terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Redes de contactos (quem se lembra de Marketing das PME?)

Como fazer carreira à custa do "networking"?

São vários os estudos e os testemunhos que confirmam a relevância que as redes de relações assumem na construção de uma carreira profissional. Networking é o termo que resume este conceito e que acabamos por adoptar.
Traduzindo a palavra inglês por miúdos, é fácil concluir que praticar networking implica tomar consciência de que cada contacto que estabelecemos pode, mais cedo ou mais tarde, dar lugar a novas oportunidades. Oportunidades essas que vão desde o emprego à parceria profissional ou ao negócio e que, por isso, podem ter fortes implicações numa carreira.
Mas, afinal, que podemos fazer para cultivar as nossas relações com os outros? Quem pretende obter algumas dicas práticas para o seu dia-a-dia profissional pode sempre começar pela biblioteca. Há alguns livros sobre esta temática que terão certamente alguma influência ao nível da mudança de atitude. É o caso de “O Livro Negro do Networking” de Jeffrey Gitomer, que se propõe a dar dicas para quem pretende maximizar contactos de modo a que esses contactos possam vir a dar frutos para ambas as partes. “Nunca Almoce Sozinho - O guia para a relações profissionais de sucesso” de Tahl Raz e Keith Ferrazzi será também uma boa fonte de inspiração.
Já no campo das acções que podem vir a contribuir para uma boa rede de relações profissionais, destaca-se a participação em eventos de networking, que vão muito além dos tradicionais encontros de negócios. É o caso das sessões de Speednetworking, promovidas pela empresa Big Eventos. Aqui, cada participante tem uma reunião individual de cinco minutos com os restantes participantes, conhecendo, em média, 12 a 18 profissionais, número de contactos que, em condições normais, pode levar meses a ser conseguido.
Original aqui.
Quanto às ferramentas de apoio ao networking, sugiro vivamente o http://www.linkedin.com, onde há muitas oportunidades de contacto profissional, negócio e ofertas de emprego. E tem um grupo chamado Bimarketing :)

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