Um estudo da The Next Best Brand, realizado em Espanha pela Método Helmer através do seu Observatório Permanente de Tendências FUTUR:E sugere que o consumidor do futuro, quer uma relação próxima com as marcas e, para ele, uma marca que não está na rede simplesmente não existe.
Segundo o estudo, que baptizou este novo consumidor como Persumer, uma fusão das palavras persona e consumer, as marcas enfrentam novas exigências perante um consumidor que quer outro tipo de relação mais próxima, transparente e de acordo com os problemas que afectam o seu quotidiano. A marca deverá estar comprometida com o seu mundo e ter capacidade para oferecer novas alternativas.
De acordo com o estudo, estes são sintomas de um consumidor pós-crise, um consumidor que sai reforçado de um período em que foi obrigado a ter um postura mais crítica face às marcas, tornando-se um consumidor consciente do seu poder na relação com a marca e que exige credibilidade do lado da marca.
Com base nestas novas exigências e no novo perfil do consumidor pós-crise, o estudo traça 10 pontos chave que as marcas devem ter em conta na relação com os consumidores:
- Qualidade na comunicação sem elementos supérfluos,
- Originalidade,
- Simplicidade (a essência, sem excesso de informação),
- Flexibilidade (adaptar-se a cada momento do cliente),
- Transparência (comunicação clara, sem photoshop),
- Coragem para ser diferente,
- Sustentabilidade,
- Humildade (assumir defeitos, mostrar o lado humano da marca),
- Credibilidade (coerência entre o que se vende, o que se diz e o que se faz) e
- Manter um compromisso social e ecológico.
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