A marca da petrolífera britânica BP desvalorizou 61 por cento desde a explosão da plataforma no Golfo do México, em Maio, perdendo 54,7 milhões de euros por dia, avançou ontem a consultora internacional Brand Finance. No total e de acordo com a avaliação desta consultora, a marca britânica já perdeu 5,6 mil milhões de euros devido à catástrofe de 20 de Maio.
Apesar de se ter posicionado durante anos como uma das empresas petrolíferas mais respeitadoras do meio ambiente e de ter investido milhões de euros na promoção do slogan “Beyond Petroleum” (Para além do Petróleo), o desastre ambiental teve um impacto negativo profundo no valor da marca BP, sobretudo nos Estados Unidos.
"Além das críticas à fuga de petróleo e ao impacto ambiental que isso teve no Golfo do México, a BP foi muito criticada também pela comunicação que fez ao longo da crise”, tentando repetidamente dissimular as consequências da explosão, “o que minou ainda mais a reputação da marca", explicou o director da Brand Finance, David Haigh.
Antes da explosão na plataforma petrolífera da BP, a 20 de Maio, a marca britânica ocupava o 53º lugar na lista mundial, valendo cerca de 9,1 mil milhões de euros e apresentando uma cotação de AA+.
A 25 de Junho, o valor da marca caiu para 3,5 mil milhões de euros com a sua cotação a descer para BB.
Segundo adiantou a consultora num comunicado hoje divulgado, a sua expectativa agora é que a BP leve a cabo uma operação para revalorizar a marca sobretudo nos Estados Unidos, destacando a sua herança e a ligação aos trabalhadores e consumidores norte-americanos. Além da desvalorização da marca, a BP enfrenta ainda uma queda superior a 30 por cento das acções da empresa, que apresentou resultados trimestrais muito piores do que em 2009.
No segundo trimestre deste ano, a petrolífera registou um prejuízo de 13 mil milhões de euros devido aos custos com a limpeza da maré negra no Golfo do México, sendo que no mesmo período do ano passado tinha lucros de 3,3 mil milhões de euros.
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