quinta-feira, 22 de setembro de 2005

O Nascimento

Coube-me a mim escrever aquele que será o primeiro post, ou texto (como preferirem) do blog de Marketing.

Depois do Brainstorm e da votação no final do 2º semestre do ano lectivo 2004/2005, foi o nome BiMarketing escolhido pela maioria dos alunos da licenciatura. Assim para dar continuação ao projecto foi criado o blog: BiMarketing.Blogspot.com

Claro que no início muitas dúvidas se colocam, vejamos se consigo responder a algumas:


1ª Qual o objectivo do Blog?

O objectivo do blog é criar um canal de comunicação entre todos os alunos, docentes e ex-alunos da licenciatura em marketing da Universidade da Beira Interior. Mas o âmbito deste blog não se esgota aqui, pois podem participar todos os interessados pela temática do Marketing.

Um outro objectivo consiste em expandir a interacção com os formando da licenciatura em marketing e futuros profissionais de marketing após a conclusão da licenciatura, uma vez que, o blog permanecerá com elemento de união entre todos os que frequentam ou venham a frequentar a licenciatura em Marketing da UBI.


2ª Porquê a sua criação?

Com a criação deste blog pretende-se centralizar num espaço livre e aberto à participação e consulta de todos as diversas informações, opiniões, sugestões, etc., dos seus membros.

A principal vantagem deste modelo consiste na facilidade de consulta e na disponibilidade dos conteúdos em qualquer lugar, em qualquer momento, estando a participação aberta a todos, não só alunos como todos os interessados pelos temas de marketing.

Adicionalmente vai permitir aos alunos que se desloquem a outras Universidade no âmbito do programa Erasmus, manter o contacto com a sua Universidade e com os colegas, podendo com eles comunicar intervir nos assuntos que também a eles interessam, desde que para tal tenham acesso a um computador ligado à Internet.


3ª Como participar?

Neste momento a participação é feita sob dois nomes colectivos:

- bimktuser
e
- bimktguest

O primeiro destinado aos alunos e docentes da licenciatura em marketing e o segundo a convidados.

Porque os textos são identificados apenas por um dos dois nomes, é obrigatório assinar com o nome próprio ou o número de aluno os textos, colocando essa informação no final do mesmo.

Os alunos da licenciatura devem aceder usando o nome de utilizador “bimktuser” e a palavra-chave que será divulgada pelos docentes na próxima semana. Esta pode ser sempre solicitada por e-mail ao administrador do blog.

Caso alguém disponha de um Perfil de Blogger, pode solicitar a sua adição personalizada ao BiMarketing.

4ª O que pode ser publicado?

Este é um blog colectivo em que tudo, mesmo tudo pode ser publicado.

- Todo o tipo de Informações (curso, notas, gerais de marketing, congressos, etc.)
- Reflexões
- Reclamações
- Oferta de emprego/estágio
- Dúvidas e problemas
- Pedidos de ajuda
- Sugestões
- Ideias para actividades
- Divulgação de actividades
- Trabalhos
- Recortes de imprensa
- Etc., etc. etc.

Todo o conteúdo que não reunir os requisitos considerados adequados aos objectivos do blog, nomeadamente contenham conteúdos que pela sua natureza ou forma possam ser considerados impróprios ou ofensivos (à moral e aos bons costumes) serão eliminados.


Por fim quero deixar-vos um apelo à participação neste projecto, pois apenas com a participação de todos podemos fazer deste blog um verdadeiro marco de referência na comunicação.

Um bom ano para todos.

Paulo Duarte

2 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me que estamos todos de parabéns, graças às ideias dos alunos de marketing e ao esforço do Prof. Paulo Duarte, temos neste momento a nossa "salinha de conversa".
Espero que esta sirva para nos aproximar ainda mais como comunidade de docentes e alunos de marketing.
Fico à espera dos vossos contributos e das surpresas que temos para vocês.
Helena Alves

Anónimo disse...

Estimados Bi Marketeers

Muitos parabéns por mais uma iniciativa inovadora na área de ensino de Marketing
da UBI.

Renovo o apelo à participação activa de todos os interessados em conduzir o
ensino do Marketing na UBI, a níveis de excelência, que sejam considerados como
referência no plano nacional e internacional.

Podem contar com o meu trabalho e dedicação, numa lógica integrativa, e para o
bem de todos, docentes, discentes e colaboradores da nossa Universidade.

Para já deixo duas sugestões:

(i.) Criar a rubrica: Crónica semanal, com inclusão das colaborações dos
docentes do Departamento de Gestão e Economia, no Jornal Diário XXI.
Temos 18 artigos em carteira, nos mais variados temas.
Ver, por exemplo, o último artigo do Prof. Mário Raposo:
http://www.diarioxxi.com/?lop=artigo&op=a5771bce93e200c36f7cd9dfd0e5deaa&id=a829b6def307bd357011e57e5d6a635d


(ii.) Criar uma ligação para os arquivos dos Working Papers na área de Marketing
(NEP - MKT).
Subscrição do serviço: http://lists.repec.org/mailman/listinfo/nep-mkt/
Arquivos: http://lists.repec.org/pipermail/nep-mkt/

(iii) Criar a secção: Conferências e Formação para Marketeers


Vamos todos fazer bem e de forma diferenciada… até na blogosfera!