quarta-feira, 6 de março de 2013


Os hospitais com mais ‘gostos’ no Facebook têm taxas de mortalidade mais baixas

By SAGE Insight

Será Que Os Pacientes “Gostam” de Um Bom Atendimento? Medição da Qualidade do Hospital via Facebook


Enquanto aquelas pessoas activas nas redes sociais não têm vergonha de expressar opiniões nas suas páginas do Facebook, quanto é que os seus "Gostos" realmente reflectem na qualidade de uma organização? Este estudo encontrou que os “Gostos” do Facebook eram de facto um indicador de qualidade hospitalar e satisfação do paciente. Pesquisadores compararam as taxas de mortalidade em 30 dias e as recomendações do patrão do hospital com o número de "Gostos" nas páginas de 40 hospitais no Facebook, estes perto de Nova York, NY. Descobriram que os "Gostos" do Facebook foram associados de forma positiva com as recomendações do paciente e que um 1% de diminuição na taxa de mortalidade em 30 dias correspondeu com quase mais 93 "Gostos" no Facebook.

Além desses resultados, os pesquisadores também descobriram que os hospitais de ensino tiveram um menor número de "Gostos" no Facebook do que os hospitais tradicionais, apesar do facto de que o staff dos hospitais de ensino é mais jovem e previsto para ser mais activo no Facebook. "Qualquer hospital pode iniciar uma página no Facebook, mas aqueles com níveis mais elevados de qualidade e satisfação do paciente são mais propensos a atrair "Gostos "para a sua página", escreveram os autores. "Os pesquisadores de saúde pública e hospitais podem usar os "Gostos" do Facebook de forma a procurar a qualidade do hospital e satisfação do paciente."


Com o crescimento do Facebook, os pesquisadores de saúde pública estão explorando usos da plataforma na saúde. No entanto, poucas pesquisas examinaram a relação entre o Facebook e as medidas tradicionais de qualidade do hospital. Os autores conduziram uma análise exploratória quantitativa de páginas dos hospitais do Facebook para avaliar se os "Gostos" do Facebook foram associados com a qualidade hospitalar e satisfação do paciente. As taxas de mortalidade em 30 dias e as taxas de recomendação de pacientes foram usados ​​para quantificar a qualidade do hospital e satisfação do paciente; essas variáveis ​​foram correlacionados com os dados do Facebook para 40 hospitais perto de Nova York, NY. Os resultados mostraram que os "Gostos" do Facebook têm uma forte associação negativa com as taxas de mortalidade em 30 dias e estão associados positivamente com a recomendação paciente. Estas descobertas exploratórias sugerem que o número de "Gostos" para um hospital pode servir como um indicador de qualidade hospitalar e satisfação do paciente. Estes resultados têm implicações para os pesquisadores e os hospitais à procura de uma medida rápida e amplamente disponível destes indicadores tradicionais.


Inês Esteves nº30503

Sem comentários: