quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

confraria do Azeite

Cova da Beira: Confraria do Azeite projecta revista sobre o sector
O lançamento de uma revista de distribuição nacional dedicada ao azeite e a instalação de uma sede são os principais projectos da direcção da Confraria do Azeite da Cova da Beira para um novo mandato que começa hoje.
Francisco Lino, membro fundador, recandidata-se à liderança na única lista concorrente ao acto eleitoral marcado para hojeo, às 20:30, na Biblioteca Eugénio de Andrade, no Fundão.
"Estamos a definir os contornos de um projecto editorial, uma revista na área do azeite, que gostaríamos de concretizar no próximo mandato", até 2010, refere Francisco Lino.
Apesar de abordar os diferentes aspectos do mundo do azeite, "está previsto que a publicação dê um enfoque especial na temática do desenvolvimento rural", adianta.
Actualmente, a logística da Confraria do Azeite funciona em instalações particulares, na Quinta de Santa Maria, no Fundão, mas "há conversações em curso com a Câmara para encontrar uma sede".
Segundo Francisco Lino, trata-se de um "passo importante para consolidar a Confraria". O chanceler espera também constituir, em breve, um núcleo da instituição no distrito da Guarda.
A Confraria do Azeite da Cova da Beira foi criada em Junho de 2004 para impulsionar "a qualificação e promoção do azeite, para consolidar o bom-nome do que é produzido na região". Segundo Francisco Lino, a Cova da Beira (concelhos da Covilhã, Belmonte e Fundão) conta com cerca de 50 produtores.
"Defendemos o reforço da posição do azeite no mercado mundial, mediante incentivos a uma produção de alta qualidade, em benefício dos olivicultores, dos transformadores e tanto do sector comercial como agrícola", acrescenta.
A criação de uma rota dos lagares da região e a realização da Feira Nacional do Azeite, bienal que teve lugar pela primeira vez em Abril, no Fundão, foram dois dos pontos altos do mandato que termina para alcançar aqueles objectivos.
Em preparação está a distribuição de uma Carta do Azeite em restaurantes do Algarve e que deverá acontecer no mês de Julho. "A ideia é dar a escolher o azeite, promovendo-o, tal como se faz com a carta de vinhos", explica.
A instituição conta actualmente com 100 confrades.
Apontadores relacionados:
Artigos
AgroNotícias (28/06/2007) - Cova da Beira: Secretário de Estado garante novas áreas de regadio em 2008 e pede melhor aproveitamento de infra-estruturas
AgroNotícias (28/06/2007) - Cova da Beira: Secretário Estado nega apoios excepcionais pedidos pelos produtores de cereja
AgroNotícias (14/06/2007) - Portugal destaca-se pela boa qualidade do seu azeite
AgroNotícias (30/12/2005) - Fundão: Quatro lagares no arranque de rota turística sobre produção de azeite
AgroNotícias (07/07/2004) - Cova da Beira cria Confraria do Azeite

Fonte: Lusa
[ Écran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Sem comentários: