terça-feira, 16 de setembro de 2008

Covilhã Cidade 5 Estrelas - O Novo Posicionamento da Covilhã

(Clique na imagem para ampliar)

Covilhã, cidade cinco estrelas é o conceito que está na base da criação da marca da cidade, apresen­tada ao público no final de Agosto. O objectivo é não só diferenciar a Covilhã de outras cidades concorren­tes - como a Guarda, Cas­telo Branco, Viseu ou até Portalegre - mas também posicioná-la como uma ci­dade cinco estrelas para investir, para descobrir e para viver.

Com isto a marca "pisca o olho" a potenciais investidores, a turistas e aos próprios residentes, os três core targets que pre­tende atingir, ao mesmo tempo que se apropria de um território ainda "vago": a serra da Estrela, tirando assim partido de todo o imaginário que lhe está as­sociado (ponto mais alto do País, desportos de Inverno, cidade de montanha). Além disso, na imagem ins­titucional da cidade - o brasão de armas - já existia uma estrela de seis pontas, que foi reaproveitada na nova identidade.

Nesta, as cinco estrelas apresentam um movimento ascenden­te, numa alusão ao cresci­mento sustentado da cida­de e que era necessário co­municar, mas também à Serra da Estrela, cenário envolvente deste concelho. O conceito "cinco estrelas" foi ainda declinado em cinco áreas-chave relativas à cidade, onde cores, texturas e formas foram utilizadas para caracterizar essas mesmas áreas. Assim, à estrela amarela corresponde a hospitalidade, a azul representa a inovação, a laranja significa proximidade, a encarnada traduz a ideia de tradição, e o verde remete para o lazer.

Esta nova logomarca deverá coabitar com o símbolo gráfico já existente. Ou seja, na comunicação institucional deverão aparecer os dois, ficando o uso exclusivo do novo logótipo reservado para a comunicação local e de eventos.

A Bus Consulting foi a empresa que ganhou o concurso para a criação do conceito para a marca Covilhã, tendo para tal criado todo o racional estratégico e a logomarca. Neste trabalho, a consultora identificou como elementos distintivos da cidade a sua capacidade de atracção de investimento (estando já instalado o pólo industrial), as oportunidades geradas pela fixação da universidade e consequente rejuvenescimento da população, a melhoria das acessibilidades, o que se traduz no aumento do potencial turístico da cidade, e a presença no 18° lugar no ranking das 50 melhores cidades portuguesas para viver. A promessa que a Covilhã agora deixa é a de "uma cidade moderna e dinâmica, ideal para quem lá vive, para quem quer estudar, investir ou, simplesmente, para quem procura novas experiências e sensações".

 Além da criação do logótipo, a Bus Consulting deixou à câmara municipal uma série de recomendações sobre como o aplicar no seu dia-a-dia. Entre estas estão a criação de um programa motivacional em que a própria autarquia classifica as entidades que a isso se candidatarem como sendo de "cinco estrelas" - a realização de um festival de Inverno e a organização de eventos na área da moda ou do desporto para explorar o star system e apoiar o conceito "cinco estrelas". Em cima da mesa está também a proposta para a criação de uma linha de merchandising.

Notícia Semanário Económico

Pessoalmente acho o conceito criativo interssante e bem trabalhado ao nível das associações. Qual a vossa opinião?

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois... a ideia é boa, agora resta saber como na prática vai ser aplicada.
Ana