 5 de Maio de 2006 (próxima 6.ª feira), pelas 17h00m, no anfiteatro 7.22 (Pólo das Ciências Sociais e Humanas):
- A importância do Marketing para o Sucesso e Internacionalização dos Vinhos Portugueses, com o orador Dr. Marco Francisco da DFJ Vinhos SA.
- A importância da Distribuição na Estratégia de Marketing, com o orador Dr. Luís Sequeira da Taylor’s.
Organização: Direcção do Mestrado em Gestão do DGE.
Entrada Livre.