sábado, 17 de outubro de 2009

Um concierge virtual no iPhone? Isto é coisa da YDreams

"O seu quarto é o 340 e os elevadores são do lado esquerdo. Desejamos-lhe uma óptima estada no nosso resort. Aqui tem o seu iPhone." Desta vez não há cartões dentro de capas de cartão nem mapas do hotel dobrados em quatro. O iPhone que a recepcionista lhe deu vai abrir a porta do quarto, marcar uma hora de massagem no SPA do hotel e pedir reservas para o restaurante mais cobiçado da cidade. É que dentro dele estará o James, um concierge virtual inventado pela portuguesa YDreams que a Apple terá em exclusivo no iPhone e no iPod Touch. O lançamento mundial está marcado para 29 de Outubro, dia em que a empresa de António Câmara joga uma cartada decisiva para o seu futuro no mercado internacional.


Como funciona: O James é instalado num iPhone e iPod Touch que cada hóspede recebe na altura do check-in. Enquanto estiver no hotel, o viajante irá usá-lo para todo o tipo de informações e consumos, de forma tão simples que não é necessária qualquer autenticação. Todos os gastos estarão associados à conta aberta para pagar o hotel.


"Tem uma lógica de Multibanco", explica ao i José Miguel Remédio, responsável pelas áreas internacionais da Ydreams. A ideia é que tudo esteja ao alcance de um clique, do pedido de um adaptador de corrente à reserva de um táxi para a noite, um serviço que parece resultar: no hotel de Montreal (Canadá) onde a YDreams testou o projecto-piloto, o consumo de produtos e actividades dentro do hotel aumentou de forma significativa - 25% em três meses.


"Na próxima versão já serão criados perfis. O James saberá o que o cliente quer, aquilo de que gosta", explica José Miguel Remédio. Imagine, por exemplo, que volta a um dos Hilton de Barcelona, seis meses depois da última vez que lá esteve. O seu perfil foi guardado e estará dentro do iPhone que lhe entregarem na recepção, ou poderá descarregá-lo para o seu próprio telemóvel Apple. Quando entrar no quarto, o ar condicionado terá a sua temperatura favorita e já terá um cesto de fruta a caminho. No fim da estada, se tiver a tentação de ficar com o equipamento da Apple até pode fazê-lo. O valor será debitado do seu cartão de crédito.


Sem comentários: