quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Gosto... Não Gosto...Gosto... Não Gosto...do Anúncio do Pingo Doce

Está lançada a polémica em torno do novo anúncio do Pingo Doce.

A reacção dos consumidores à publicidade do Pingo Doce tem sido curiosa. Julgo nunca, em Portugal, ter visto tanto burburinho por causa uma Publicidade. Quem toma a iniciativa de fazer algo tem de estar preparado para as reacções positivas e negativas, pois como é natural, não se pode agradar a todos... é a vida!

O que espanta, neste caso, são os movimentos em torno do assunto. Afinal é apenas mais um anúncio e que eu tenha visto, não tem nada de especialmente chocante. Há quem diga que é a música.

Não comento, não vá ser que não consiga agradar a todos.

Entre blogs e redes sociais os movimentos crescem. Até ao final da tarde de ontem, mais de 100 pessoas tinha aderido ao grupo ‘As pessoas que gostam do novo anúncio do Pingo Doce!’. Este grupo surgiu há dois dias no Facebook como reacção ao ‘Gente que não grama o anúncio do Pingo Doce do Duda’, criado no fim da semana passada.

Aqui têm mais um exemplo do poder das redes sociais ao nível de marketing, neste caso webmarketing.

Claro que, há quem já tenha visto aqui uma oportunidade de negócio. A empresa de t-shirts humorísticas Cão Azul colocou à venda, através do seu site, uma t-shirt com a frase "Eu sobrevivi à campanha do Pingo Doce". Custa 15 euros.

Já agora, não percam a oportunidade e manifestem aqui a vossa opinião.


8 comentários:

Ana disse...

Já conhecia esta polémica e sinceramente não percebo o porquê.
Não é um anúncio espectacular,na minha opinião,mas já vi bem pior e não houve todo este burburinho.
O anúncio só se torna particularmente irritante quando se faz compras no Pingo Doce e a música passa vezes sem conta.
Vendo por este prisma,talvez tenham sido os funcionários do Pingo Doce a iniciar o movimento contra.

SL disse...

O anúncio não tem nada de especial. Bem pelo contrário, é perfeitamente banal e apresenta uma grande falta de criatividade.
Aquela formula de passagem de imagens à lá AICEP é mais que batida. Ora vamos para aqui colocar uma imagens de Portugal "bonitas" (mas sem sal) para apelar ao sentimento patriótico, polvilhar com as mais que comuns imagens de hipermercados de ficção (nunca encontramos nada assim)e englobar tudo no habitual jingle de décadas atrás.

Ou seja, o anúncio, apesar de mau, tinha tudo para passar despercebido não fosse... a música (a composição e o tom de voz). É horrivelmente irritante! Isto em conjunto com a sua longa duração torna-o numa tortura difícil de suportar. É de correr à velocidade da luz para mudar de canal. E depois de a música nos colocar neste estado, tudo nos faz confusão. Até o suposto convite com o desajeitado movimento das mãos à polícia de trânsito ou lutador de kung fu...

E agora lanço eu a questão. A diferenciação é boa. Mas, e se for pela negativa?
Era preferível ser mais um anúncio ou causar esta onda de opiniões, a grande maioria, negativas?
É certo que a marca Pingo Doce andará bastante nas nossas mentes, mas associada a algo detestável (pelo menos na minha é assim).
Este é apenas mais um anúncio que contribuí para o estado cada vez mais degradado da publicidade televisiva.

Anónimo disse...

Também já não posso com este anúncio. Habitualmente ando com o rádio do carro ligado, mas agora só utilizo cds. A duração do anúncio, o tom de voz, a letra da música.. nada me agrada.
Por azar chego ao local de trabalho (tem sempre o rádio ligado) e levo novamente com o anúncio.. Ao longo do dia passa dezenas de vezes...
Por favor... Pior só quando tenho que ouvir os direitos de antena, que diga-se de passagem também tem umas músicas fantásticas :(

Ana

Anónimo disse...

o que eu achei do anuncio foi: minuto 00,59 BOA LASANHA!!!!o resto do anuncio é para guisar com batatas...

Anónimo disse...

esta música era muito melhor

Encontrar tudo à mão, tudo ao pé,
encontrar o melhor que Portugal faz,
os melhores amigos a tomar café
e logo de seguida fazer compras em paz.
Encontrar a moda a um preço elegante,
é fácil, é como encontrar um pingo
na tromba de um elefante.
Encontrar couves colhidas no dia anterior
e o peixinho fresco vindo directo da lota.
Encontrar quem diga. diga se faz favor
e alguém que ponha as compras mesmo à porta.
Mesmo que a sua casa seja mais distante,
é fácil, é como encontrar um pingo
na tromba de um elefante.

o que acham?muito melhor...

Anónimo disse...

Ouvi dizer que a campanha do facebook foi iniciada por dor de cotovelo, por parte de uma companhia que perdeu este contracto ......

Anónimo disse...

cara ana para quem dizia que o pingo doce tinha perdido uma cliente, afinal ainda nao foi desta !

Ana disse...

Eu trabalhava em frente ao Pingo Doce, não tinha outra solução senão ouvir a música vezes sem conta.E continuo a não comprar fruta no Pingo Doce...