quinta-feira, 7 de maio de 2015

Microsoft cria site que adivinha a idade a partir de uma foto


Descubra a Idade na Foto 
Adivinha Quantos Anos tem uma
Pessoa Através da sua Fotografia
www.publico.pt



Há quem não tenha problemas em dizer a idade e há quem prefira manter os anos em segredo. E será que aparentamos mesmo a idade que temos? A Microsoft criou um site que através de uma fotografia dá a idade do utilizador com base na análise dos traços faciais. Os resultados podem ser surpreendentes. Tudo depende da fotografia que se usa.Nos últimos dias, as redes sociais têm servido para partilhar os resultados que o site how-old.net devolve quando é feito o upload de uma fotografia. No Twitter e no Facebook, os surpreendidos por aparentarem ser mais jovens do que são na realidade exibem a idade proposta pelo site e os que viram anos serem acrescentados à sua data de nascimento fazem o mesmo, mesmo que seja para manifestarem o seu desagrado.
Menos de 24 horas após o lançamento do how-old.net, foram criados 15 miltweets sob a hashtag #HowOldRobot, onde fotografias já com idade inscrita são partilhadas com comentários positivos mas também muitos negativos, alguns a propor que a equipa que desenvolveu o site seja despedida. 
Para já, o site deixa uma mensagem a quem não fica satisfeito com o resultado. “Pedimos desculpa se não conseguimos acertar na idade e género - ainda estamos a melhorar a ferramenta", indica a página.
O projecto how-old.net começou como uma experiência dos engenheiros da Microsoft, que realizavam testes a um novo software de detecção de traços faciais. No âmbito dos testes, pediram a perto de 200 pessoas para experimentarem o software e partilharem o que achavam do projecto. De alguma forma, além das 200 pessoas, perto de 35 mil outras conseguiram aceder aos testes e a experiência tornou-se viral.
Utilizando interfaces de programação de aplicações já existentes na Microsoft, os engenheiros da empresa de tecnologia combinaram um programa que detecta informação sobre rostos numa fotografia com ferramentas que incorporam resultados de pesquisa e dados de localização. Assim, quando alguém carrega no site uma fotografia sua ou de outra pessoa, seja um amigo, um familiar, um político ou uma celebridade, o software da Microsoft faz um reconhecimento facial e tenta acertar na idade e género da pessoa na imagem.

Sem comentários: