Nesta quadra natalícia, nos EUA, os dispositivos móveis assumirão um papel de destaque nas decisões de compra dos consumidores, tanto no ponto de venda como em cada uma das etapas das transacções. A conclusão é de um estudo, levado a cabo pela empresa de software mobile Sybase 365 e pela Mobile Marketing Association (MMA), junto de internautas daquele mercado.
A investigação denuncia que a influência do mobile sobre os comportamentos de compra dos consumidores é muito maior do que há uns anos. De facto 87% dos inquiridos afirmou que vai recorrer aos seus dispositivos móveis no momento de tomar decisões de compra durante as festividades. Numa investigação semelhante, levada a cabo pela Sybase 365 e pela MMA há cerca de um ano, 62% dos inquiridos afirmou recorrer aos seus smartphones e tablets durante o processo de compras de Natal, o que significa que, agora, os consumidores estão muito mais receptivos a utilizar plataformas mobile como ferramentas de transacção.
Além disso, continua o estudo citado pelo Marketing News, 50% dos consumidores inquiridos pretende mesmo fazer as compras de Natal a partir do seu dispositivo móvel, através da internet, de aplicações, no ponto de venda ou por meio de SMS ou chamada telefónica, por telemóvel, para concretizar as aquisições.
Os envolvidos manifestaram ainda a intenção de recorrer aos seus dispositivos móveis para comparar preços, procurar ofertas e descontos, consultar comentários sobre produtos, evitar filas e longas horas de espera nas lojas físicas, bem como conseguir pontos de fidelização.
É um facto que as plataformas de comércio móvel têm vindo a conquistar popularidade e crescentes níveis de adopção por parte dos consumidores. Nesse sentido, o estudo destaca as áreas que vão impulsionar a experiência geral de compra. 61% dos consumidores estaria disposto a utilizar os seus dispositivos móveis no processo de compra, no ponto de venda, se fossem feitas várias melhorias, como é o caso da obtenção de resultados mais adequados aos seus hábitos de compra. A localização concreta do ponto de venda foi apontada como importante por 48% dos envolvidos no estudo. 46% valoriza as conexões mais seguras, para assegurar que também as transacções são feitas em segurança. As velocidades de conexão mais rápidas, de forma a obter resultados imediatos na altura de concretizar as compras, foi mencionada por 38% dos consumidores.
Influência crescente
Os dispositivos móveis estão, cada vez mais, a ajudar os consumidores a tomar decisões de compra inteligentes, baseadas numa maior quantidade de informação, ao longo de todo o ano. Senão veja-se: 42% dos inquiridos indicou que a informação encontrada a partir do seu dispositivo móvel influenciou a sua mais recente decisão de compra.
30%, por sua vez, adiantou que na última vez que estiveram num ponto de venda, utilizaram o seu smartphone ou tablet para comparar preços ou ler comentários sobre produtos, e acabaram por concretizar a compra numa outra loja, física ou online, ou por trocar de marca, dada a informação obtida. Já 8% afirmou que os dispositivos móveis já reforçaram um comportamento de compra que estava prestes a ocorrer.
Também estão a contribuir para o crescimento dos pagamentos móveis. De destacar o facto dos retalhistas estarem a aproveitar as plataformas móveis para se dirigirem aos clientes com ofertas de fidelização e cupões. 44% dos inquiridos recebeu há pouco tempo ofertas no seu telemóvel, de retalhistas como Amazon, Apple, Groupon e Starbucks.
Retirado: http://marketeer.pt/2012/11/23/87-dos-consumidores-vai-recorrer-ao-mobile-nas-compras-de-natal/
Sandrina Dinis nº 30017
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