Os hospitais com mais ‘gostos’ no Facebook têm taxas de mortalidade mais baixas
By SAGE Insight
Será
Que Os Pacientes “Gostam” de Um Bom Atendimento? Medição da Qualidade do
Hospital via Facebook
Enquanto aquelas pessoas
activas nas redes sociais não têm vergonha de expressar opiniões nas suas
páginas do Facebook, quanto é que os seus "Gostos" realmente reflectem
na qualidade de uma organização? Este estudo encontrou que os “Gostos” do Facebook
eram de facto um indicador de qualidade hospitalar e satisfação do paciente. Pesquisadores
compararam as taxas de mortalidade em 30 dias e as recomendações do patrão do
hospital com o número de "Gostos" nas páginas de 40 hospitais no
Facebook, estes perto de Nova York, NY. Descobriram que os "Gostos" do
Facebook foram associados de forma positiva com as recomendações do paciente e
que um 1% de diminuição na taxa de mortalidade em 30 dias correspondeu com
quase mais 93 "Gostos" no Facebook.
Além desses
resultados, os pesquisadores também descobriram que os hospitais de ensino
tiveram um menor número de "Gostos" no Facebook do que os hospitais
tradicionais, apesar do facto de que o staff dos hospitais de ensino é mais
jovem e previsto para ser mais activo no Facebook. "Qualquer hospital pode
iniciar uma página no Facebook, mas aqueles com níveis mais elevados de
qualidade e satisfação do paciente são mais propensos a atrair "Gostos
"para a sua página", escreveram os autores. "Os pesquisadores de
saúde pública e hospitais podem usar os "Gostos" do Facebook de forma
a procurar a qualidade do hospital e satisfação do paciente."
Com o crescimento do
Facebook, os pesquisadores de saúde pública estão explorando usos da plataforma
na saúde. No entanto, poucas pesquisas examinaram a relação entre o Facebook e
as medidas tradicionais de qualidade do hospital. Os autores conduziram uma
análise exploratória quantitativa de páginas dos hospitais do Facebook para avaliar
se os "Gostos" do Facebook foram associados com a qualidade
hospitalar e satisfação do paciente. As taxas de mortalidade em 30 dias e as
taxas de recomendação de pacientes foram usados para quantificar a
qualidade do hospital e satisfação do paciente; essas variáveis foram
correlacionados com os dados do Facebook para 40 hospitais perto de Nova York,
NY. Os resultados mostraram que os "Gostos" do Facebook têm uma forte associação negativa com as
taxas de mortalidade em 30 dias e estão associados positivamente com a
recomendação paciente. Estas descobertas exploratórias sugerem que o número de
"Gostos" para um hospital pode servir como um indicador de qualidade
hospitalar e satisfação do paciente. Estes resultados têm implicações para os
pesquisadores e os hospitais à procura de uma medida rápida e amplamente
disponível destes indicadores tradicionais.
Inês Esteves nº30503
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