terça-feira, 5 de março de 2013


Distribuição nacional promove alternativas aos sacos de plástico

Quarta-feira, 28 de Novembro, 2012

 
O sector da Distribuição assinou um acordo voluntário para a redução do impacto ambiental dos sacos de plástico. Portugal é um dos primeiros países a ter um acordo deste tipo.

Sonae, Jerónimo Martins, Companhia Portuguesa de Hipermercados (Grupo Auchan), Ikea,

Decathlon, Dia Portugal, Staples, Fnac, Aldi, Aki e Leroy Merlin são as empresas que subscrevem o acordo. As companhias comprometem-se, assim, a adoptar iniciativas que contribuam para a mudança de comportamentos dos consumidores.

Promover alternativas aos sacos de plástico e melhorar a pegada ecológica das empresas aderentes são algumas das iniciativas pensadas no acordo assinado.

Como informa a APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição em comunicado enviado às redacções, o compromisso assumido é “um sinal claro na promoção do consumo sustentável e na continuidade das acções já desenvolvidas”.

O acordo enquadra-se nos compromissos definidos para a APED, no âmbito do protocolo de colaboração celebrado com a Agência Portuguesa do Ambiente em Novembro de 2010, que se refere à implementação do Programa de Prevenção de Resíduos Urbanos. A iniciativa, reforça a APED na mesma nota, é também motivada pela crescente atenção que a Comissão Europeia tem prestado a este tema, o que reflecte a relevância e dimensão política do assunto.

Reforçar o posicionamento do sector da Distribuição na implementação proactiva de estratégias ambientais, em particular no que respeita aos sacos de plástico, é o objectivo do acordo.

«A APED e os seus associados pretendem assumir cada vez mais um papel activo nesta problemática e contribuir para uma utilização mais racional dos sacos, apostando na sensibilização dos consumidores para a sua reutilização e na disponibilização de alternativas aos sacos de plástico», refere Ana Isabel Trigo Morais, directora-geral da APED. A responsável dá mesmo por exemplo o Saco Verde da APED, que desde o seu lançamento vendeu mais de 10 milhões e 654 mil unidades.

Inês Melo nº30014

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