quarta-feira, 28 de setembro de 2005

A ovelhita e o marketing

Nunca é demais lembrar que a pergunta pode ser bem mais importante que a respectiva resposta.
Houve alguém que numa aula se lembrou de (estupidamente?) perguntar se entre a Ovelhita Lanzita e o Eremita que a apascenta, que a ordenha e lhe bebe o leite existe algo parecido com uma relação de marketing.
Começámos por uma resposta unanimemente negativa, mas numa discussão acesa e apaixonada algumas dúvidas se levantaram, tendo a Ovelhita friends and foes (desculpe lá o mau jeito Diogo).

Quais são essas dúvidas?
Que respostas lhes damos?
O que dizem os mestres acerca destas coisas?

Venham de lá esses comentários.

Afinal temos ou não uma ovelha marketer?

Ricardo Gouveia Rodrigues

17 comentários:

Anónimo disse...

Continuo sem saber a resposta "certa"! Mas ficam aqui umas definições interessantes.

Segundo Kotler (2003:9) e numa tradução livre, "(...) Marketing é um processo social no qual os individuos e os grupos obtêm o que necessitam e desejam. Isso poderá ser conseguido através da criação, da oferta e troca livre de produtos e serviços com os outros(...)"

Já para Lindon et al (2004:28) "Marketing é o conjunto dos métodos e dos meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os comportamentos favoráveis à realização dos seus próprios objectivos."

Mas a minha definição preferida é a de Regis McKenna: "Marketing é tudo, e tudo é marketing."

Poderemos considerar a ovelha Lanzita como um individuo?

A ovelha Lanzita induzirá o comportamento do Eremita? (talvez por tansmissão de pensamentos?!)

Se marketing é tudo, e tudo é marketing...os marketeers são tudo, e todos somos marketeers?

Anónimo disse...

Caros bloguistas desde já devo confessar k esta é a discussão mais estranha em que participei, excluindo as opções técnicas do mister Koeman!?!

Penso k existem duas perpectivas k mereçem ser analisadas. Primeiro temos a perspectiva da ovelhita. Aki não me parece plausível aceitar alguma comparação com o mkt.A existir alguma analogia seria com um sequestro ou escravatura,pois a ovelha não é seduzida pelo ermita a dar-lhe o leite,possivelmente nem terá tido a possibilidade de escolher.Existe um monopólio absoluto, nesta situação o mkt pode ser descurado pois a ovelha não tem escolha akele eremita é o único do mercado.Pobre da ovelha, nem pode escolher um que tivesse as mãos mais quentinhas!Resumindo acho que não há lugar ao marketing sem escolha, talvez o mkt só será rei quando coroar a liberdade de rainha!

A segunda perspectiva, esta já me parece mais propensa a alguma discussão, a do eremita. Apesar de o erimita ser um ditador facista explorador do proletário ovelhistico,podemos entender algumas das suas acções como marketing.Se considerarmos que o erimita presta um serviço à ovelha tirando-lhe o leite evitando assim possiveis doenças,podemos ter: alimentação da ovelha como CMR ou RP; limpar os peitos da cabritinha, desculpem da ovelha, como sendo tratamento pós-venda e por ai adiante não esqueçendo que possivelmente o eremita é claramente um "decision maker" da empresa "eremita,lda", em que préviamente a ter definido o plano estratégico de "erimitar" terá feito uma análise SWOT ou uma TOWS no caso de ter tido a sorte de ter sido discente do professor Leitão.

Espero não vos ter massado com esta minha dessicação da questão apresentada.Sei que a minha opinião terá lacunas mas espero que com elas tenha também o dom de animar algo o debate.

Anónimo disse...

Gostei da "troca livre"

Anónimo disse...

então se:
"Marketing é um processo social no qual os indivíduos e os grupos obtêm o que necessitam e desejam.Que pode ser conseguido através da (...) troca..." (kotler 2003:9)
é lógico que:
Ovelhita Lanzita e o Eremita que a apascenta, que a ordenha e lhe bebe o leite têm algo parecido com uma relação de marketing.
E isto porque:
ambas obtêm aquilo que desejam e necessitam, ou seja o eremita alimentar-se do leite da Lanzita, e a Lanzita alguém que a ordenhe...
No final ambas as partes estão satisfeitas, não é esse o objectivo do marketing: a satisfação de todas as partes envolvidas no processo?
E ainda porque:
Há claramente aqui uma troca de um serviço (o q o eremita presta a Lanzita, que a apascenta e a ordenha) por um produto que é o leite...

Fico à espera que alguém refute a minha opinião...E até quem sabe, se os argumentos dessa pessoa forem suficientemente bons, mudá-la...

Anónimo disse...

Boa Tarde

Como a questão gerou polémica, escrevo neste blog para dar a minha opinião à seguinte pergunta: Será que existe marketing entre a ovelha lanzita e o eremita?
De acordo com o que a minha colega Leonor disse pode dizer-se que existe marketing, mas se reflectirmos acerca da opção de escolha pode dizer-se que neste caso não existe. E, se para haver marketing é necessário existir uma opção de escolha, neste caso não se verifica pois o eremita tem apenas uma e só uma ovelha.
Por outro lado não existe qualquer forma de comunicação entre os dois (ovelha e eremita).

Anónimo disse...

Bem parece que mais gente vai de acordo com o facto de entre esta relação existir marketing, visto que ambos têm uma satisfação de necessidades. e se o marketing visa e satisfação de necessidades penso que nesta caso existe relaçao de marketing. a minha opiniao vai de encontro com a da minha amiga leonor.

Anónimo disse...

Com a definição de Kotler, quase que me apetecia dizer que marketing era a profissão mais velha do mundo!

Se fosse assim tão básico acho que não precisaríamos de tirar uma licenciatura em Marketing. Marketing seria puro bom senso!

Marketing tem a ver com trocas sociais frutíferas para ambas as partes. Mas até que ponto se pode considerar uma troca social o apascentar de uma ovelha? Sinto muito mas…a ovelha não faz parte de um grupo social! Muito menos poderá ser considerada um indivíduo.

Também poderíamos chamar Marketing ao facto de eu abrir a porta ao carteiro? Seria uma troca social já que ele precisava que eu abrisse a porta para ele entrar e eu precisava do correio. Seria frutífero para ambas as partes. E no futuro ele tocaria à minha porta para que eu lha abrisse!

Na minha opinião, só se faz marketing quando se tem uma atitude consciente de que a sua acção será feita em prol dos objectivos traçados. Marketing não algo básico ou instintivo. Mesmo as “pequenas ideias de marketing” são pensadas segundo o máximo de cenários possíveis de forma aos objectivos serem concretizados.

Será mesmo prudente chamar a todas as relações estabelecidas Marketing?

Anónimo disse...

Marketing é puro bom senso!!! mas, é isso e muito mais!
Para Lindon et al (Mercator 2000) "marketing é o conjunto de métodos e meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os comportamentos favoráveis à realização dos seus próprios objectivos".
Nesta relação de Eremita com a sua ovelha,não existe intencionalidade na troca, nem esta troca é um processo de causa efeito consciente entre dois indivíduos racionais. Quando o Eremita ordenha a sua ovelha, tem a intenção de fazer uso do seu leite, mas se este tiver, cumulativamente, a intenção de a ordenhar para que esta não adoeça, como pode ele dar consciência à ovelha Lanzita de que é essa a sua intenção? Poderia até acordar com esta uma troca: "aumentas a qualidade do leite e eu ordenhar-te-ei mais vezes",isso seria uma acção de Marketing, mas como o poderá fazer o Eremita se a ovelha não o percebe??
Voltando à definição acima transcrita, que objectivos de marketing poderá ter o Eremita? Quem é o cliente e o dispensador de bens/serviços? Que produto se vende? A troca existente é intencional? Que vantagens podem o Eremita e a Ovelha Lanzita tirar do emprego de técnicas de Marketing nesta sua relação primária de ordenha pelo usufruto do leite? Qual é o preço? que promoção é feita?
O marketing está em toda a parte, mas não na relação entre este Eremita e a Ovelha Lanzita!

Anónimo disse...

Ao analisar a definição de marketing dada por Kotler até poderia levar-me a refutar a minha ideia de não existir marketing na relação Ovelha/Pastor. Mas reflectindo um pouco mais chego à conclusão que, do meu ponto de vista, não existe marketing na relação de ambos pelo facto de não haver escolha. A ovelha Lanzita não tem mais ninguém que a ordenhe e caso não seja ordenhada pode "sofrer" e o Ermita não tem mais nenhuma ovelha para ordenhar e não bebe o leite de mais nenhuma ovelha.
Ora com isto defendo a minha posição de não existir marketing apesar de existir troca e comunicação.

Anónimo disse...

Neste últimos dias a ovelha lanzita deve estar contente, pois esteve a chover e as pastagens vão voltar a ter erva para ela pastar. Também o eremita ficará mais descansado não terá de se preocupar tanto com a alimentação da Lanzita.
Relativamente á existência de Marketing na relação que o Eremita tem com a ovelha, na minha opinião não existe Marketing nessa relação. A Lanzita só dá leite com qualidade se o Eremita lhe proporcionar uma boa alimentação, ou seja a qualidade e a quantidade do leite que a ovelha dá depende do Eremita. Alem disso, a Lanzita é um animal irracional era o mesmo que dizer que um cão ladra para fazer publicidade á sua voz.
Esta é a minha simples opinião.
Com este falatório todo, qualquer dia a ovelha lanzita é mais famosa que a ovelha Dolly.

Anónimo disse...

A conversa está a aquecer o q dá jeito neste tempo frio.Atenção a leitura deste texto ñ é aconselhável a km tem tarefas,pois é algo extenso.

Sim,não ou nim?De momento o ñ domina,invoca-se q a falta de escolha e a falta de racionalidade da ovelha da ovelha pr lhe tirar o statuto de mkt.Cm a colega Inês diz ñ há nd básico ou instintivo no mkt.Eu penso q esses motivos são mt discutiveis, ñ se pode excluir a ovelha da camâra dos Marketeers de animo leve.

Em relação à incapacidade de escolha da ovelha,tenho k dizer q tal ñ me parece dado adquirido.Será mm k o ser humano tem um contracto de exclusividade da racionalidade,seremos nós realmente um seres suspensos a meio caminho entre os animais e as divindades?Será q as ovelhas ñ têm frio,calor,medo,desejo?Só km nc teve animais de estimação a morrer nos braços e ver nos olhos dele a dor e o carinho numa simbiose macabra,pode dizer isso.De acordo q poderá ñ ser uma escolha dita racional,mas km disse q o mkt só actua sobre as escolhas racionais?ñ será inclusivé uma das suas intenções explorar o irracional.Ponto a ovelha poderá ñ ser dotada de raciocinio,mas certamente q têm "alma",nem q seja através do instinto,ou dos genes a ovelha tem a capacidade de escolher.Possivelmente o eremita nem tem a ovelha presa,e ela ñ foge pq tem ali td o que precisa,mas se o eremita maltratasse a oveha aposto q ela à primeira oportunidade fugia(tipo chiken's run).

Qd a minha colega Inês refere k o mkt ñ é básico ou instintivo, penso k está a ser tendenciosa por ser uma excelente aluna.Por exemplo desde q nascemos a chorar até q nos vamos a gritar(tb vi o Clube dos poetas mortos)não procuramos sofregamente o apreço do próximo?pessoalmente axo q a melhor kalidade q uma mulher pode ter é gostar de mim :)No caso do eremita ele ñ procura o apreço externo mas interno,então ñ seremos nós próprios um produto q nos vendemos a nós e aos outros,ñ será isso mkt,ñ será isso instintivo?

A estimada talentosa colega Lara assume k existe troca e comunicação,xim a ovelha consegue comunicar e xim os animais também se organizam socialmente.Então pk ñ mkt?Axo q as aulas de ética ainda estão mt frescas,pois há uma certa obsessão c a racionalidade e escolha?Até parece q ñ há consumidores q escolhem irracionalmente,cm akela sra q votava nos candidatos mais altos.Qt à escolha em Cuba por acaso a palavra consta em algum compêndio?e ñ será o sr Fidel um talentoso Marketeer?

Por ixo colega Dina o futuro figo do mkt,vou discordar da tua conclusão td é mkt menos a ovelha.

Esclarecer k a ovelha ñ é um pacote de leite,o sr eremita esqueçeu-se de esclarecer isso!

Ñ seremos na realidade tds nós um rebanho de ovelhas sob alçada de um pastor superior(um status quo superior,ou a sociedade),ñ teremos as incapacidades q as grandes colegas atribuiram à ovelha?Nc vi uma ovelha a lançar uma bomba atómica,nc vi uma ovelha por de parte as ovelhas negras,nc vi mas já vi mt ser racional que faz preferir ser o eremita e viver c ovelhas,só ñ o faço pq então ñ poderia atormentar as minhas colegas q estão pr o mkt cm o as natas pr o café :)

Anónimo disse...

Claro que os animais tambem sentem frio, medo e outras sensações. Muitas vezes até são mais fieis que os seres humanos. Até certo ponto são seres racionais mas isso é algo que nasce com eles para poderem sobreviver. Tal como o ser humano cresce e desempenha o seu papel na sociedade os animais desempenham o seu papel no reino animal. Constroiem casas( vespas), armazenam comida para o Inverno (formigas), dançam e cantam ( passaros na época do acasalemento), etc. O marketing é algo que o ser Humano criou para obter sucesso, lucro e reconhecimento perante a sociedade.
Muitas vezes o ser humano estabelace relações com os animais porque pode obter lucro com isso. Por exemplo, um pastor tem ovelhas porque obtem várias coisas delas, o leite que pode vender ou consumir, a lã. Logo, a posse do animal é um meio para obter riqueza. Neste aspecto podemos dizer que a ovelha faz parte de uma actividade comercial, pois é os produtos que ela fornece que o pastor vai vender. Mas no que diz respeito ao marketing, este não existe na relação que o pastor tem com as ovelhas. Quem poderá fazer marketing dos produtos da ovelha é o pastor.
Quanto á lanzita deixo uma pergunta.
Qual é o papel de uma ovelha no planeta Terra?
Se leram este texto até ao fim é porque têm muita paciencia...

Anónimo disse...

De facto, existe marketing entre a ovelha lanzita e o eremita. A atitude de marketing caracteriza-se pela preocupação de conhecer o público, logo houve um conhecimento prévio por parte do eremita em conhecer o rebanho e decidir-se pela ovelha lanzita. Além disso, o marketing implica a satisfação de uma necessidade. No presente caso, o eremita vai satisfazer a necessidade de se saciar com o leite da ovelha lanzita. Um outro aspecto que comprova o facto de haver marketing é a presença do modelo AIDA nesta relação:
- Atenção: o eremita observou a ovelha até que esta lhe despertou a atenção;
- Interesse: houve algum aspecto na ovelha que causou interesse no eremita, daí ele ter escolhido aquela ovelha e não outra;
- Desejo: vontade de beber leite;
- Acção: o acto de beber o leite.

Anónimo disse...

Cada vez mais caminhamos para um mundo, onde tudo se parece basear em trocas, sejam elas económicas, culturais, sociais, afectivas..etc
No entanto, será prudente associar o Marketing a todo e qualquer tipo de troca, bastando para isso a satisfação de ambos os lados?
Pois bem, imaginemos o acto da criação do ser humano, como exemplo. Mais uma vez, aqui temos uma troca, onde se encontram então, envolvidos, dois agentes (o homem e a mulher) e (partindo do pressuposto que é algo conscientemente desejado plos dois) existem benefícios que proporcionam a satisfação de ambas as partes. A pergunta é: Onde está o Mkt aqui?

...

Na minha opinião, na relação Eremita/ovelha não existe Marketing:

argumento nº1 - não há comunicação (o homem até pode perceber a ovelha, mas a ovelha percebe o homem?)

argumento nº2 - O intuito do homem é satisfazer as suas necessidades, não as da ovelha (ordenha a ovelha porque quer o seu leite; a satisfação da ovelha é uma consequência directa do seu acto)

argumento nº3 - para haver marketing, teria que haver a presença de plo menos um 3º elemento (humano), que tendo conhecimento da troca, iniciaria então o processo de divulgação e conhecimento do suposto produto.

Lembrem-se sempre que nem tudo é marketing e que as coisas mais belas, são mesmo aquelas em que o homem não pode mexer.

Anónimo disse...

Antes de findar a blog/tarefa,como ja vai sendo gostava de deixar umas palavras.Penso que a mais valia desta tarefa foi por as pessoas a argumentar,e apesar de alguns colegas nao gostarem de participar em blogs o que temos de respeitar,mas sem duvida que o fizeram com grande qualidade.

Contagem final,9humanos e 1marciano contra a presenca da ovelha na latada 7 a favor e um indeciso.Est]a renhido axo k a ovelhinha vai recorer e pedir uma recontagem.

Do lado nao os argumentos mais utilizados a falta de comunicacao, a falta de racionalidade da ovelha,so o eremita ganha com esta relacao.

Do lado sim tentou.se desmontar os argumentos do nao e para este lado e claro que existe comunicacao,alguma capacidade de escolha da ovelha e que ambos estao satisfeitos com esta situacao.

Cm comentario final que me foi imposto,desculpe professor fortemente sugerido,devo dizer que a discussao esta interessante,vejo algumas pessoas a poder mudar de camisola.Mas a tarefa esta cumprida!!!e ate haver novidades nao ha ovelha na latada,talvez com sorte possamos ver algumas cabritinhas ;)

Agora ou continuam a discutir ou concordam com o grito de revolta da colega Lena Free the Sheep!!!

Anónimo disse...

Peco desculpa pela falta de pontuacao mas o teclado da biblioteca esta algo marado.

Ja agora nao resisto a contrapor o inigualavel colega artista varandas,que diz que nem e mkt e que ha coisas belas que estao para la de qq ciencia.Colega td e ciencia,td sao formas matematicas,tudo e passivel de ser estudado,tudo se relaciona com o mundo,a aguia vitoria que voa imponente no ar e aranha que tece uma teia paciente no chao,tudo esta ligado todos estamos relacionados. Logo tudo e marketing!

Tudo menos a Ines deixar entrar o carteiro em casa dela porque isso e axe :)

Sr eremita axo q falta explicar k a ovelha so da leite qd esta na fase de aleitacao o q implica q iremos ter um borreguito.Talvez fosse melhor ela nem pensar ir a latada nesse estado.

Anónimo disse...

Como já foi aqui expresso, eu confesso que fui uma das pessoas que, durante o debate decorrente numa das aulas de Marketing das PME, alterei o meu ponto de vista do NÃO para o SIM. A meu ver, existe uma relação de Marketing num pormenor que acho pertinente: o eremita ao possuir a ovelha lanzita, ao extrair dela todo o potencial que lhe conhece, dá-lhe valor, promove-o e reconhece-lhe qualidade (mesmo sendo inconscientemente), pormenor nem sempre levado em conta. Com esta condicionante exposta, afirmo que o Marketing é indispensável na criação de valor dos bens/produtos e nesta medida, reafirmo a relação de Marketing entre os dois seres. Não sei até que ponto, terei alguma razão mas caso haja alguém contra o meu testemunho, não hesite em "lançar a primeira pedra". ;)

Um abraço a todos os markteers (da UBI e não só)!