(Clique na imagem para ampliar)
Covilhã, cidade cinco estrelas é o conceito que está na base da criação da marca da cidade, apresentada ao público no final de Agosto. O objectivo é não só diferenciar a Covilhã de outras cidades concorrentes - como a Guarda, Castelo Branco, Viseu ou até Portalegre - mas também posicioná-la como uma cidade cinco estrelas para investir, para descobrir e para viver.
Com isto a marca "pisca o olho" a potenciais investidores, a turistas e aos próprios residentes, os três core targets que pretende atingir, ao mesmo tempo que se apropria de um território ainda "vago": a serra da Estrela, tirando assim partido de todo o imaginário que lhe está associado (ponto mais alto do País, desportos de Inverno, cidade de montanha). Além disso, na imagem institucional da cidade - o brasão de armas - já existia uma estrela de seis pontas, que foi reaproveitada na nova identidade.
Nesta, as cinco estrelas apresentam um movimento ascendente, numa alusão ao crescimento sustentado da cidade e que era necessário comunicar, mas também à Serra da Estrela, cenário envolvente deste concelho. O conceito "cinco estrelas" foi ainda declinado em cinco áreas-chave relativas à cidade, onde cores, texturas e formas foram utilizadas para caracterizar essas mesmas áreas. Assim, à estrela amarela corresponde a hospitalidade, a azul representa a inovação, a laranja significa proximidade, a encarnada traduz a ideia de tradição, e o verde remete para o lazer.
Esta nova logomarca deverá coabitar com o símbolo gráfico já existente. Ou seja, na comunicação institucional deverão aparecer os dois, ficando o uso exclusivo do novo logótipo reservado para a comunicação local e de eventos.
Notícia Semanário Económico
Pessoalmente acho o conceito criativo interssante e bem trabalhado ao nível das associações. Qual a vossa opinião?
1 comentário:
Pois... a ideia é boa, agora resta saber como na prática vai ser aplicada.
Ana
Enviar um comentário