Distribuição
nacional promove alternativas aos sacos de plástico
Quarta-feira, 28 de Novembro, 2012
Sonae,
Jerónimo Martins, Companhia Portuguesa de Hipermercados (Grupo Auchan), Ikea,
Decathlon,
Dia Portugal, Staples, Fnac, Aldi, Aki e Leroy Merlin são as empresas que
subscrevem o acordo. As companhias comprometem-se, assim, a adoptar iniciativas
que contribuam para a mudança de comportamentos dos consumidores.
Promover
alternativas aos sacos de plástico e melhorar a pegada ecológica das empresas
aderentes são algumas das iniciativas pensadas no acordo assinado.
Como informa
a APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição em comunicado
enviado às redacções, o compromisso assumido é “um sinal claro na promoção do
consumo sustentável e na continuidade das acções já desenvolvidas”.
O acordo
enquadra-se nos compromissos definidos para a APED, no âmbito do protocolo de
colaboração celebrado com a Agência Portuguesa do Ambiente em Novembro de 2010,
que se refere à implementação do Programa de Prevenção de Resíduos Urbanos. A
iniciativa, reforça a APED na mesma nota, é também motivada pela crescente
atenção que a Comissão Europeia tem prestado a este tema, o que reflecte a
relevância e dimensão política do assunto.
Reforçar o
posicionamento do sector da Distribuição na implementação proactiva de
estratégias ambientais, em particular no que respeita aos sacos de plástico, é
o objectivo do acordo.
«A APED e os
seus associados pretendem assumir cada vez mais um papel activo nesta
problemática e contribuir para uma utilização mais racional dos sacos,
apostando na sensibilização dos consumidores para a sua reutilização e na
disponibilização de alternativas aos sacos de plástico», refere Ana Isabel
Trigo Morais, directora-geral da APED. A responsável dá mesmo por exemplo o
Saco Verde da APED, que desde o seu lançamento vendeu mais de 10 milhões e 654
mil unidades.
Inês Melo nº30014
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