domingo, 15 de agosto de 2010

O futuro da Internet é móvel

Uma notícia que pode representar uma importante informação para os profissionais de marketing é a de que em breve, o telemóvel vai ultrapassar o computador enquanto dispositivo mais comum para aceder à Internet. Pelo menos é que revela o estudo "Unlocking the Power of Mobile" da Initiative que inquiriu 8000 utilizadores activos de smartphones em Itália, Suécia, Reino Unido, EUA, Austrália, China, Índia e Coreia do Sul para compreender a utilização dos seus equipamentos móveis.

Segundo o mesmo, um terço dos utilizadores de smartphones já elege este acesso se tiver que optar apenas por um tipo de ligação web e 60% atribui-lhes um uso doméstico.

Perante o cenário de dispor apenas de Internet através de dispositivo móvel ou somente de ligação via computador, um terço dos consumidores opta frequentemente pela primeira opção. Esta percentagem aumenta para quase metade quando auferidas as respostas dos “Inovadores”, os utilizadores tecnicamente mais avançados.

Na Índia, o estudo revela que 49% dos consumidores, e uns surpreendentes 69% de “Inovadores”, escolheria o acesso via smartphone em detrimento do computador. Estes dados remetem, em parte, para o acesso limitado à Internet neste mercado. O estudo Initiative indica ainda que o acesso à web através de smartphones já não é uma actividade de nicho e torna-se, cada vez mais, numa parte central da vida de todos. Nos vários países, 65% dos utilizadores destes equipamentos utiliza-os para se ligar à Internet todos os dias. Os consumidores norte-americandos são os mais activos, com 78% a aceder diariamente e 62% várias vezes ao dia, numa média de 50 minutos por dia.

Ao contrário do que se possa pensar, a Internet acedida via smartphone não está a crescer em detrimento de qualquer outro media. A Initiative descobriu que 76% dos utilizadores liga-se à Internet via dispositivo móvel a par dos outros acessos web.

O estudo Initiative descobriu que o acesso web via smartphone é mais frequente em casa do que fora do lar, com 60% do uso de smartphones se registar doméstico. Os utilizadores de smartphones estão agora “sempre online”. Ao longo da semana e fins-de-semana, 30% dos utilizadores de smartphones inicia o dia com Internet móvel e 45% termina a jornada online. O momento em que a maioria dos inquiridos acede à Internet através do seu telemóvel dá-se enquanto relaxam em casa (64%) e a actividade número um são as comunicações sociais (27%), seguidas pelo email (26%).

Uns impressionantes 80% de utilizadores de smartphones realizou o download de 13 aplicações tendo já 12 de origem no telefone. Destas, oito são usadas regularmente. A maioria das aplicações descarregadas são gratuitas, com 70% dos consumidores a terem mais aplicações gratuitas do que pagas. A maioria dos inquiridos gostaria de receber aplicações de suporte a publicidade se isso significasse o download gratuito.

Se é verdade que os resultados deste estudo levantam imensas questões e oportunidades para os profissionais de marketing é necessário também olhar para ele com alguma precaução, pois é necessário ainda ultrapassar algumas limitações da Internet móvel e mesmo dos smartphones.

De qualquer modo há que estar tento e preparado.

Fonte: Briefing

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