sábado, 8 de novembro de 2008

O "efeito Nespresso" nas eleições estado-unidenses










A mim parece-me que o próximo presidente dos EUA, Barak Obama, para além das muitas qualidades que esperamos que tenha, e que o ajudaram a ganhar, também beneficiou daquilo a que chamo o "efeito Nespresso".
Passo a explicar.

A Nespresso é uma marca de café, que tem um novo conceito de negócio. Não vou detalhar esse conceito de negócio aqui. Só refiro que o café vem embalado em cápsulas individuais e exclusivas da Nespresso - só as máquinas Nespresso são compatíveis com essas cápsulas e vice-versa. E as cápsulas não são vendidas através dos canais de distribuição tradicionais. Tirando uma loja exclusiva em Lisboa e outra no Porto, quem quiser comprar as cápsulas fá-lo por telefone ou Internet, sendo estas posteriormente entregues em casa. 

Este "efeito Nespresso" que refiro tem a ver com algo que tenho constatado nos últimos meses.

É que existem muitas clientes desta marca de café que a associam de uma forma bastante poderosa ao actor George Clooney, senhor (dizem elas) de um charme extraordinário.
Recorrente oiço o lamento, a pena (fantasia, talvez) de que não seja o George a fazer a entrega em suas casas das cápsulas do café.
E esta associação é, a meu ver, uma das razões que levam à decisão de compra. Noto também que em geral, e ao contrário do que se passa com outros electrodomésticos, é normalmente a mulher o elemento da família que mais se entusiasma com a sua compra, e mais argumenta para que a mesma seja concretizada.

E o que é que isto tem a ver com a eleição do senador Obama?

É que tenho reparado novamente no recorrente elogio ao charme e sensualidade do próximo presidente dos EUA por parte do público feminino.
E os resultados das sondagens à boca das urnas apontam para uma bem maior votação feminina que masculina em Obama. 

Vejam o "efeito Nespresso":
Vote by Sex
Total
 Obama
 McCain
 Other/No Answer
 
 
Male (47%)
49%
48%
3%
 
 
Female (53%)
56%
43%
1%
 
 

É claro que também se poderia perguntar se o "efeito Nespresso" também se fará sentir entre os homens homossexuais.
Os resultados da sondagem apenas apresentam as diferenças entre gays (e lésbicas e bissexuais) e não, independentemente do seu sexo:
Are You Gay, Lesbian or Bisexual?
Total
 Obama
 McCain
 Other/No Answer
 
 
Yes (4%)
70%
27%
3%
 
 
No (96%)
53%
45%
2%
 
 

Mas penso que aqui haverá efeitos bem mais importantes que o "efeito Nespresso". Vejam por exemplo isto.

20 comentários:

Anónimo disse...

Carisma é o ponto central da campanha. Através do carisma as pessoas interpretam e identificam as propriedades que mais lhe apetecem. Sensualidade seria julgar as mulheres como cidadãs sem um ponto de vista coerente ou com opiniões construtivas. O carisma sim, ganha a simpatia e o interesse em saber além, ir a fundo sobre quem os tem.

Anónimo disse...

Se calhar até foi... As mulheres quando se unem conseguem muita coisa, elegeram uma pessoa de côr para representar a maior potência mundial. Parabéns. Quanto ao café... hum...

Anónimo disse...

O Obama fica muito melhor de fato!!!

Anónimo disse...

O senhor George Clooney é sem dúvida um icon no mundo do charme e do glamour, daí a sua associação a um café premium. Obama pode estar perto, mas tem muito que andar

Anónimo disse...

Penso que, de facto, a associaçao da marca ao actor george clooney conseguiu gerar uma percepçao de marca glamour, ao mesmo tempo penso que qualquer associaçao que seja feita ao candidato Obama é "fora de contexto"

ASS: Zico

Anónimo disse...

2 mandatos de George W. Bush fazem muito mal... aos olhos principalmente!!!

Anónimo disse...

A mudança da América passa pelo néscafé..... a cor diz tudo....

Anónimo disse...

Não sei se o efeito "nespresso" teve influência nas votações,Espero sim que Barak Obama provoque no mundo o efeito do café: seja forte , doce e desperte conciências.

Anónimo disse...

Já ia um café...

Anónimo disse...

Penso que a profunda crise que EU apresentava, com o Presidente Bush apresentar indices de popularidade abaixo dos 25 % com discurso político gasto, facilitou a eleição do senador obama, que apresentou um discurso jovem, inovador e acima de tudo virado para a classé média, a mais prejudicada com Presidente Bush. Penso que esse foi o principal factor na eleição , a ideia dos americanos que com o senador Obama tudo será diferente.

Anónimo disse...

penso que o facto de Obama ser charmoso não tem muito a ver com o facto de ter ganho as eleições, pois quem ganhou as anteriores eleições (George W. Bush)não pode ser considerado um icone da sensualidade e charme ...... logo axo que não se poderá fazer uma associação a este nivel !

Anónimo disse...

Concordo que este "efeito Nespresso" possa ter influenciado o voto (preferencialmente mulheres e homossexuais) nas eleições presidenciais estado-unidenses.
O facto das pessoas considerarem Obama um homem atraente e charmoso (tal como a associação entre Clooney e Nespresso) incentiva os eleitores (muitas das vezes em caso de indecisão, mesmo a nivel partidário) a votarem em Obama, em detrimento de McCain, claramente com uma aparência mais "velha" e desinteressante.

Anónimo disse...

Bom o aspecto do Obama pode sempre contar. Mas francamente ele não têm assim tanto que elogiar quanto ao físico...
Mas opiniões são opiniões...

Anónimo disse...

Poderá ter ocorrido esse efeito embora não concorde que tenha sido o factor principal...

Obama foi associado á mudança, a uma nova "era" para os americanos, o que explica o facto de as mulheres terem corrido às urnas, bem como os homossexuais, os negros... e todos aqueles que se deparam com certo tipo de discrimin
ação no dia a dia!

Anónimo disse...

o gorge (pós amigos) é um homem fantastico. quem o conhece sabe o que eu tou a dizer! gostei muito quando ele me disse que ia participar num anúncio dos cafés. é que eu sou doida por café! não passo sem pelo menos 3 por dia! bjinho

quanto ao Obama, não posso dizer nada pois nunca o conheci pessoalmente. e como não gosto de falar de quem não conheço....

bjos fofos pra todos!

Unknown disse...

Calma, calma.
eu não disse que o Obama ganhou por causa do "efeito Nespresso".
Apenas que pode ter sido uma muito pequena causa das inúmeras que estarão por detrás da eleição.
O mundo precisa de um presidente dos EUA que tenha muitas qualidades.
Se ele é bonito ou não é indiferente para desempenhar bem o seu papel.
Mas como vamos ter que o ver na televisão durante pelo menos 4 anos, se é bonito sempre é mais agradável ;)

Anónimo disse...

Tretas, tudo tretas. Quem ganhou as eleições foram:
1 - A crise económica
2 - A guerra do Iraque
3 - O Bill Clinton
4 - O Bin Laden com a ajuda do Bush (filho claro)

Se não acreditam, perguntem À Hillary.

Saudações Presidenciais.

Anónimo disse...

I got a crush on Obama.

http://br.youtube.com/watch?v=wKsoXHYICqU

Anónimo disse...

antes de mais: ALGUÉM pode definir-me a expressão "UMA PESSOA de COR", e já agr perguntava a essa pessoa de q cor ela é? vermelho? verde? azul? sinceramente em pleno século XXI ainda há desses comentários lamentáveis. CRESCE! bom voltando ao assunto em questão, penso que nestas eleições não podia haver outro vencedor a não ser Obama, pois quem acompanhou as eleições e os debates pode ter visto que o Obama reúne as todas as características de um bom governador.

Anónimo disse...

No meu ponto de vista a eleição d Obama foi sobretudo pela conquista de classes nos seguintes pontos:
-jovens, sobretudo através da internet,
-negros, pela união face à discriminação
-sentimento anti-guerra com a ajuda d McCain
-influência da familia Clinton, quer pela presidência de Bill C que r pela união das mulheres conquistada por Hillary C
-imagem jovem,
-cultura,
-(forma como angariou fundos para campanha)


Acho k foi universalidade da imagem Obama juntamente com estratégia politica ditou a sua vitória.
Digo Eu, que não percebo muita coisa de politica mas que tenho algumas luzes de Marketing