terça-feira, 8 de janeiro de 2008

"Basta pum basta!"

Já repararam nos novos anúncios televisivos da marca Pingo Doce? Infelizmente não consegui trazer o vídeo, penso que ainda não está disponível no YouTube. Mas, reparem bem no spot quando o virem na Tv. Existem duas versões: uma masculina e uma feminina, mas ambas começam da mesma maneira.
Para os alunos e professores que vieram de Humanidades, com certeza que reconheceram alguma familiaridade com o: "Basta pum basta!". Tanto este excerto, como grande parte da entoação que é dada ao discurso do cliente, é baseado no Manifesto Anti-Dantas de Almada Negreiros. Lembram-se da obra de arte "O urinol invertido"? Pois bem, tanto esta corrente artística como a corrente literária a que pertence o "Manifesto Anti-Dantas" pertence ao Movimento Dadá ou Dadaísmo, como lhe quiserem chamar.
Pequeno Excerto:
"Basta pum basta!!!
Uma geração que consente deixar-se representar por um Dantas é uma geração que nunca o foi. É um coio d'indigentes, d'indignos e de cegos! É uma resma de charlatães e de vendidos, e só pode parir abaixo de zero!
Abaixo a geração!
Morra o Dantas, morra! Pim! "
Agora vocês perguntam: Oh Miss D, o que é que te deu para postares aqui uma coisa destas?. E eu respondo: é que acho impressionante a actualidade deste texto...
Saudações (só por hoje) Literárias! =)

3 comentários:

Anónimo disse...

E viva Humanidades!!!!eheh

Anónimo disse...

Biba!

:)






E digo mais!






Quem fala assim num é gaga!

(aomeuencontro.blogs.sapo.pt)
Sara

Anónimo disse...

A beleza impura dos movimentos puristas...
boa Miss!

-kiss