quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Pingo-Doce: estudo diz a mesma coisa que a minha filha!

Parece que os críticos da nova campanha do Pingo Doce estão em franca minoria.

Segundo o Inquérito GfK/briefing, 70% dos inquiridos que recordam os anúncios do Pingo Doce preferem o actual.
E a música parece que é o que mais agrada às pessoas!
Eduarda, tu é que sabes de Marketing!
Ver notícia e informação técnica aqui.

6 comentários:

Ana Gouveia disse...

:))

Anónimo disse...

Que a música agrade às pessoas até nem duvido. Fico horrorizado mas se calhar não tanto surpreendido. Afinal basta ver a música que mais vende em Portugal...

Apesar de tudo tenho as minhas dúvidas sobre a real representatividade de esse estudo.
(Ainda nem há muito tempo foi efectuado um estudo sobre quais as bandas mais desejadas para actuar em Portugal, que resultou numa lista medonha de tal forma que foi decidido efectuar outro estudo. Do primeiro para o segundo, apenas cerca de 15% das bandas se mantiveram.)

De qualquer forma, a música é de facto memorável, mas para mim no mau sentido. Toda a publicidade é boa publicidade? De facto a anúncio é extremamente reconhecível, em grande parte pela sua música, mas sempre que me lembro dele ou do anunciante recordo-me imediatamente do quão detestável e irritante é o timbre e a composição músical (o resto do spot é alegremente banal). Ou seja, recordo o anúncio, recordo o anunciante e associo emocionalmente a tortura. É bom?

O Zé Cabra também andou nas bocas dos portugueses e a sua "música" também era memorável e extremamente reconhecível. E a probabilidade de este "músico" receber algum prémio de prestígio na área deve ser a mesma de o spot Pingo Doce receber também um prémio de gabarito, como por exemplo um Leão de Cannes (não conto com prémios... duvidosos... de marketeer).

Unknown disse...

Reconheço que a campanha tem um grande ponto fraco - por alguma razão houve um conjunto de pessoas que se mobilizaram contra ela, e existe um grupo que nem pode ouvir a música, ver as imagens, etc. E essa mobilização levou a uma contra-campanha, sob a forma de Mk viral, nas redes sociais, nos programas de humor, etc.

Mas vamos lá ver se nos entendemos.
O que o estudo conclui é que a esmagadora maioria dos inquiridos gosta do anúncio e da música. Não é que se lembra deles.

O Anónimo (já agora, porque é que o pessoal não arranja um nick para comentar??? Espero que não seja por falta de criatividade. É que não é muito viável conversar com alguém sem rosto nem nome) faz muito bem em questionar os aspectos técnicos do estudo. Mas, dado que foi um estudo feito pela GfK Metris, uma das mais importantes empresas de Estudo do Mercado do mundo, espera-se que o questionamento seja por razões técnicas, e não apenas porque não gostamos do resultado do estudo.

A meu ver, este caso pode bem servir de lição para todos. Se a nossa preocupação ao fazer Marketing for ganhar Leões, a probabilidade de fazer bom Marketing pode ficar reduzida. Uma boa campanha de Marketing é a que atinge os seus objectivos, que estão sempre relacionados com o seu mercado.
Não me canso de dizer - para um marketer o que interessa não é a sua opinião sobre um assunto, mas sim a opinião do mercado.
Fazer Marketing é pormo-nos do outro lado - do lado do mercado.
Ainda que seja para constatar que o outro lado tem uma opinião radicalmente diferente da nossa.
E ser eficaz a satisfazer um mercado que pensa de forma tão diferente de nós não põe de maneira nenhuma em causa o nosso gosto nem as nossas preferências. Está-se apenas a ser bom profissional.

Cláudia disse...

Eu especialmente ouço muitas vezes radio e, então, a publicidade passa imensas vezes. Acabo por me irritar tanto!!! De tudo, o que menos gosto é da musica!
Mas assim como me irrita por vezes dou comigo com ela na cabeça. :S

Efectivamente comprar na empresa não o faço, nunca esteve no leque das minhas opções..

Anónimo disse...

Definitivamente agradar a todos é impossível. Mas continuo com um problema, -MARKETING nesta fase é exactamente como o ADVOGADO que vai defender o criminoso.
-É isto correcto? -Serão estes os princípios? - No final está sempre o êxito ou o DINHEIRO ou a fama ou ...
Desculpem mas parece-me que a sociedade actual está nos a fazer pagar bem caro todas estas atitudes.
Será que não se consegue fazer melhor?
Pois justificações já vimos que aparecem para ambas partes.
MARKETING afinal também tem muito de interesses...

Bé disse...

que a música não é das melhores, até que é verdade (na minha opinião). Mas que ficou no ouvido das pessoas, ficou...:)

Saudações do Norte, marketeers!:)