segunda-feira, 29 de setembro de 2008
sábado, 27 de setembro de 2008
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Gadgets Electrónicos 2.0
Por outras palavras , é uma "geringonça" eletrónica.
Os Gadgets têm função social de status (além da lógica finalidade do aparelho), quando se tratam de equipamentos ostensivos.
Na medida a que se referem, na sua maioria, a equipamentos de ponta e por muitas vezes com preços elevados, a gíria Gadget é referência de produto tecnológico para poucos, embora seja usada de forma genérica quando se trata de software.
(Santa Wikipédia, que seria de nós sem ela... Será ela também mais um "Gadget"?)
Aqui vos deixo a comparação entre dois Gadgets, cada um no seu momento claro.
Quem disse que um bom produto é crucial para ter sucesso?
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Mestrados
Mais um conjunto de mestrados em marketing foi concluido com sucesso na Universidade da Beira Interior.
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
Os animais já descobriram
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
IKEA cria "Big Brother"
Nils é um jovem alemão que decorou o seu apartamento com móveis do IKEA. Até aqui, tudo normal. Mas Nils não é um cliente qualquer da empresa sueca. Através de uma webcam deixou que os internautas sigam o processo de mobilar a sua casa, já que forma parte de uma campanha de marketing para dar a conhecer o seu novo catálogo.
Sob o nome "Espera até Setembro", a campanha, que começou em finais de Agosto, mostrava Nils durante as 24 horas do dia em sua casa, primeiro vazia e a pouco e pouco com mais móveis através de uma webcam.
A agência responsável foi a alemã Nodpol.
Os internautas podem ainda ver as andanças de Nils no Twitter , colocar nos seus sites um visor para espiá-lo,ver os seus melhores vídeos no Youtube, enviar-lhe um email e até telefonar-lhe. Uma espécie de "Big Brother", mas com comunicação com o exterior.
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Covilhã Cidade 5 Estrelas - O Novo Posicionamento da Covilhã
(Clique na imagem para ampliar)
Covilhã, cidade cinco estrelas é o conceito que está na base da criação da marca da cidade, apresentada ao público no final de Agosto. O objectivo é não só diferenciar a Covilhã de outras cidades concorrentes - como a Guarda, Castelo Branco, Viseu ou até Portalegre - mas também posicioná-la como uma cidade cinco estrelas para investir, para descobrir e para viver.
Com isto a marca "pisca o olho" a potenciais investidores, a turistas e aos próprios residentes, os três core targets que pretende atingir, ao mesmo tempo que se apropria de um território ainda "vago": a serra da Estrela, tirando assim partido de todo o imaginário que lhe está associado (ponto mais alto do País, desportos de Inverno, cidade de montanha). Além disso, na imagem institucional da cidade - o brasão de armas - já existia uma estrela de seis pontas, que foi reaproveitada na nova identidade.
Nesta, as cinco estrelas apresentam um movimento ascendente, numa alusão ao crescimento sustentado da cidade e que era necessário comunicar, mas também à Serra da Estrela, cenário envolvente deste concelho. O conceito "cinco estrelas" foi ainda declinado em cinco áreas-chave relativas à cidade, onde cores, texturas e formas foram utilizadas para caracterizar essas mesmas áreas. Assim, à estrela amarela corresponde a hospitalidade, a azul representa a inovação, a laranja significa proximidade, a encarnada traduz a ideia de tradição, e o verde remete para o lazer.
Esta nova logomarca deverá coabitar com o símbolo gráfico já existente. Ou seja, na comunicação institucional deverão aparecer os dois, ficando o uso exclusivo do novo logótipo reservado para a comunicação local e de eventos.
Notícia Semanário Económico
Pessoalmente acho o conceito criativo interssante e bem trabalhado ao nível das associações. Qual a vossa opinião?
domingo, 7 de setembro de 2008
Mensagem de Angola para os Bimarketers
A Bimarketer Cláudia Antunes, para quem não sabe, está numa missão de voluntariado em Angola.
Há dias recebi uma mensagem dela, onde dava notícias da sua passagem pelo continente Africano e para descanso dos seus amigos ela está bem.
Aqui vos deixo um extracto da sua mensagem e uma fotos que ela enviou.
"...Comigo está tudo bem, como se pode ver! Estou em Luena a colaborar na administração e nas actividades com crianças do Centro Educativo Dom Bosco (Pe Salesianos). Neste momento não há aulas devido às eleições (um mês e meio sem aulas, assim é este país!), por isso é necessário fazer algumas actividades com as crianças... "
Grande Cláudia, a Família Bimarketing está sempre contigo. :)
sábado, 6 de setembro de 2008
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Nova Campanha de Prevenção da Gripe (2008)
A pedido pessoal de alguns bimarketeers (e já fora de tempo), aqui está a próxima campanha de prevenção da gripe para a temporada 2008-2009. Porque a época da gripe está a chegar, não te deixes contagiar: Vacina-te!
Edgar
terça-feira, 2 de setembro de 2008
Barrar o Pão com... Azeite
Barrar pão com azeite é a proposta da Consulai, empresa de consultoria no sector alimentar, em parceria com a Cooking.Lab e o ISA (Instituto Superior de Agronomia). O projecto está ainda na fase inicial, explicou Luís Mira, sócio da Consulai e professor do Instituto de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, ao Jornal de Negócios. “Estamos a aperfeiçoar o processo de texturização, a avaliar combinações de sabores e a testar diferentes tipos de azeite. Mas diria que até encontrar o produto nas prateleiras faltará pouco mais de um ano”. Para ultrapassar as dificuldades inerentes à introdução de um novo produto em Portugal, o consórcio deverá estabelecer uma parceria com uma empresa instalada na área da distribuição ou produção alimentar. Um projecto internacional também está na calha.
Além disso o produto pode ser promovido na nova "categoria" de produtos de saúde e ajudar a alterar hábitos alimentares, promover o consumo de azeite e consequentemente dar um incentivo à sua produção. Por outro lado, sendo uma gordura mais saudável pode ter implicações ao nível da saúde da população em geral.
Vamos aguardar, contudo creio que outro desafio, para além da aceitação, se vai situar ao nível dos preços e da variedade dos sabores. Vamos aguardar.
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Ecologia versus Consumo
Segundo um estudo realizado pelo Centre for Retail Research de Nottingham, patrocinado pela Visa, os retalhistas acreditam que o consumidor não está verdadeiramente preocupado com as questões relacionadas com o ambiente e que se revelam apáticos no que diz respeito a temas como embalagens ou políticas ambientais.
As conclusões do estudo referem que a maior preocupação dos consumidores reside, neste momento, nos preços baixos (28,6%), enquanto temáticas como politicas ambientais levadas a cabo pelos retalhistas só foram apontadas por 22,8% dos inquiridos.
Este estudo vem mesmo ao encontro da minha opinião de que os consumidores neste capítulo específico são hipócritas. Dizem uma coisa, mas fazem outra. Este facto é ainda mais marcado em períodos crise, quer seja real ou apenas de confiança na economia.