segunda-feira, 9 de agosto de 2010

BlackBerry restringido na Arábia Saudita

A Arábia Saudita tornou-se o primeiro país a suspender o serviço de mensagens do telemóvel multimédia criticado por alguns países pelo seu sistema de codificação, que torna difícil ser controlado.

Segundo publica a agência Lusa, vários utilizadores declararam já não poderem utilizar a função de mensagens dos aparelhos Blackberry, famosos pelas funcionalidades de correio electrónico e acesso à internet, a partir do início da tarde de hoje, quando o podiam fazer de manhã.

O regulador das telecomunicações saudita tinha determinado na terça-feira uma suspensão dos serviços de mensagens BlackBerry justificando a sua decisão considerando que a utilização do BlackBerry infringia os regulamentos em vigor no país. Os aparelhos da canadiana Research in Motion (RIM) apresentam, segundos os especialistas, um nível de criptação dos dados superior à maioria dos “telefones inteligentes”, o que torna muito difícil o controlo dos seus utilizadores.

Riad será seguido pelos Emirados Árabes Unidos que anunciaram no domingo a suspensão a partir de 11 de Outubro dos principais serviços do BlackBerry.

Na Índia, o governo falou de questões de segurança nacional e da dificuldade de um controlo do BlackBerry, ameaçando também proibir alguns dos seus serviços no país.

Na véspera da suspensão saudita, os Estados Unidos e o Canadá declararam-se prontos a defender o direito de utilização do BlackBerry em discussões com os países que exigem um melhor controlo dos telefones.

Sem comentários: