terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Comportamento de compra e a Internet


Nove em cada 10 utilizadores de Internet portugueses usam a World Wide Web (www) para pesquisa de produtos e para tomar a decisão de compra de um produto ou serviço.

Estas conclusões são de um estudo da Google Portugal, encomendado à TNS, que revela ainda que mais de 50% dos utilizadores de Internet compra online após uma pesquisa na Internet e 88% dos utilizadores que pesquisam online acabam por comprar offline, dados que revelam a influência da Internet nas compras online e offline. Os sectores de Retalho (89%), Tecnologia (85%) e Turismo (84%) são os que registam o maior número de pesquisas.

No que diz respeito ao retalho, dos consumidores que efectuam pesquisa online, 37% conclui a compra na World Wide Web, enquanto 85% a faz offline. Quem, por sua vez faz pesquisas offline (92%), 34% efectua a compra online e 91% realiza a mesma offline.

De acordo com o estudo da Google realizado no 3.º trimestre de 2008, que teve por base 2.025 consumidores e 18.062 compras, o sector do retalho está entre os preferidos pelos portugueses para efectuar compras online, logo atrás do Turismo (54%) e Tecnologia (42%).

A importância e a relevância da Internet no processo de decisão de compra dos consumidores estão ainda patentes no facto de em 51% de todas as compras terem tido como origem pesquisas prévias de Internet que permitiram tomar a opção de compra do produto.
“No actual contexto económico, as pessoas irão passar mais tempo no computador e a fazer mais trabalho de casa antes de gastarem o seu dinheiro. Os consumidores estão a ser mais rigorosos” explica Paulo Barreto, country manager da Google Portugal.

Quando analisadas as categorias onde a Internet tem um peso maior na decisão de compra verifica-se que o turismo, tecnologias, produtos financeiros e entretenimento com mais de 50% assumem um papel de destaque. A influência da Internet é também visível em outros sectores como o retalho e automóvel em que mais de 40% dos utilizadores fazem pesquisas online para se informarem e tomarem contacto com as soluções disponíveis no mercado.

Outro aspecto interessante no estudo é o facto do valor das compras online revelarem também a importância da presença na Internet. Os utilizadores que pesquisam e compram online despendem em média 220 euros, enquanto os que pesquisam online e compram offline gastam em média 193 euros. Quanto aos utilizadores que fazem pesquisas offline e compram offline o valor médio cifra-se nos 94 euros

“Cada vez mais pessoas utilizam a Internet para decidirem as suas compras. A presença das empresas na internet revela-se uma importante oportunidade de negócio. De acordo com dados da ComScore, o Google.pt é o substituir com maior número de visitantes portugueses, tornando-se uma excelente oportunidade para os consumidores compararem as ofertas e para as empresas promoverem os seus produtos na altura em que os consumidores se preparam para comprar.” refere Rui Correia Nunes, industry leader da Google Portugal.

Finalmente, o estudo revela ainda que quando os utilizadores decidem fazer uma pesquisa online, a maior preferência dos utilizadores vai para os motores de pesquisa (86%), seguindo-se os websites de retalhistas (75%) e dos fabricantes (67%), que surgem como soluções alternativas para as pesquisas sobre produtos nos quais estão interessados.

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