A Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes (FORDOC), apresentou na ESEC o seminário “Marketing que ladra não morde”. Nunca deixando de parte a criatividade e bom humor tão característicos desta associação, passamos a explicar o porquê deste título… “o marketing em Portugal continua apenas a responder a estratégias proféticas, faz o que os outros fazem e mantém-se a insatisfação por parte do consumidor que maioritariamente afirma não querer publicidade na televisão”, a esta insatisfação associa-se uma fuga constante à maioria da publicidade.
Poderá parecer estranho se alguém falar na possibilidade do consumidor poder desejar ter publicidade, mas a verdade é que, diariamente, quantos e-mail’s são trocados entre amigos, quantos amigos reencaminham para outros, não será isso uma forma de querer publicidade?! A Internet, para muitas marcas e agências, continua a ser um “balão de ensaio” para publicidade, antes desta passar para a televisão. No entanto, trata-se de um meio barato e eficaz ainda pouco utilizado e deveras menosprezado por muitos. “Marketing que ladra” porque continua a ser gasto dinheiro e “não morde” porque o publico alvo não é estudado, ou melhor, é estudado mas geralmente atrás de uma secretária e não no terreno, desta forma até pode querer “morder” mas já nem sabe quem. Os criativos existem em Portugal, e isso vê-se na crescente melhoria nos trabalhos outdoor e revista, o público também existe, resta aperceberem-se que não basta um anúncio ter a música que está na moda, tem que ter também a imagem, e esta apenas se percebe andando na rua. E uma vez que há investimento em publicidade televisiva, venha a ousadia para testar novas estratégias!
SFG
terça-feira, 9 de maio de 2006
"Marketing que ladra não morde"
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