terça-feira, 6 de setembro de 2011

Marketing @ UBI com taxa de desemprego de 7,6%

Datada com 25 de Julho de 2011, e publicada no jornal de negócios online, eis então uma lista que visa dar a conhecer a taxa de desemprego entre os cursos e instituições de ensino publicas e privadas de Portugal.


A Lista em baixo está organizada por ordem alfabética para facilitar a pesquisa. 
NOTA
Em alguns Browsers para podermos ver as taxas, temos que selecionar a Universidade até ao final da linha tal como se estivéssemos a selecionar uma frase para copiar (espero ter sido claro).




Nota metodológica: Os dados tratados pelo Negócios foram retirados do estudo “A procura de emprego dos diplomados com habilitação superior – 2010” do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI). Neste estudo são publicados os números de diplomados por cursos (públicos e privados), com número de diplomados por ano igual ou superior a 20 alunos, nos anos 2006/07, 2007/08 e 2008/09, em Portugal Continental, bem como o número de inscritos nos centros de emprego a Dezembro de 2010 com diploma concluído num desses três anos lectivos. O Negócios eliminou os bacharelatos e os mestrados, cingindo-se às licenciaturas e nos casos em que havia para a mesma universidade ou politécnico um mesmo curso pré e pós Bolonha, somou-se o número de diplomados num e noutro e o número de pessoas inscritas no centro de emprego com esses cursos e calculou-se assim a taxa de desemprego. Alguns destes cursos podem já não existir, por terem sido entretanto extintos. O oposto também acontece. Depois de 2008/2009 surgiram novos cursos que ainda não estão aqui desagregados. O Negócios sublinha que alguns dos valores publicados no trabalho que saiu no jornal de quinta-feira podem não ser os mesmos que aqui aparecem, pelo facto de naquele "ranking" não se ter somado os diplomados e desempregados com o mesmo curso pré e pós Bolonha. Os dados estavam em bruto.


Um bom ano académico para todos. Vemo-nos na Covilhã.
Saudações académicas para todos.

Francisco Oliveira - 24656

Sem comentários: