terça-feira, 20 de julho de 2010

Estudo sugere que consumidor quer proximidade com marcas

Um estudo da The Next Best Brand, realizado em Espanha pela Método Helmer através do seu Observatório Permanente de Tendências FUTUR:E sugere que o consumidor do futuro, quer uma relação próxima com as marcas e, para ele, uma marca que não está na rede simplesmente não existe.

Segundo o estudo, que baptizou este novo consumidor como Persumer, uma fusão das palavras persona e consumer, as marcas enfrentam novas exigências perante um consumidor que quer outro tipo de relação mais próxima, transparente e de acordo com os problemas que afectam o seu quotidiano. A marca deverá estar comprometida com o seu mundo e ter capacidade para oferecer novas alternativas.

De acordo com o estudo, estes são sintomas de um consumidor pós-crise, um consumidor que sai reforçado de um período em que foi obrigado a ter um postura mais crítica face às marcas, tornando-se um consumidor consciente do seu poder na relação com a marca e que exige credibilidade do lado da marca.

Com base nestas novas exigências e no novo perfil do consumidor pós-crise, o estudo traça 10 pontos chave que as marcas devem ter em conta na relação com os consumidores:

  1. Qualidade na comunicação sem elementos supérfluos,
  2. Originalidade,
  3. Simplicidade (a essência, sem excesso de informação),
  4. Flexibilidade (adaptar-se a cada momento do cliente),
  5. Transparência (comunicação clara, sem photoshop),
  6. Coragem para ser diferente,
  7. Sustentabilidade,
  8. Humildade (assumir defeitos, mostrar o lado humano da marca),
  9. Credibilidade (coerência entre o que se vende, o que se diz e o que se faz) e
  10. Manter um compromisso social e ecológico.
Quantos de nós se revê neste perfil?

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